Modelo para diagnose de falhas em regulador de velocidade de turbinas hidráulicas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3151/tde-20102010-162737/ |
Resumo: | O regulador de velocidade tem a função principal de atuar no sentido de aumentar ou diminuir a potência gerada pela turbina quando a velocidade ou freqüência se afasta do valor de referência. Em função da demanda do sistema, o sistema regulador da turbina atua sobre a posição das pás do distribuidor controlando a abertura e conseqüentemente a vazão que chega ao rotor, gerando apenas a energia elétrica necessária para o consumo. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um método para diagnosticar falhas em reguladores de velocidade de turbinas hidráulicas. Baseando-se nas ferramentas de confiabilidade selecionou-se os componentes críticos do sistema para elaborar políticas de manutenção que visam obter maior disponibilidade do sistema. Este trabalho apresenta uma metodologia com as seqüências das atividades que permitem fazer uma análise detalhada e confiável, pois são utilizadas numa ordem lógica e organizada, de forma que o método seja desenvolvido corretamente. A metodologia proposta utiliza as ferramentas de análise de confiabilidade como: Análise de Modos e Efeitos de Falha (FMEA) e Análise de Árvore de Falhas (FTA). O FMEA parte da definição das funções dos sistemas e subsistemas analisados, verificando em seguida as falhas que afetam cada função e todos os modos de falha que levam a cada falha. O FTA é basicamente um método dedutivo que visa identificar as causas ou combinações de causas que possam levar ao evento topo definido. |
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Modelo para diagnose de falhas em regulador de velocidade de turbinas hidráulicas.Model to faults diagnosis in speed-governor system of hydraulic turbine.ConfiabilidadeFMEAFMEAFTAFTAGoverning systemReguladores de velocidadeReliabilityO regulador de velocidade tem a função principal de atuar no sentido de aumentar ou diminuir a potência gerada pela turbina quando a velocidade ou freqüência se afasta do valor de referência. Em função da demanda do sistema, o sistema regulador da turbina atua sobre a posição das pás do distribuidor controlando a abertura e conseqüentemente a vazão que chega ao rotor, gerando apenas a energia elétrica necessária para o consumo. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um método para diagnosticar falhas em reguladores de velocidade de turbinas hidráulicas. Baseando-se nas ferramentas de confiabilidade selecionou-se os componentes críticos do sistema para elaborar políticas de manutenção que visam obter maior disponibilidade do sistema. Este trabalho apresenta uma metodologia com as seqüências das atividades que permitem fazer uma análise detalhada e confiável, pois são utilizadas numa ordem lógica e organizada, de forma que o método seja desenvolvido corretamente. A metodologia proposta utiliza as ferramentas de análise de confiabilidade como: Análise de Modos e Efeitos de Falha (FMEA) e Análise de Árvore de Falhas (FTA). O FMEA parte da definição das funções dos sistemas e subsistemas analisados, verificando em seguida as falhas que afetam cada função e todos os modos de falha que levam a cada falha. O FTA é basicamente um método dedutivo que visa identificar as causas ou combinações de causas que possam levar ao evento topo definido.The speed governing system has the primary function of acting to increase or decrease the power generated by the turbine when the speed or frequency deviation from reference value. According to the system demand, the speed governing system turbine operates on the position of the blades of the distributor controlling the opening and therefore the flow that reaches the rotor, generating only the power required for consumption. This work aims at to develop a method to diagnose faults in speed governing system of hydraulic turbines. The tools of reliability selected critical components of the system to develop policies aimed at keeping achieve greater system availability. This work presents a methodology with a sequence of activities allowing one to make a detailed and reliable analysis, because they are used in a logical order and organized so that the model is developed properly. The proposed methodology uses tools such as reliability analysis: Analysis of Failure Modes and Effects (FMEA) and Fault Tree Analysis (FTA). The FMEA part of the definition of the functions of systems and subsystems analyzed, then verifying that the flaws affect every function and all modes of failure that led to each failure. The FTA is basically a deductive method that aims at identifying the causes of combinations of causes that could lead to top event defined.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Gilberto Francisco Martha deHidalgo, Erick Miguel Portugal2010-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3151/tde-20102010-162737/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-20102010-162737Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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