Análise de eficiência dos projetos de investimento em infraestrutura multimodal para o transporte de soja no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-14012021-095941/ |
Resumo: | A demanda por investimentos em infraestrutura de transporte é evidente no Brasil, especialmente no setor agroindustrial. É crescente também a preocupação com o desenvolvimento sustentável do território brasileiro, de forma a considerar impactos nas esferas econômica, ambiental e social. A relação entre essas três esferas de análise também é temática importante na literatura acadêmica, sendo muitas vezes abordada a partir do uso de metodologias de análise multicritérios. O presente trabalho analisa projetos de investimentos em infraestrutura multimodal de transporte para as movimentações de soja no Brasil - total de vinte e seis cenários analisados. Os impactos dos projetos foram simulados a partir da construção de um modelo de minimização de custos de transporte (network equilibrium model) aplicado para a cadeia da soja, considerando a movimentação entre as localidades produtoras e os mercados consumidores (mercado interno e mercado externo). O potencial de redução de custo, emissão de CO2, perdas nas operações de transporte, área de influência das infraestruturas, dentre outros, são alguns dos resultados obtidos via aplicação desse modelo, os quais são discutidos ao longo da tese. Trechos do projeto da Ferrogrão são os com maiores potenciais de redução de custos e da emissão de dióxido de carbono da cadeia de transporte analisada. Um trecho do projeto de expansão da ferrovia Malha Norte e o trecho da Ferrovia Norte Sul no estados do sul do país são os que apresentam os menores níveis de perdas físicas ao longo das operações, ao passo que outros trechos da Ferrovia Norte-Sul apresentam os maiores impactos sociais. Parte desses indicadores, com a adição de algumas outras métricas, foram utilizados para a elaboração de uma análise de eficiência relativa entre os projetos estudados. Os projetos foram comparados via Análise Envoltória de Dados. Os resultados dessa análise mostram que os investimentos na viabilização de um trecho hidroviário com origem em Marabá (PA), o investimento conjunto em trechos da Ferrovia Norte-Sul e Ferrovia de Integração Centro-Oeste e os investimentos para expansão da Malha Norte são os projetos mais eficientes dentre todos os casos analisados. A discussão dos resultados sugere que estes devam ser tratados como prioridades no desenvolvimento de uma agenda de investimento em infraestrutura de transporte para a cadeia brasileira de produção e comercialização de soja. Cabe acrescentar que tal combinação de métodos de análise se mostra válida para a avaliação proposta, por agregar subsídios importantes à tomada de decisão de agentes públicos no Brasil e em outras localidades. |
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Análise de eficiência dos projetos de investimento em infraestrutura multimodal para o transporte de soja no BrasilEfficiency analysis applied to multimodal infrastructure investment projects for soy transportation in BrazilAnálise envoltória de dadosData envelopment analysisDesenvolvimentoDevelopmentInfraestrutura de transporteInvestimentoInvestmentTransportation infrastructureA demanda por investimentos em infraestrutura de transporte é evidente no Brasil, especialmente no setor agroindustrial. É crescente também a preocupação com o desenvolvimento sustentável do território brasileiro, de forma a considerar impactos nas esferas econômica, ambiental e social. A relação entre essas três esferas de análise também é temática importante na literatura acadêmica, sendo muitas vezes abordada a partir do uso de metodologias de análise multicritérios. O presente trabalho analisa projetos de investimentos em infraestrutura multimodal de transporte para as movimentações de soja no Brasil - total de vinte e seis cenários analisados. Os impactos dos projetos foram simulados a partir da construção de um modelo de minimização de custos de transporte (network equilibrium model) aplicado para a cadeia da soja, considerando a movimentação entre as localidades produtoras e os mercados consumidores (mercado interno e mercado externo). O potencial de redução de custo, emissão de CO2, perdas nas operações de transporte, área de influência das infraestruturas, dentre outros, são alguns dos resultados obtidos via aplicação desse modelo, os quais são discutidos ao longo da tese. Trechos do projeto da Ferrogrão são os com maiores potenciais de redução de custos e da emissão de dióxido de carbono da cadeia de transporte analisada. Um trecho do projeto de expansão da ferrovia Malha Norte e o trecho da Ferrovia Norte Sul no estados do sul do país são os que apresentam os menores níveis de perdas físicas ao longo das operações, ao passo que outros trechos da Ferrovia Norte-Sul apresentam os maiores impactos sociais. Parte desses indicadores, com a adição de algumas outras métricas, foram utilizados para a elaboração de uma análise de eficiência relativa entre os projetos estudados. Os projetos foram comparados via Análise Envoltória de Dados. Os resultados dessa análise mostram que os investimentos na viabilização de um trecho hidroviário com origem em Marabá (PA), o investimento conjunto em trechos da Ferrovia Norte-Sul e Ferrovia de Integração Centro-Oeste e os investimentos para expansão da Malha Norte são os projetos mais eficientes dentre todos os casos analisados. A discussão dos resultados sugere que estes devam ser tratados como prioridades no desenvolvimento de uma agenda de investimento em infraestrutura de transporte para a cadeia brasileira de produção e comercialização de soja. Cabe acrescentar que tal combinação de métodos de análise se mostra válida para a avaliação proposta, por agregar subsídios importantes à tomada de decisão de agentes públicos no Brasil e em outras localidades.The demand for investments in transport infrastructure is evident in Brazil, especially in the agro-industrial sector. There is also a growing concern with the sustainable development of the Brazilian territory, in order to consider impacts in the economic, environmental, and social fields. The relationship between these three concepts of analysis is also an essential issue in academic literature, in many cases, based on the application of multicriteria analysis methodologies. This work aims to analyze investment projects in multimodal transport infrastructure for soybean haul in Brazil - a total of 26 selected projects. The projects\' impacts were simulated based on a model for minimizing transport costs in the soy transportation chain (network equilibrium model), considering the operations between producing locations and consumer markets (domestic and foreign clients). The potential for cost reduction, CO2 emissions, physical losses in transport operations, area of influence of the new infrastructure, among others, are some of the results obtained through the application of this model, which we discuss throughout the thesis. Stretches of the Ferrogrão project have the highest potential for cost reduction and carbon dioxide emission reduction. The Malha Norte railroad expansion project and a section of the Ferrovia Norte Sul (FNS) project in the country\'s southern states have the lowest level of physical losses during the soybean transport operations. The Ferrovia Norte Sul has the most significant social impacts. Part of these indicators, with the addition of some other metrics, were used to develop an analysis of relative efficiency among the selected projects. We used Data Envelopment Analysis (DEA) to compare the investment plans. The result shows that the most efficient projects among all the cases are the investments in the viability of a waterway stretch from Marabá (Pará State) to Barcarena Port, the joint investments in stretches of the FNS and the Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), and the investments for the expansion of Malha Norte railway until Sinop (Mato Grosso State). The discussion of the results addresses that these three projects should be the priorities in the development of an investment infrastructure transport plan for the Brazilian soy production and marketing chain. We highlight that such a combination of analysis methods is valid for the proposed evaluation, as it adds crucial subsidies to the decision-making process of public agents in Brazil and abroad.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCaixeta Filho, Jose VicenteRocha, Fernando Vinicius da2020-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-14012021-095941/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-01-15T20:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-14012021-095941Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-01-15T20:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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