Renome, vocação e gênero: duas musicistas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Dalila Vasconcellos de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-06062011-153355/
Resumo: O presente trabalho trata da trajetória de duas musicistas brasileiras: Helza Camêu (1903-1995), pianista, compositora e musicóloga, e Joanídia Sodré (1903-1975), pianista, regente e ex-diretora da Escola Nacional de Música (atualmente Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro) cujas carreiras tiveram início, respectivamente, em 1923 e 1927 no cenário musical do Rio de Janeiro. A construção da trajetória destas artistas visa a uma reflexão acerca de como as convenções de gênero estão imbricadas no processo social de construção de uma vocação musical neste período. Trata-se de compreender a vocação como um fato social, isto é, como um conjunto de práticas e representações sociais constituidoras da experiência do artista. A análise da trajetória de Helza Camêu e de Joanídia Sodré constitui um modo privilegiado para compreender de que maneira, na busca pela profissão de artista, estas duas mulheres criaram novos valores e sentidos que lhes permitiram transitar entre profissões masculinas e femininas.
id USP_4d3821768ddcb196637384b0c29431af
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06062011-153355
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Renome, vocação e gênero: duas musicistas brasileirasFame, vocation and gender: two barzilian musiciansConvenções de gêneroGender conventionsHelza CamêuHelza CamêuJoanídia SodréJoanídia SodréSociologia da culturaSociology of cultureVocaçãoVocationO presente trabalho trata da trajetória de duas musicistas brasileiras: Helza Camêu (1903-1995), pianista, compositora e musicóloga, e Joanídia Sodré (1903-1975), pianista, regente e ex-diretora da Escola Nacional de Música (atualmente Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro) cujas carreiras tiveram início, respectivamente, em 1923 e 1927 no cenário musical do Rio de Janeiro. A construção da trajetória destas artistas visa a uma reflexão acerca de como as convenções de gênero estão imbricadas no processo social de construção de uma vocação musical neste período. Trata-se de compreender a vocação como um fato social, isto é, como um conjunto de práticas e representações sociais constituidoras da experiência do artista. A análise da trajetória de Helza Camêu e de Joanídia Sodré constitui um modo privilegiado para compreender de que maneira, na busca pela profissão de artista, estas duas mulheres criaram novos valores e sentidos que lhes permitiram transitar entre profissões masculinas e femininas.The present study concerns the trajectory of two Brazilian musicians: Helza Camêu (1903-1995), pianist, composer and musicologist, and Joanídia Sodré (1903-1975), pianist, conductor and former director of the National School of Music (currently, the School of Music of the Federal University of Rio de Janeiro). Their career began in 1923 and 1927, respectively, in the music scene of Rio de Janeiro. The construction of the trajectory of the above mentioned artists aims at conducting a careful thought about how gender conventions are closely linked in the social process of the construction of a musical vocation during that period. It is about to understand vocation as a social fact, that is, as a set of practices and social representations that shapes the artists experience. The analysis of the trajectory of Helza Camêu and of Joanídia Sodré constitutes a privileged way to understand how those two female artists, in search for the artist profession, created new values and meanings that allowed them to make their way through male and female professionsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPeixoto, Fernanda ArêasCarvalho, Dalila Vasconcellos de2011-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-06062011-153355/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:29Zoai:teses.usp.br:tde-06062011-153355Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Renome, vocação e gênero: duas musicistas brasileiras
Fame, vocation and gender: two barzilian musicians
title Renome, vocação e gênero: duas musicistas brasileiras
spellingShingle Renome, vocação e gênero: duas musicistas brasileiras
Carvalho, Dalila Vasconcellos de
Convenções de gênero
Gender conventions
Helza Camêu
Helza Camêu
Joanídia Sodré
Joanídia Sodré
Sociologia da cultura
Sociology of culture
Vocação
Vocation
title_short Renome, vocação e gênero: duas musicistas brasileiras
title_full Renome, vocação e gênero: duas musicistas brasileiras
title_fullStr Renome, vocação e gênero: duas musicistas brasileiras
title_full_unstemmed Renome, vocação e gênero: duas musicistas brasileiras
title_sort Renome, vocação e gênero: duas musicistas brasileiras
author Carvalho, Dalila Vasconcellos de
author_facet Carvalho, Dalila Vasconcellos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Fernanda Arêas
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Dalila Vasconcellos de
dc.subject.por.fl_str_mv Convenções de gênero
Gender conventions
Helza Camêu
Helza Camêu
Joanídia Sodré
Joanídia Sodré
Sociologia da cultura
Sociology of culture
Vocação
Vocation
topic Convenções de gênero
Gender conventions
Helza Camêu
Helza Camêu
Joanídia Sodré
Joanídia Sodré
Sociologia da cultura
Sociology of culture
Vocação
Vocation
description O presente trabalho trata da trajetória de duas musicistas brasileiras: Helza Camêu (1903-1995), pianista, compositora e musicóloga, e Joanídia Sodré (1903-1975), pianista, regente e ex-diretora da Escola Nacional de Música (atualmente Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro) cujas carreiras tiveram início, respectivamente, em 1923 e 1927 no cenário musical do Rio de Janeiro. A construção da trajetória destas artistas visa a uma reflexão acerca de como as convenções de gênero estão imbricadas no processo social de construção de uma vocação musical neste período. Trata-se de compreender a vocação como um fato social, isto é, como um conjunto de práticas e representações sociais constituidoras da experiência do artista. A análise da trajetória de Helza Camêu e de Joanídia Sodré constitui um modo privilegiado para compreender de que maneira, na busca pela profissão de artista, estas duas mulheres criaram novos valores e sentidos que lhes permitiram transitar entre profissões masculinas e femininas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-06062011-153355/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-06062011-153355/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256716985499648