Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamashiro, Heverson Akira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-05012011-152301/
Resumo: O trabalho analisa a forma pela qual estudantes de arquitetura e arquitetos recém-formados têm se apropriado do desenho técnico para a realização de seus trabalhos de projeto arquitetônicos. Constata que a ocorrência de desenhos pouco expressivos ou comunicativos se deve a deficiências no ensino básico de geometria projetiva, das convenções e particularidades do desenho técnico arquitetônico. Detecta também a ocorrência de falta de conhecimento técnico-construtivo de construção civil. Verifica que o pouco domínio desses conhecimentos, necessários ao exercício da profissão de arquiteto, compromete seu bom desempenho. Propõe a reflexão e a revisão de algumas posturas e a possibilidade de novas abordagens didáticas, a fim de contribuir para a qualidade do ensino de desenho nos cursos de arquitetura e urbanismo e, consequentemente, para uma maior capacitação profissional do arquiteto.
id USP_4cd3c1a468465ba493d78e0f796ccece
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05012011-152301
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didáticaTechnical-constructive knowledge and architectural drawing: possibilities for didactic innovationArchitectural projectConhecimento técnico-construtivoDesenho técnico arquitetônicoEnsino de desenhoProjeto de arquiteturaTeaching of drawingTechnical - constructive knowledgeTechnical architectural drawingO trabalho analisa a forma pela qual estudantes de arquitetura e arquitetos recém-formados têm se apropriado do desenho técnico para a realização de seus trabalhos de projeto arquitetônicos. Constata que a ocorrência de desenhos pouco expressivos ou comunicativos se deve a deficiências no ensino básico de geometria projetiva, das convenções e particularidades do desenho técnico arquitetônico. Detecta também a ocorrência de falta de conhecimento técnico-construtivo de construção civil. Verifica que o pouco domínio desses conhecimentos, necessários ao exercício da profissão de arquiteto, compromete seu bom desempenho. Propõe a reflexão e a revisão de algumas posturas e a possibilidade de novas abordagens didáticas, a fim de contribuir para a qualidade do ensino de desenho nos cursos de arquitetura e urbanismo e, consequentemente, para uma maior capacitação profissional do arquiteto.The present work analyses how architecture students and former graduates have appropriated technical drawing techniques in order to carry out architectural projects. Inexpressive and poorly communicative drawings are shown as a result of deficiencies in teaching some disciplines, such as basic projective geometry, conventions and particularities of technical and architectonical drawing. This study reveals a lack of technical-constructive knowledge in civil construction. It also proves that poor mastery of this type of knowledge, so fundamental for the exercise of the architect\'s profession, compromises proper performance. We propose reflection and revision of existing paradigms, as well as some new didactic approaches to enhance the quality of the drawing teaching process in architecture and urbanism programs and, in consequence, offer better professional training to architects.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBortolucci, Maria Ângela Pereira de Castro e SilvaTamashiro, Heverson Akira2010-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-05012011-152301/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:26Zoai:teses.usp.br:tde-05012011-152301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática
Technical-constructive knowledge and architectural drawing: possibilities for didactic innovation
title Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática
spellingShingle Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática
Tamashiro, Heverson Akira
Architectural project
Conhecimento técnico-construtivo
Desenho técnico arquitetônico
Ensino de desenho
Projeto de arquitetura
Teaching of drawing
Technical - constructive knowledge
Technical architectural drawing
title_short Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática
title_full Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática
title_fullStr Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática
title_full_unstemmed Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática
title_sort Entendimento técnico-construtivo e desenho arquitetônico: uma possibilidade de inovação didática
author Tamashiro, Heverson Akira
author_facet Tamashiro, Heverson Akira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortolucci, Maria Ângela Pereira de Castro e Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Tamashiro, Heverson Akira
dc.subject.por.fl_str_mv Architectural project
Conhecimento técnico-construtivo
Desenho técnico arquitetônico
Ensino de desenho
Projeto de arquitetura
Teaching of drawing
Technical - constructive knowledge
Technical architectural drawing
topic Architectural project
Conhecimento técnico-construtivo
Desenho técnico arquitetônico
Ensino de desenho
Projeto de arquitetura
Teaching of drawing
Technical - constructive knowledge
Technical architectural drawing
description O trabalho analisa a forma pela qual estudantes de arquitetura e arquitetos recém-formados têm se apropriado do desenho técnico para a realização de seus trabalhos de projeto arquitetônicos. Constata que a ocorrência de desenhos pouco expressivos ou comunicativos se deve a deficiências no ensino básico de geometria projetiva, das convenções e particularidades do desenho técnico arquitetônico. Detecta também a ocorrência de falta de conhecimento técnico-construtivo de construção civil. Verifica que o pouco domínio desses conhecimentos, necessários ao exercício da profissão de arquiteto, compromete seu bom desempenho. Propõe a reflexão e a revisão de algumas posturas e a possibilidade de novas abordagens didáticas, a fim de contribuir para a qualidade do ensino de desenho nos cursos de arquitetura e urbanismo e, consequentemente, para uma maior capacitação profissional do arquiteto.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-05012011-152301/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-05012011-152301/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256680352448512