Simulação da extração de água por raízes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sansigolo, Clóvis Angeli
Data de Publicação: 1985
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-20191220-110337/
Resumo: Um modelo macroscópico, com função de extração analógica, é implementado visando a simulação, em condições de campo e durante um ciclo de secamento, do potencial da água na planta e das resistências me- dias do solo e das raízes. O conhecimento da localização das resistências ao fluxo líquido no sistema solo-planta e magnitude e fundamental na descrição da resposta da planta ao estresse hídrico. Conclue-se que a maior resistência ao fluxo está nas raízes e a resistência do solo só se torna significativa quando sua umidade se aproxima da exaustão. Os resultados apresentados podem ser usados como um meio efetivo para a seleção dos parâmetros físicos a serem controlados em práticas agrícolas. O modelo possibilita a extensão desses resultados para outras condições e pode, então, ser usado como modelo de previsão. Ele pode ser facilmente incorporado num modelo mais amplo para as relações hídricas, fotossínteses, crescimento e produção de uma cultura.
id USP_4e2264758e6c38f87f4711aecd6438ce
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20191220-110337
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Simulação da extração de água por raízesSimulation of water extraction by rootsABSORÇÃO DE ÁGUA PELAS PLANTASRAIZSIMULAÇÃOUm modelo macroscópico, com função de extração analógica, é implementado visando a simulação, em condições de campo e durante um ciclo de secamento, do potencial da água na planta e das resistências me- dias do solo e das raízes. O conhecimento da localização das resistências ao fluxo líquido no sistema solo-planta e magnitude e fundamental na descrição da resposta da planta ao estresse hídrico. Conclue-se que a maior resistência ao fluxo está nas raízes e a resistência do solo só se torna significativa quando sua umidade se aproxima da exaustão. Os resultados apresentados podem ser usados como um meio efetivo para a seleção dos parâmetros físicos a serem controlados em práticas agrícolas. O modelo possibilita a extensão desses resultados para outras condições e pode, então, ser usado como modelo de previsão. Ele pode ser facilmente incorporado num modelo mais amplo para as relações hídricas, fotossínteses, crescimento e produção de uma cultura.A simulation of plant water potencial and soil and root average resistances, using a macroscopic model with an analogic extraction function, is improved. The model is applied for field conditions during a drying cicle . The knowledge of location and magnitude of the resistances to liquid flow is fundamental in the plant response description to water stress. It is suggested that the biggest resistance to the flow is in the roots. The soil resistance becomes important when its humidity is near to exhaustion. The present results show that some physical parameters may be effectively selected and controlled in agricultural practices. The modal permits the extension of these results to other conditions and may be then used as a prediction model. It may easily he incorporated to a more general model taking into account the water relations, photosynthesis, growth and yield of a crop.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerraz, Epaminondas Sansigolo de BarrosSansigolo, Clóvis Angeli1985-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-20191220-110337/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-20T23:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-20191220-110337Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-20T23:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação da extração de água por raízes
Simulation of water extraction by roots
title Simulação da extração de água por raízes
spellingShingle Simulação da extração de água por raízes
Sansigolo, Clóvis Angeli
ABSORÇÃO DE ÁGUA PELAS PLANTAS
RAIZ
SIMULAÇÃO
title_short Simulação da extração de água por raízes
title_full Simulação da extração de água por raízes
title_fullStr Simulação da extração de água por raízes
title_full_unstemmed Simulação da extração de água por raízes
title_sort Simulação da extração de água por raízes
author Sansigolo, Clóvis Angeli
author_facet Sansigolo, Clóvis Angeli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Epaminondas Sansigolo de Barros
dc.contributor.author.fl_str_mv Sansigolo, Clóvis Angeli
dc.subject.por.fl_str_mv ABSORÇÃO DE ÁGUA PELAS PLANTAS
RAIZ
SIMULAÇÃO
topic ABSORÇÃO DE ÁGUA PELAS PLANTAS
RAIZ
SIMULAÇÃO
description Um modelo macroscópico, com função de extração analógica, é implementado visando a simulação, em condições de campo e durante um ciclo de secamento, do potencial da água na planta e das resistências me- dias do solo e das raízes. O conhecimento da localização das resistências ao fluxo líquido no sistema solo-planta e magnitude e fundamental na descrição da resposta da planta ao estresse hídrico. Conclue-se que a maior resistência ao fluxo está nas raízes e a resistência do solo só se torna significativa quando sua umidade se aproxima da exaustão. Os resultados apresentados podem ser usados como um meio efetivo para a seleção dos parâmetros físicos a serem controlados em práticas agrícolas. O modelo possibilita a extensão desses resultados para outras condições e pode, então, ser usado como modelo de previsão. Ele pode ser facilmente incorporado num modelo mais amplo para as relações hídricas, fotossínteses, crescimento e produção de uma cultura.
publishDate 1985
dc.date.none.fl_str_mv 1985-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-20191220-110337/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-20191220-110337/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090917455364096