Aprendizagem: metamorfose de uma política pública de educação e trabalho dirigida à juventude brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, José Rodrigo Paprotzki
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100138/tde-23052015-112340/
Resumo: Aprendizagem é uma política pública de inserção do jovem no mercado de trabalho por meio do veículo da formação profissional. Sistematizada durante o Estado Novo com a promoção do patronato, foi revigorada durante as iniciativas de reforma do Estado no início do século XXI mediante a ascensão dos discursos de investimento social privado e da emergência do terceiro setor. Observa-se que, a despeito de vozes multilaterais que demandam por mão de obra qualificada, a política pública no Brasil é caracteristicamente assistencial, relevando a qualificação para o trabalho como uma prioridade secundária. Este estudo aborda as relações de forças firmadas entre os atores ao longo da trajetória desta política pública com o objetivo de investigar suas transformações, bem como a manutenção de suas características originais, como a relação do Estado brasileiro com o jovem na condição de risco social. Tratando-se de um tema transdisciplinar, cuja investigação se presta à contribuição de ciências humanas como a educação, a sociologia e a ciência política, a Aprendizagem brasileira é analisada com o emprego de uma avaliação sistemático-comparativa da política pública em outros países em apoio ao institucionalismo histórico como estratégia de metodologia de pesquisa.
id USP_4e58dd17e8d6f06992cc3a2baa1c7794
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23052015-112340
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aprendizagem: metamorfose de uma política pública de educação e trabalho dirigida à juventude brasileiraApprenticeship: change of a public policy of education and labor for Brazilian youthApprenticeshipAprendizagemEducaçãoEducationJuventudeLaborPolítica públicaPublic policyTrabalhoYouthAprendizagem é uma política pública de inserção do jovem no mercado de trabalho por meio do veículo da formação profissional. Sistematizada durante o Estado Novo com a promoção do patronato, foi revigorada durante as iniciativas de reforma do Estado no início do século XXI mediante a ascensão dos discursos de investimento social privado e da emergência do terceiro setor. Observa-se que, a despeito de vozes multilaterais que demandam por mão de obra qualificada, a política pública no Brasil é caracteristicamente assistencial, relevando a qualificação para o trabalho como uma prioridade secundária. Este estudo aborda as relações de forças firmadas entre os atores ao longo da trajetória desta política pública com o objetivo de investigar suas transformações, bem como a manutenção de suas características originais, como a relação do Estado brasileiro com o jovem na condição de risco social. Tratando-se de um tema transdisciplinar, cuja investigação se presta à contribuição de ciências humanas como a educação, a sociologia e a ciência política, a Aprendizagem brasileira é analisada com o emprego de uma avaliação sistemático-comparativa da política pública em outros países em apoio ao institucionalismo histórico como estratégia de metodologia de pesquisa.Apprenticeship is a public policy to insert youth in the labor market through vocational education. Structured during Estado Novo regime, with employers support, was invigorated in the initiatives of public reform administration in the beginning of the XXI century by the upraise of the private social investment speech and the third sector. As seen, despite multilateral voices which demand skilled workers, the Brazilian public policy is characteristically assistance, emphasizing the work qualification as a secondary priority. This study presents the strength relations among players through the path of the public policy with the aim of find its changes, as well the maintaining of its original characteristics, as the Brazilian State way of dealing with youth in social risk condition. As a transdisciplinary theme, which demands the support of other human sciences as education, sociology and political science, the Brazilian apprenticeship is investigated using a systematic-comparative analysis of the public policy in other countries to support the historical institutionalism as methodological research strategy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, Marta Maria AssumpçãoVeloso, José Rodrigo Paprotzki2015-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100138/tde-23052015-112340/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-09-19T22:49:33Zoai:teses.usp.br:tde-23052015-112340Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-09-19T22:49:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem: metamorfose de uma política pública de educação e trabalho dirigida à juventude brasileira
Apprenticeship: change of a public policy of education and labor for Brazilian youth
title Aprendizagem: metamorfose de uma política pública de educação e trabalho dirigida à juventude brasileira
spellingShingle Aprendizagem: metamorfose de uma política pública de educação e trabalho dirigida à juventude brasileira
Veloso, José Rodrigo Paprotzki
Apprenticeship
Aprendizagem
Educação
Education
Juventude
Labor
Política pública
Public policy
Trabalho
Youth
title_short Aprendizagem: metamorfose de uma política pública de educação e trabalho dirigida à juventude brasileira
title_full Aprendizagem: metamorfose de uma política pública de educação e trabalho dirigida à juventude brasileira
title_fullStr Aprendizagem: metamorfose de uma política pública de educação e trabalho dirigida à juventude brasileira
title_full_unstemmed Aprendizagem: metamorfose de uma política pública de educação e trabalho dirigida à juventude brasileira
title_sort Aprendizagem: metamorfose de uma política pública de educação e trabalho dirigida à juventude brasileira
author Veloso, José Rodrigo Paprotzki
author_facet Veloso, José Rodrigo Paprotzki
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Marta Maria Assumpção
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, José Rodrigo Paprotzki
dc.subject.por.fl_str_mv Apprenticeship
Aprendizagem
Educação
Education
Juventude
Labor
Política pública
Public policy
Trabalho
Youth
topic Apprenticeship
Aprendizagem
Educação
Education
Juventude
Labor
Política pública
Public policy
Trabalho
Youth
description Aprendizagem é uma política pública de inserção do jovem no mercado de trabalho por meio do veículo da formação profissional. Sistematizada durante o Estado Novo com a promoção do patronato, foi revigorada durante as iniciativas de reforma do Estado no início do século XXI mediante a ascensão dos discursos de investimento social privado e da emergência do terceiro setor. Observa-se que, a despeito de vozes multilaterais que demandam por mão de obra qualificada, a política pública no Brasil é caracteristicamente assistencial, relevando a qualificação para o trabalho como uma prioridade secundária. Este estudo aborda as relações de forças firmadas entre os atores ao longo da trajetória desta política pública com o objetivo de investigar suas transformações, bem como a manutenção de suas características originais, como a relação do Estado brasileiro com o jovem na condição de risco social. Tratando-se de um tema transdisciplinar, cuja investigação se presta à contribuição de ciências humanas como a educação, a sociologia e a ciência política, a Aprendizagem brasileira é analisada com o emprego de uma avaliação sistemático-comparativa da política pública em outros países em apoio ao institucionalismo histórico como estratégia de metodologia de pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100138/tde-23052015-112340/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100138/tde-23052015-112340/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257362477350912