Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-05012011-152301/ |
Resumo: | O trabalho analisa a forma pela qual estudantes de arquitetura e arquitetos recém-formados têm se apropriado do desenho técnico para a realização de seus trabalhos de projeto arquitetônicos. Constata que a ocorrência de desenhos pouco expressivos ou comunicativos se deve a deficiências no ensino básico de geometria projetiva, das convenções e particularidades do desenho técnico arquitetônico. Detecta também a ocorrência de falta de conhecimento técnico-construtivo de construção civil. Verifica que o pouco domínio desses conhecimentos, necessários ao exercício da profissão de arquiteto, compromete seu bom desempenho. Propõe a reflexão e a revisão de algumas posturas e a possibilidade de novas abordagens didáticas, a fim de contribuir para a qualidade do ensino de desenho nos cursos de arquitetura e urbanismo e, consequentemente, para uma maior capacitação profissional do arquiteto. |
id |
USP_4cd3c1a468465ba493d78e0f796ccece |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05012011-152301 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didáticaTechnical-constructive knowledge and architectural drawing: possibilities for didactic innovationArchitectural projectConhecimento técnico-construtivoDesenho técnico arquitetônicoEnsino de desenhoProjeto de arquiteturaTeaching of drawingTechnical - constructive knowledgeTechnical architectural drawingO trabalho analisa a forma pela qual estudantes de arquitetura e arquitetos recém-formados têm se apropriado do desenho técnico para a realização de seus trabalhos de projeto arquitetônicos. Constata que a ocorrência de desenhos pouco expressivos ou comunicativos se deve a deficiências no ensino básico de geometria projetiva, das convenções e particularidades do desenho técnico arquitetônico. Detecta também a ocorrência de falta de conhecimento técnico-construtivo de construção civil. Verifica que o pouco domínio desses conhecimentos, necessários ao exercício da profissão de arquiteto, compromete seu bom desempenho. Propõe a reflexão e a revisão de algumas posturas e a possibilidade de novas abordagens didáticas, a fim de contribuir para a qualidade do ensino de desenho nos cursos de arquitetura e urbanismo e, consequentemente, para uma maior capacitação profissional do arquiteto.The present work analyses how architecture students and former graduates have appropriated technical drawing techniques in order to carry out architectural projects. Inexpressive and poorly communicative drawings are shown as a result of deficiencies in teaching some disciplines, such as basic projective geometry, conventions and particularities of technical and architectonical drawing. This study reveals a lack of technical-constructive knowledge in civil construction. It also proves that poor mastery of this type of knowledge, so fundamental for the exercise of the architect\'s profession, compromises proper performance. We propose reflection and revision of existing paradigms, as well as some new didactic approaches to enhance the quality of the drawing teaching process in architecture and urbanism programs and, in consequence, offer better professional training to architects.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBortolucci, Maria Ângela Pereira de Castro e SilvaTamashiro, Heverson Akira2010-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-05012011-152301/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:26Zoai:teses.usp.br:tde-05012011-152301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática Technical-constructive knowledge and architectural drawing: possibilities for didactic innovation |
title |
Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática |
spellingShingle |
Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática Tamashiro, Heverson Akira Architectural project Conhecimento técnico-construtivo Desenho técnico arquitetônico Ensino de desenho Projeto de arquitetura Teaching of drawing Technical - constructive knowledge Technical architectural drawing |
title_short |
Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática |
title_full |
Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática |
title_fullStr |
Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática |
title_full_unstemmed |
Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática |
title_sort |
Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática |
author |
Tamashiro, Heverson Akira |
author_facet |
Tamashiro, Heverson Akira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bortolucci, Maria Ângela Pereira de Castro e Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tamashiro, Heverson Akira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Architectural project Conhecimento técnico-construtivo Desenho técnico arquitetônico Ensino de desenho Projeto de arquitetura Teaching of drawing Technical - constructive knowledge Technical architectural drawing |
topic |
Architectural project Conhecimento técnico-construtivo Desenho técnico arquitetônico Ensino de desenho Projeto de arquitetura Teaching of drawing Technical - constructive knowledge Technical architectural drawing |
description |
O trabalho analisa a forma pela qual estudantes de arquitetura e arquitetos recém-formados têm se apropriado do desenho técnico para a realização de seus trabalhos de projeto arquitetônicos. Constata que a ocorrência de desenhos pouco expressivos ou comunicativos se deve a deficiências no ensino básico de geometria projetiva, das convenções e particularidades do desenho técnico arquitetônico. Detecta também a ocorrência de falta de conhecimento técnico-construtivo de construção civil. Verifica que o pouco domínio desses conhecimentos, necessários ao exercício da profissão de arquiteto, compromete seu bom desempenho. Propõe a reflexão e a revisão de algumas posturas e a possibilidade de novas abordagens didáticas, a fim de contribuir para a qualidade do ensino de desenho nos cursos de arquitetura e urbanismo e, consequentemente, para uma maior capacitação profissional do arquiteto. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-05012011-152301/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-05012011-152301/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256680352448512 |