Perspectivas da cidadania articuladas com o conhecimento escolar de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bondezan, Guilherme Ventura
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-16062020-151211/
Resumo: É nítida a necessidade de um ensino voltado para a promoção da cidadania, amplamente defendido pelos documentos oficiais que regulamentam a educação básica no Brasil e por aqueles envolvidos em seu processo de ensino-aprendizagem. Esta preocupação com a cidadania, que deve estar presente em todas as disciplinas, inclusive científicas, pode ser compreendida de diferentes maneiras. Assim, numerosas e diversificadas têm sido as contribuições da Pesquisa em Ensino de Ciências, envolvendo, dentre outras, abordagens denominadas Alfabetização Científica, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, Questões Sociocientíficas, Questões Controversas e Questões Socioambientais. É este rico cenário que motiva a presente investigação, que, além de buscar sua caracterização, tem como objetivo específico tornar as reflexões sobre cidadania no ensino de ciências acessíveis a um público mais amplo, especialmente professores da educação básica. Nesse sentido, foi realizada uma caracterização inicial (a partir de alguns artigos, livros, teses e dissertações), do ponto de vista teórico, dos pressupostos, objetivos e preocupações relativos às abordagens, para orientar uma análise mais aprofundada. A partir desse quadro, foi realizada uma investigação de caráter empírico com o intuito de identificar os encaminhamentos mais frequentes dados às abordagens presentes nas pesquisas, assim como dos principais aspectos eventualmente influenciadores das práticas em sala de aula. Para essa busca empírica, elegemos os trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período 2013 a 2017, relativos ao tema, analisados segundo dois enfoques diferentes. Em um primeiro momento, foi desenvolvida uma caracterização geral, mais quantitativa, identificando quais as etapas da escolarização contempladas, a natureza dos trabalhos, as disciplinas de interesse, dentre outros aspectos. Em um segundo momento, numa caracterização mais qualitativa, foram analisados apenas os trabalhos que envolviam práticas em sala de aula, buscando identificar as intenções, os conhecimentos estudados, as motivações para sua escolha e as práticas encaminhadas. Nesses dois momentos, foi dado especial destaque aos propósitos educacionais priorizados pelos próprios autores, buscando articulá-los com os outros elementos da pesquisa. Do conjunto dos resultados dessas análises, foi possível caracterizar os principais elementos das práticas de sala de aula com potencial para inspirar e subsidiar professores que, em diferentes contextos, optem por buscar perspectivas de cidadania em suas atividades.
id USP_4e8cd38f170bd0f43b07540a133ac38b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16062020-151211
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Perspectivas da cidadania articuladas com o conhecimento escolar de físicaCitizenship perspectives associated with the Physics scoolar knowledgeAlfabetização CientíficaCidadaniaCiênciaCitizenshipScienceScientific LiteracySociedade e Ambiente Questões SociocientíficasSociety and Environment, Socioscientific IssuesTecnologiaTecnologyÉ nítida a necessidade de um ensino voltado para a promoção da cidadania, amplamente defendido pelos documentos oficiais que regulamentam a educação básica no Brasil e por aqueles envolvidos em seu processo de ensino-aprendizagem. Esta preocupação com a cidadania, que deve estar presente em todas as disciplinas, inclusive científicas, pode ser compreendida de diferentes maneiras. Assim, numerosas e diversificadas têm sido as contribuições da Pesquisa em Ensino de Ciências, envolvendo, dentre outras, abordagens denominadas Alfabetização Científica, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, Questões Sociocientíficas, Questões Controversas e Questões Socioambientais. É este rico cenário que motiva a presente investigação, que, além de buscar sua caracterização, tem como objetivo específico tornar as reflexões sobre cidadania no ensino de ciências acessíveis a um público mais amplo, especialmente professores da educação básica. Nesse sentido, foi realizada uma caracterização inicial (a partir de alguns artigos, livros, teses e dissertações), do ponto de vista teórico, dos pressupostos, objetivos e preocupações relativos às abordagens, para orientar uma análise mais aprofundada. A partir desse quadro, foi realizada uma investigação de caráter empírico com o intuito de identificar os encaminhamentos mais frequentes dados às abordagens presentes nas pesquisas, assim como dos principais aspectos eventualmente influenciadores das práticas em sala de aula. Para essa busca empírica, elegemos os trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período 2013 a 2017, relativos ao tema, analisados segundo dois enfoques diferentes. Em um primeiro momento, foi desenvolvida uma caracterização geral, mais quantitativa, identificando quais as etapas da escolarização contempladas, a natureza dos trabalhos, as disciplinas de interesse, dentre outros aspectos. Em um segundo momento, numa caracterização mais qualitativa, foram analisados apenas os trabalhos que envolviam práticas em sala de aula, buscando identificar as intenções, os conhecimentos estudados, as motivações para sua escolha e as práticas encaminhadas. Nesses dois momentos, foi dado especial destaque aos propósitos educacionais priorizados pelos próprios autores, buscando articulá-los com os outros elementos da pesquisa. Do conjunto dos resultados dessas análises, foi possível caracterizar os principais elementos das práticas de sala de aula com potencial para inspirar e subsidiar professores que, em diferentes contextos, optem por buscar perspectivas de cidadania em suas atividades.There is a clear need for citizenship education, widely supported by the official documents that regulate basic education in Brazil and by those involved in its teaching-learning process. This concern with citizenship, which must be present in all disciplines, including scientific, can be understood in different ways. Thus, numerous and diverse have been the contributions of Research in Science Teaching, involving, among others, approaches called Scientific Literacy, Science, Technology, Society and Environment, Socioscientific Issues, Controversial Issues and Socio-Environmental Issues. It is this rich scenario that motivates the present investigation, which, besides seeking its characterization, has the specific objective to make the contributions on citizenship in science teaching accessible to a wider public, especially teachers of basic education. In this regard, an initial characterization was performed (based on some articles, books, theses and dissertations), from the theoretical point of view, of the assumptions, objectives and concerns related to the approaches, to guide a deeper analysis. From this framework, an empirical investigation was conducted to identify the most frequent referrals given to the approaches present in the research, as well as the main aspects that may influence classroom practices. For this empirical search, we chose the papers published in the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), in the period 2013-2017, related to the theme, and analyze it according to two different approaches. At first, a more quantitative general characterization was developed, identifying which stages of schooling were contemplated, the nature of the research, the subjects of interest, among other aspects. In a second moment, in a more qualitative characterization, only the papers that involved classroom practices were analyzed, seeking to identify the intentions, the knowledge studied, the motivations for their choice and the practices forwarded. In these two moments, special emphasis was given to the educational purposes prioritized by the authors themselves, seeking to articulate them with the other elements of the research. From the set of results of these analyzes, it was possible to characterize the main elements of classroom practices with potential to inspire and support teachers who, in different contexts, choose to seek perspectives of citizenship in their activities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKawamura, Maria Regina DubeuxBondezan, Guilherme Ventura2019-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-16062020-151211/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-06-25T01:31:14Zoai:teses.usp.br:tde-16062020-151211Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-06-25T01:31:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas da cidadania articuladas com o conhecimento escolar de física
Citizenship perspectives associated with the Physics scoolar knowledge
title Perspectivas da cidadania articuladas com o conhecimento escolar de física
spellingShingle Perspectivas da cidadania articuladas com o conhecimento escolar de física
Bondezan, Guilherme Ventura
Alfabetização Científica
Cidadania
Ciência
Citizenship
Science
Scientific Literacy
Sociedade e Ambiente Questões Sociocientíficas
Society and Environment, Socioscientific Issues
Tecnologia
Tecnology
title_short Perspectivas da cidadania articuladas com o conhecimento escolar de física
title_full Perspectivas da cidadania articuladas com o conhecimento escolar de física
title_fullStr Perspectivas da cidadania articuladas com o conhecimento escolar de física
title_full_unstemmed Perspectivas da cidadania articuladas com o conhecimento escolar de física
title_sort Perspectivas da cidadania articuladas com o conhecimento escolar de física
author Bondezan, Guilherme Ventura
author_facet Bondezan, Guilherme Ventura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kawamura, Maria Regina Dubeux
dc.contributor.author.fl_str_mv Bondezan, Guilherme Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Científica
Cidadania
Ciência
Citizenship
Science
Scientific Literacy
Sociedade e Ambiente Questões Sociocientíficas
Society and Environment, Socioscientific Issues
Tecnologia
Tecnology
topic Alfabetização Científica
Cidadania
Ciência
Citizenship
Science
Scientific Literacy
Sociedade e Ambiente Questões Sociocientíficas
Society and Environment, Socioscientific Issues
Tecnologia
Tecnology
description É nítida a necessidade de um ensino voltado para a promoção da cidadania, amplamente defendido pelos documentos oficiais que regulamentam a educação básica no Brasil e por aqueles envolvidos em seu processo de ensino-aprendizagem. Esta preocupação com a cidadania, que deve estar presente em todas as disciplinas, inclusive científicas, pode ser compreendida de diferentes maneiras. Assim, numerosas e diversificadas têm sido as contribuições da Pesquisa em Ensino de Ciências, envolvendo, dentre outras, abordagens denominadas Alfabetização Científica, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, Questões Sociocientíficas, Questões Controversas e Questões Socioambientais. É este rico cenário que motiva a presente investigação, que, além de buscar sua caracterização, tem como objetivo específico tornar as reflexões sobre cidadania no ensino de ciências acessíveis a um público mais amplo, especialmente professores da educação básica. Nesse sentido, foi realizada uma caracterização inicial (a partir de alguns artigos, livros, teses e dissertações), do ponto de vista teórico, dos pressupostos, objetivos e preocupações relativos às abordagens, para orientar uma análise mais aprofundada. A partir desse quadro, foi realizada uma investigação de caráter empírico com o intuito de identificar os encaminhamentos mais frequentes dados às abordagens presentes nas pesquisas, assim como dos principais aspectos eventualmente influenciadores das práticas em sala de aula. Para essa busca empírica, elegemos os trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período 2013 a 2017, relativos ao tema, analisados segundo dois enfoques diferentes. Em um primeiro momento, foi desenvolvida uma caracterização geral, mais quantitativa, identificando quais as etapas da escolarização contempladas, a natureza dos trabalhos, as disciplinas de interesse, dentre outros aspectos. Em um segundo momento, numa caracterização mais qualitativa, foram analisados apenas os trabalhos que envolviam práticas em sala de aula, buscando identificar as intenções, os conhecimentos estudados, as motivações para sua escolha e as práticas encaminhadas. Nesses dois momentos, foi dado especial destaque aos propósitos educacionais priorizados pelos próprios autores, buscando articulá-los com os outros elementos da pesquisa. Do conjunto dos resultados dessas análises, foi possível caracterizar os principais elementos das práticas de sala de aula com potencial para inspirar e subsidiar professores que, em diferentes contextos, optem por buscar perspectivas de cidadania em suas atividades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-16062020-151211/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-16062020-151211/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257072910991360