Open-Book accounting e confiança: influência sobre a satisfação com o relacionamento entre comprador e fornecedores no setor automotivo do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fehr, Lara Cristina Francisco de Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-28032016-095116/
Resumo: Esta pesquisa buscou identificar, sob a óptica da Economia dos Custos de Transação, como o Open-Book Accounting e a confiança influenciam a satisfação com o relacionamento entre fornecedores e comprador na cadeia de suprimentos do setor automotivo. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de casos múltiplos, caracterizado como explanatório, composto por uma montadora de veículos e três de seus fornecedores diretos (first tier). Para a coleta de dados, foram utilizadas, além de análise documental, entrevistas semiestruturadas, em que o discurso foi analisado por meio de análise de conteúdo. Os resultados encontrados evidenciam que o OBA é unilateral, forçado pela montadora, constituindo-se em um processo seletivo de informação, uma vez que os fornecedores tentam, na medida do possível, proteger o valor de suas informações. Encontrou-se, ainda, que o OBA é usado principalmente para reajuste de preços e em condições conflitivas baseadas mais em pressão para redução de preços que em estratégias conjuntas. Outro achado refere-se ao nível de detalhe das informações compartilhadas, que apresenta correlação positiva com a probabilidade de concessão de reajuste de preço reivindicado pelos fornecedores. Os resultados mostram, adicionalmente, que a confiança é parcial (calculative trust) e a cooperação não é espontânea, ambas motivadas pela busca de benefícios. Foi verificado, também, que o OBA pode ter tanto um efeito positivo quanto negativo sobre a satisfação econômica e social dos fornecedores, dependendo de como são utilizadas as informações pela montadora. Pela mesma razão, o OBA pode tanto gerar quanto destruir confiança no relacionamento. Embora os fornecedores tenham relatado elevada satisfação com o OBA, contraditoriamente verificou-se que nenhum deles compartilharia suas informações espontaneamente, levando à conclusão de que os mesmos percebem pouca vantagem na aplicação do OBA. Os resultados indicam que a satisfação da montadora com o OBA está relacionada com o nível de detalhe das informações: quanto mais detalhadas, maior a satisfação da montadora com o OBA e com os resultados econômico-financeiros advindos dos relacionamentos (satisfação econômica). Finalmente, encontrou-se que a confiança exerce influência positiva sobre a satisfação econômica e social, tanto da montadora quanto dos fornecedores. De modo geral, à luz dos casos analisados, algumas conclusões puderam ser extraídas em relação ao OBA: (i) essa ferramenta, na prática, tem pouca utilidade; (ii) é desvirtuada de seu propósito principal - gestão de custos na cadeia de suprimentos -; (iii) não necessariamente gera benefícios para todas as empresas envolvidas no processo; e (iv) não é, necessariamente, uma ferramenta de IOCM. Concluiu-se, ainda, que existe um descolamento entre a literatura e a realidade das empresas pesquisadas em relação aos assuntos tratados nesta tese.
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spelling Open-Book accounting e confiança: influência sobre a satisfação com o relacionamento entre comprador e fornecedores no setor automotivo do BrasilOpen-Book accounting and trust: influence on satisfaction with the relationship between buyer and suppliers in the automotive sector in BrazilAdministração estratégica de custosContabilidade gerencialEstudo de multicasosInterorganizational relationsManagement accountingMultiple cases studyRelações interorganizacionaisStrategic cost managementEsta pesquisa buscou identificar, sob a óptica da Economia dos Custos de Transação, como o Open-Book Accounting e a confiança influenciam a satisfação com o relacionamento entre fornecedores e comprador na cadeia de suprimentos do setor automotivo. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de casos múltiplos, caracterizado como explanatório, composto por uma montadora de veículos e três de seus fornecedores diretos (first tier). Para a coleta de dados, foram utilizadas, além de análise documental, entrevistas semiestruturadas, em que o discurso foi analisado por meio de análise de conteúdo. Os resultados encontrados evidenciam que o OBA é unilateral, forçado pela montadora, constituindo-se em um processo seletivo de informação, uma vez que os fornecedores tentam, na medida do possível, proteger o valor de suas informações. Encontrou-se, ainda, que o OBA é usado principalmente para reajuste de preços e em condições conflitivas baseadas mais em pressão para redução de preços que em estratégias conjuntas. Outro achado refere-se ao nível de detalhe das informações compartilhadas, que apresenta correlação positiva com a probabilidade de concessão de reajuste de preço reivindicado pelos fornecedores. Os resultados mostram, adicionalmente, que a confiança é parcial (calculative trust) e a cooperação não é espontânea, ambas motivadas pela busca de benefícios. Foi verificado, também, que o OBA pode ter tanto um efeito positivo quanto negativo sobre a satisfação econômica e social dos fornecedores, dependendo de como são utilizadas as informações pela montadora. Pela mesma razão, o OBA pode tanto gerar quanto destruir confiança no relacionamento. Embora os fornecedores tenham relatado elevada satisfação com o OBA, contraditoriamente verificou-se que nenhum deles compartilharia suas informações espontaneamente, levando à conclusão de que os mesmos percebem pouca vantagem na aplicação do OBA. Os resultados indicam que a satisfação da montadora com o OBA está relacionada com o nível de detalhe das informações: quanto mais detalhadas, maior a satisfação da montadora com o OBA e com os resultados econômico-financeiros advindos dos relacionamentos (satisfação econômica). Finalmente, encontrou-se que a confiança exerce influência positiva sobre a satisfação econômica e social, tanto da montadora quanto dos fornecedores. De modo geral, à luz dos casos analisados, algumas conclusões puderam ser extraídas em relação ao OBA: (i) essa ferramenta, na prática, tem pouca utilidade; (ii) é desvirtuada de seu propósito principal - gestão de custos na cadeia de suprimentos -; (iii) não necessariamente gera benefícios para todas as empresas envolvidas no processo; e (iv) não é, necessariamente, uma ferramenta de IOCM. Concluiu-se, ainda, que existe um descolamento entre a literatura e a realidade das empresas pesquisadas em relação aos assuntos tratados nesta tese.This research aimed to identify, by the perspective of the Transaction Cost Economics, how the Open-Book Accounting and the trust influence the satisfaction in the relationship between suppliers and buyer on the automotive sector supply chain. The research was developed through multiple cases study, characterized as explanatory, consisting in a automaker and three of its direct suppliers (first tier). For data collection were used, in addition to documental analysis, semi-structured interviews, in which the speech was analyzed using content analysis. The results show that the OBA is unilateral, forced by the automaker, thus becoming a selective information process, once the vendors try to, as far as possible, protect the value of their information. It was found also that the OBA is used mainly to price adjustments and in conflicting conditions based more on pressure to reduce costs than on joint strategies. The detail level of the information shared presents positively correlation with the probability of price adjustment grant claimed by suppliers. The results shows that the trust is just partial (calculative trust) and the cooperation is not spontaneous, being motivated by the search of benefits. It was also verified that, depending on how the information is used by the automaker, the OBA can have a positive or negative effect on the economic and social satisfaction of the suppliers. For the same reason, the OBA can either generate as much as destroy trust in the relationship. Although suppliers have reported high satisfaction with OBA, paradoxically it was found that none of them share their information spontaneously, leading to the conclusion that they perceive little advantage in the application of OBA. The results indicate that satisfaction of the automaker with the OBA is related to the level of information detail: the more detailed, the greater satisfaction of the automaker with the OBA and the economic-financial results arising from relationships (economic satisfaction). Finally, it was found that the trust has a positive influence on the economic and social satisfaction of both the automaker as suppliers. Generally, considering the analyzed cases, some conclusions could be drawn relative to the OBA in practice: (i) this tool have little utility; (ii) is distorted on its primary purpose - cost management in the supply chain -; (iii) does not necessarily generate benefits for all companies involved in the process; and (iv) it is not necessarily an IOCM tool. It was also possible to conclude that there is a detachment between literature and reality on the companies surveyed in relation to the matters dealt with in this thesisBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRocha, WelingtonFehr, Lara Cristina Francisco de Almeida2015-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-28032016-095116/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-28032016-095116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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