Estudo tribológico do aço inoxidável nitretado contra ferro fundido cinzento em máquina de ensaio de desgaste com movimento alternado..

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maru, Marcia Marie
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-29052024-103952/
Resumo: No presente trabalho, são apresentados resultados de ensaios de desgaste lubrificado, realizados na máquina de ensaio de desgaste, modelo TE67 da PLINT & PARTNERS, com configuração pino-sobre-placa e movimento alternado. O material utilizado parao pino foi o aço inoxidável nitretado a gás e o material da placa foi o ferro fundido cinzento, utilizados respectivamente em anéis de pistão e camisas de cilindro de motores de combustão interna. Como variáveis dos ensaios, teve-se a presença da camada branca produzida na nitretação, a temperatura de ensaio, e a geometria dos pinos, quanto ao arredondamento da borda. Foram analisados os resultados de desgaste por perda de massa e variação do comprimento dos pinos, aspecto das superfícies de desgaste dos pinos e placas, perfil e variação da rugosidade das trilhas placas após os ensaios e espectros de EDX das superfícies de desgaste dos pino. Também foram estudados o coeficiente de atrito e potencial de contato, monitorados ao longo dos ensaios. Como resultados, obteve-se que a transição no desgaste foi determinada pela ocorrência da elevação repentina do coeficiente de atrito, estabelecido como indicador da ocorrência do \"scuffing\". O mecanismo observado na transição foi deformação plástica localizadaa, com arrancamento de material da placa e adesão no pino. Quanto maior a temperatura do ensaio, maior foi a região com deformação associada à adesão. Comparados com os pinos não arredondados, os ensaioscom os pinos arredondados indicaram maior capacidade de suportar carregamentos severos e melhor lubrificação em carregamentos moderados. Notou-se qua a atuação da lubrificação dependeu de características como a visicosidade e a capacidade de adsorção do lubrificante na superfície, em função do nível de carregamento e temperatura, e da geometria do pino.
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