Esquema de metadados para descrição de obras de arte em museus brasileiros: uma proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Aparecida da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-01032021-162722/
Resumo: Esta pesquisa busca propor elementos para a definição de uma estrutura de metadados que possa auxiliar os museus com coleções de arte no Brasil a organizar a informação sobre suas coleções. A reflexão parte dos resultados do Cadastro Nacional de Museus publicados em 2011 que mostraram que parcela significativa dos museus não registra suas coleções. O próprio Cadastro é omisso ao não indicar os princípios de catalogação adotados pelos museus nacionais. Partimos do pressuposto de que as instituições museológicas brasileiras carecem de recursos metodológicos para o registro informacional de seus acervos, ou por desconhecimento, ou por dificuldades de várias naturezas para utilizá-los. A revisão de literatura busca cobrir o estado da arte da documentação de acervos artísticos no cenário internacional e nacional, observando-se que, no primeiro, há mais iniciativas relacionadas ao tema quando comparado ao Brasil, reservadas suas diferenças sócio-históricas. Muitos dos projetos brasileiros tornaram-se obsoletos ou foram descontinuados, bem como não foi possível identificar a existência de parâmetros e recomendações nacionais atualizadas e consolidadas para orientar os museus no registro descritivo de suas coleções. Para discutir a questão, selecionamos três das principais diretrizes internacionais existentes, a saber, a CDWA, a do CIDOC ICOM e a SPECTRUM, que foram detalhadamente analisadas e comparadas. O resultado da análise permitiu selecionar itens elementares para propor um esquema de metadados que pode servir de base para os museus estabelecerem seus procedimentos de modo sistemático. A metodologia para análise das Diretrizes selecionadas envolveu o uso da literatura de Terminologia e da norma da International Organization for Standardization (ISO) 25964-1/2: Information and documentation - thesauri and interoperability with other vocabularies, para estabelecer equivalências entre os metadados, e os conceitos de mapeamento e crosswalk para o cotejo da estrutura das Diretrizes. A aplicação desse esquema em uma amostra representativa dos tipos de obras de arte encontrados no Brasil permitiu verificar o comportamento dos metadados propostos para o registro em nível básico e confirmou a sua aplicabilidade. Ao final do trabalho, acreditamos poder contribuir para promover boas práticas documentárias e otimizar o acesso informacional às coleções artísticas das instituições brasileiras a partir de um conjunto de elementos mínimos flexível e adaptado aos contextos locais.
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Partimos do pressuposto de que as instituições museológicas brasileiras carecem de recursos metodológicos para o registro informacional de seus acervos, ou por desconhecimento, ou por dificuldades de várias naturezas para utilizá-los. A revisão de literatura busca cobrir o estado da arte da documentação de acervos artísticos no cenário internacional e nacional, observando-se que, no primeiro, há mais iniciativas relacionadas ao tema quando comparado ao Brasil, reservadas suas diferenças sócio-históricas. Muitos dos projetos brasileiros tornaram-se obsoletos ou foram descontinuados, bem como não foi possível identificar a existência de parâmetros e recomendações nacionais atualizadas e consolidadas para orientar os museus no registro descritivo de suas coleções. Para discutir a questão, selecionamos três das principais diretrizes internacionais existentes, a saber, a CDWA, a do CIDOC ICOM e a SPECTRUM, que foram detalhadamente analisadas e comparadas. O resultado da análise permitiu selecionar itens elementares para propor um esquema de metadados que pode servir de base para os museus estabelecerem seus procedimentos de modo sistemático. A metodologia para análise das Diretrizes selecionadas envolveu o uso da literatura de Terminologia e da norma da International Organization for Standardization (ISO) 25964-1/2: Information and documentation - thesauri and interoperability with other vocabularies, para estabelecer equivalências entre os metadados, e os conceitos de mapeamento e crosswalk para o cotejo da estrutura das Diretrizes. A aplicação desse esquema em uma amostra representativa dos tipos de obras de arte encontrados no Brasil permitiu verificar o comportamento dos metadados propostos para o registro em nível básico e confirmou a sua aplicabilidade. Ao final do trabalho, acreditamos poder contribuir para promover boas práticas documentárias e otimizar o acesso informacional às coleções artísticas das instituições brasileiras a partir de um conjunto de elementos mínimos flexível e adaptado aos contextos locais.The goal of this research is to suggest a metadata schema to support Brazilian museums with art collections in the information organization of their works of art. This research is based on the results of the Cadastro Nacional de Museus survey published in 2011, which showed that a significant part of Brazilian museums do not catalog their collections. Besides that, the survey did not show the cataloging principles adopted by local museums. It can be assumed that Brazilian museums lack the methodological resources to register their collections, either due to lack of knowledge or due to difficulties of different aspects in use them. The literature review covers the state-of-the-art of the artistic collections documentation in the national and the international scenario. There is a larger number of initiatives in the international scenario in comparison to Brazil, minding the historical and social differences of both. Many of the Brazilian projects were outdated or were discontinued; moreover, it was not possible to identify consolidated and updated national guidelines and recommendations to guide local museums in the descriptive registration of their collections. In order to discuss and to examine this subject, we selected three of the main international guidelines: the CDWA, the guideline produced by the CIDOC ICOM, and the SPECTRUM. They were thoroughly analyzed and compared. Following this analysis, we selected basic metadata in order to propose a metadata schema. With this, we believe that local museums will be able to establish documentation procedures systematically. The methodology applied to analyze the selected guidelines included the Terminology literature and the ISO 25964-1/2: Information and documentation - thesauri and interoperability with other vocabularies to make equivalences among metadata, and the mapping and crosswalk concepts to compare the guidelines structures. The experiment with the proposed schema in a Brazilian museum representative works of art sample allowed to verify the metadata behavior and it confirmed its applicability. In conclusion, we sought with this research to contribute to the promoting of best practices in the documentary activities, and we believe that it is possible to optimize the art collections information access of the local museums with the use the proposed metadata schema comprised by flexible minimum elements which are adapted to local context.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLara, Marilda Lopes Ginez deSilva, Camila Aparecida da2020-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-01032021-162722/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-01T23:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-01032021-162722Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-01T23:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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