Kubana Njila Diá Angola, travessias do ator-sacrário por entre as divindades angolanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Cristiane Madeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-11022014-104616/
Resumo: Trata-se de uma pesquisa que tem como eixo a relação entre o rito e o mito: A corporeidade existente nesta interseção e sua relação com o teatro. A partir da aquisição do conhecimento, do estudo e da prática das danças ritualísticas e da mitologia das divindades (minkisi), enquanto figuras arquetípicas do Camdomblé Angolano surge uma corporeidade para ser explorada pelo ator/performer na e para cena. Esta investigação se insere na Antropologia da Performance, valendo-se dos estudos de Schechner e Turner sobre a restauração do comportamento, por meio da transmissão, manipulação e transformação do rito e do mito em processo artístico e também na Antropologia da Corporeidade com a abordagem de Thomas Csordas sobre o corpo que é o sujeito da cultura e não apensas objeto desta. Da experiência dos corpos-fictícios surgidos das divindades emerge o Ator-Sacrário, como receptáculo desta cultura. A pesquisa foi realizada na prática com um grupo de atores amadores e profissionais, de modo consciente e sem transe religioso, onde se tem o registro do desenvolvimento de potências eficientes na e para improvisação a partir desta corporeidade adquirida.
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