Experimentações enteogênicas: Santa Maria e Exu no Santo Daime

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Jessica
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-04032021-155534/
Resumo: Este é um registro cartográfico que sugere caminhos para se perspectivar a formação e expansão da doutrina do Santo Daime. A partir da liturgia daimista e das práticas institucionalizadas no Santo Daime/ICEFLU, também de suas dissidências, cartografou-se a narrativa que agencia as subjetividades marianas para ritualizar o uso da maconha, e como se concebe e ritualiza as relações com Exu. Atentamos às relações entre o que é tutelado pela egrégora da ICEFLU e algumas filiais no estado de São Paulo, bem como as casas que dessa vertente se desmembraram, para perscrutar as resistências responsáveis por inverter, reorganizar, perverter e recriar as relações e dinâmicas de poder dentro da instituição. Compreendendo que, ao tencionar os regimes de dizibilidade em uma religiosidade oralizada em cânticos, é possível registrar as enunciações coletivas que as técnicas de uso da Ayahuasca e da Cannabis no Santo Daime produzem naqueles/as que ritualizarão esses usos. Considerando que os caminhos abertos por Exu no Santo Daime continuam a ser embaralhados, revisitamos a literatura a respeito, e com imersões no plano de consistência daimista, procurou-se evidenciar as teias discursivas que reivindicam reconhecimento e legitimidade, na relação com o Estado. As experimentações enteogênicas empreendidas conduziram a antropofagia daquele que tudo devora, comendo e sendo comida, oferenda, ebó e padê, propondo buscar os acontecimentos de experiência vital com Exu no Santo Daime, sem ignorar os desencontros e incongruências do que está posto
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