Entre linhas e curvas: a teoria e a prática na obra de Zenon Lotufo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modenese Filho, Eduardo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-21012010-102251/
Resumo: O foco deste trabalho é a relação entre teoria e prática na trajetória profissional do arquiteto paulista Zenon Lotufo (1911-1985) destacando fatos marcantes que pontuaram um quadro evolutivo pessoal inserido em determinado contexto histórico. Período este onde a arquitetura moderna brasileira despontou e se consolidou. Fatos como sua formação acadêmica no curso de Engenheiro-Arquiteto na Escola Politécnica de São Paulo (33-36) e a influência didática de Luis Anhaia Mello dão origem a esse itinerário. Os contatos com a chamada escola carioca através de trabalhos realizados com  Abelardo de Souza e Hélio Duarte (46-48) e com Oscar Niemeyer  no projeto para o Parque do Ibirapuera (51-54) complementam seu repertório moderno. Por sua vez, sua experiência como professor da então recém fundada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (48) culmina com o polêmico Concurso de Cátedra (57). E finalmente, este percurso se encerra numa fase de produção madura (58-77), apoiada nas características do chamado brutalismo paulista.  
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