Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Breno Arsioli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28092012-143219/
Resumo: A conjuntura atual da formação de professores de Física aponta para um cenário complexo, com propostas diversificadas e pontos de vista distintos sobre qual professor se espera e quais conhecimentos ele deve ter. Nesse sentido, é defendida neste trabalho a necessidade de se promover uma formação crítico-transformadora, no intuito de proporcionar aos professores uma visão crítica de mundo e incentivar uma atitude transformadora, a fim de que eles saibam lidar com este cenário que os cerca. A História da Ciência, ao proporcionar uma visão mais clara do processo de construção do conhecimento científico, pode oferecer subsídios para desenvolver a formação crítico-transformadora dos professores de Física. A partir disso, foi construída uma proposta de abordagem da História da Ciência que promovesse a formação crítico-transformadora, denominada Abordagem Multicontextual da História da Ciência (AMHIC). Fundamentada na ideia de ensino contextualizado, a AMHIC propõe o estudo de episódios históricos a partir de três contextos: científico, metacientífico e pedagógico. A abordagem foi aplicada de forma piloto em uma disciplina do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, sendo coletado para análise um conjunto de dados escritos, notas de campo e entrevistas. Os resultados apontam para o desenvolvimento de aspectos da formação crítico-transformadora nos licenciandos que participaram da pesquisa.
id USP_4d3bf54f568914994ae2bee3d495be8a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28092012-143219
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da CiênciaCritical and transformative education of physics teachers: a proposal from the history of scienceEnsino SuperiorFormação de professoresHigher EducationHistória da CiênciaHistory of ScienceTeacher trainingA conjuntura atual da formação de professores de Física aponta para um cenário complexo, com propostas diversificadas e pontos de vista distintos sobre qual professor se espera e quais conhecimentos ele deve ter. Nesse sentido, é defendida neste trabalho a necessidade de se promover uma formação crítico-transformadora, no intuito de proporcionar aos professores uma visão crítica de mundo e incentivar uma atitude transformadora, a fim de que eles saibam lidar com este cenário que os cerca. A História da Ciência, ao proporcionar uma visão mais clara do processo de construção do conhecimento científico, pode oferecer subsídios para desenvolver a formação crítico-transformadora dos professores de Física. A partir disso, foi construída uma proposta de abordagem da História da Ciência que promovesse a formação crítico-transformadora, denominada Abordagem Multicontextual da História da Ciência (AMHIC). Fundamentada na ideia de ensino contextualizado, a AMHIC propõe o estudo de episódios históricos a partir de três contextos: científico, metacientífico e pedagógico. A abordagem foi aplicada de forma piloto em uma disciplina do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, sendo coletado para análise um conjunto de dados escritos, notas de campo e entrevistas. Os resultados apontam para o desenvolvimento de aspectos da formação crítico-transformadora nos licenciandos que participaram da pesquisa.The current set of physics teachers training programs points out to a complex scenario, with a great number of proposals and different points of view about which model of teacher is expected and which knowledge he or she must possess. In this thesis, we defend a critical and transformative education of teachers, in order to afford a critical view of the world and encourage a transformative behavior, so that the teachers can be able to deal with the complex scenario that surrounds them. The History of Science, offering a wider comprehension about the construction of scientific knowledge, can be a resource to develop a critical and transformative education of physics teachers. From this, we elaborate an approach of History of Science that promoted the critical and transformative education, called Multicontextual Approach of History of Science (AMHIC). Based on the conception of contextual teaching, the AMHIC proposes the teaching of historical episodes through three contexts: scientific, metascientific and pedagogical. The approach was applied in the physics teacher training program of Universidade Federal do Triângulo Mineiro, in the state of Minas Gerais, Brazil. We collected a set of written data, field notes and interviews. The results indicate that pre-service teachers developed some of the aspects of critical and transformative education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Cibelle CelestinoMoura, Breno Arsioli2012-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28092012-143219/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-28092012-143219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência
Critical and transformative education of physics teachers: a proposal from the history of science
title Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência
spellingShingle Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência
Moura, Breno Arsioli
Ensino Superior
Formação de professores
Higher Education
História da Ciência
History of Science
Teacher training
title_short Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência
title_full Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência
title_fullStr Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência
title_full_unstemmed Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência
title_sort Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência
author Moura, Breno Arsioli
author_facet Moura, Breno Arsioli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Cibelle Celestino
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Breno Arsioli
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Formação de professores
Higher Education
História da Ciência
History of Science
Teacher training
topic Ensino Superior
Formação de professores
Higher Education
História da Ciência
History of Science
Teacher training
description A conjuntura atual da formação de professores de Física aponta para um cenário complexo, com propostas diversificadas e pontos de vista distintos sobre qual professor se espera e quais conhecimentos ele deve ter. Nesse sentido, é defendida neste trabalho a necessidade de se promover uma formação crítico-transformadora, no intuito de proporcionar aos professores uma visão crítica de mundo e incentivar uma atitude transformadora, a fim de que eles saibam lidar com este cenário que os cerca. A História da Ciência, ao proporcionar uma visão mais clara do processo de construção do conhecimento científico, pode oferecer subsídios para desenvolver a formação crítico-transformadora dos professores de Física. A partir disso, foi construída uma proposta de abordagem da História da Ciência que promovesse a formação crítico-transformadora, denominada Abordagem Multicontextual da História da Ciência (AMHIC). Fundamentada na ideia de ensino contextualizado, a AMHIC propõe o estudo de episódios históricos a partir de três contextos: científico, metacientífico e pedagógico. A abordagem foi aplicada de forma piloto em uma disciplina do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, sendo coletado para análise um conjunto de dados escritos, notas de campo e entrevistas. Os resultados apontam para o desenvolvimento de aspectos da formação crítico-transformadora nos licenciandos que participaram da pesquisa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28092012-143219/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28092012-143219/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091157999747072