O campo do erótico e seus atravessamentos no contexto educacional: as transferências eróticas na relação aluno-professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristina Mensato Rebello da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-11062021-172144/
Resumo: Esta pesquisa propõe a investigação das especificidades da transferência erótica que se estabelece no contexto escolar entre professor e aluno. Situações nas quais alunos se apaixonam por seus professores marcam o cotidiano escolar, mas pouco se discute a respeito do manejo transferencial nesses casos. Assim como na relação aluno-professor, a questão da transferência erótica aparece também com força na clínica psicanalítica e seu manejo se mostra desafiador para o analista, como documenta Freud em Observações sobre o Amor de Transferência (1915). O professor, diferente do analista, possui poucos recursos para lidar com esse fenômeno que se impõe à sua prática, sendo a desinformação acerca dos aspectos envolvidos na deflagração desse fenômeno um dos principais problemas. A partir da investigação minuciosa das condições nas quais se dão a consolidação da transferência erótica na relação professor-aluno e, considerando a análise de entrevistas de alunos e professores, propicia-se que o campo da educação se beneficie do olhar psicanalítico e a psicanálise, por sua vez, encontre novas áreas de permeabilidade. Por fim, respaldando os dados obtidos em campo, somam-se as contribuições teóricas que articulam o material analisado a uma constelação mais abrangente do pensamento psicanalítico.
id USP_4ebbe0ae4a66e789ec7a3d590d4a0ea1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11062021-172144
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O campo do erótico e seus atravessamentos no contexto educacional: as transferências eróticas na relação aluno-professorThe erotic transference in the relationship between student and teacher.EducaçãoEducationEroticEróticoPsicanálisePsychoanalysisTransferenceTransferênciaEsta pesquisa propõe a investigação das especificidades da transferência erótica que se estabelece no contexto escolar entre professor e aluno. Situações nas quais alunos se apaixonam por seus professores marcam o cotidiano escolar, mas pouco se discute a respeito do manejo transferencial nesses casos. Assim como na relação aluno-professor, a questão da transferência erótica aparece também com força na clínica psicanalítica e seu manejo se mostra desafiador para o analista, como documenta Freud em Observações sobre o Amor de Transferência (1915). O professor, diferente do analista, possui poucos recursos para lidar com esse fenômeno que se impõe à sua prática, sendo a desinformação acerca dos aspectos envolvidos na deflagração desse fenômeno um dos principais problemas. A partir da investigação minuciosa das condições nas quais se dão a consolidação da transferência erótica na relação professor-aluno e, considerando a análise de entrevistas de alunos e professores, propicia-se que o campo da educação se beneficie do olhar psicanalítico e a psicanálise, por sua vez, encontre novas áreas de permeabilidade. Por fim, respaldando os dados obtidos em campo, somam-se as contribuições teóricas que articulam o material analisado a uma constelação mais abrangente do pensamento psicanalítico.This research proposes the investigation of the specificities of erotic transference that is established in the school context between teacher and student. Situations in which students fall in love with their teachers mark the school life, but little is known about transference management in those cases. As in the student-teacher relationship, the issue of erotic transference also appears strongly in psychoanalytic situation and its management proves to be challenging for the analyst, as Freud documents in Observations on Transference Love (1915). The teacher, unlike the analyst, has few resources to deal with this phenomenon that is imposed on his practice, and the lack of information about the aspects involved in the outbreak of this phenomenon is one of the main problems. Based on the investigation of the conditions in which the consolidation of erotic transference in the teacher-student relationship takes place and, considering the analysis of interviews of students and teachers, the field of education can benefit from the psychoanalytical view and psychoanalysis and find new areas of permeability. Finally, supporting the data obtained in the field, we add the theoretical contributions that articulate the analyzed material to the constellation of psychoanalytic thinking.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCoelho Junior, Nelson ErnestoSilva, Cristina Mensato Rebello da2021-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-11062021-172144/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-11T23:29:02Zoai:teses.usp.br:tde-11062021-172144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-11T23:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O campo do erótico e seus atravessamentos no contexto educacional: as transferências eróticas na relação aluno-professor
The erotic transference in the relationship between student and teacher.
title O campo do erótico e seus atravessamentos no contexto educacional: as transferências eróticas na relação aluno-professor
spellingShingle O campo do erótico e seus atravessamentos no contexto educacional: as transferências eróticas na relação aluno-professor
Silva, Cristina Mensato Rebello da
Educação
Education
Erotic
Erótico
Psicanálise
Psychoanalysis
Transference
Transferência
title_short O campo do erótico e seus atravessamentos no contexto educacional: as transferências eróticas na relação aluno-professor
title_full O campo do erótico e seus atravessamentos no contexto educacional: as transferências eróticas na relação aluno-professor
title_fullStr O campo do erótico e seus atravessamentos no contexto educacional: as transferências eróticas na relação aluno-professor
title_full_unstemmed O campo do erótico e seus atravessamentos no contexto educacional: as transferências eróticas na relação aluno-professor
title_sort O campo do erótico e seus atravessamentos no contexto educacional: as transferências eróticas na relação aluno-professor
author Silva, Cristina Mensato Rebello da
author_facet Silva, Cristina Mensato Rebello da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho Junior, Nelson Ernesto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristina Mensato Rebello da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
Erotic
Erótico
Psicanálise
Psychoanalysis
Transference
Transferência
topic Educação
Education
Erotic
Erótico
Psicanálise
Psychoanalysis
Transference
Transferência
description Esta pesquisa propõe a investigação das especificidades da transferência erótica que se estabelece no contexto escolar entre professor e aluno. Situações nas quais alunos se apaixonam por seus professores marcam o cotidiano escolar, mas pouco se discute a respeito do manejo transferencial nesses casos. Assim como na relação aluno-professor, a questão da transferência erótica aparece também com força na clínica psicanalítica e seu manejo se mostra desafiador para o analista, como documenta Freud em Observações sobre o Amor de Transferência (1915). O professor, diferente do analista, possui poucos recursos para lidar com esse fenômeno que se impõe à sua prática, sendo a desinformação acerca dos aspectos envolvidos na deflagração desse fenômeno um dos principais problemas. A partir da investigação minuciosa das condições nas quais se dão a consolidação da transferência erótica na relação professor-aluno e, considerando a análise de entrevistas de alunos e professores, propicia-se que o campo da educação se beneficie do olhar psicanalítico e a psicanálise, por sua vez, encontre novas áreas de permeabilidade. Por fim, respaldando os dados obtidos em campo, somam-se as contribuições teóricas que articulam o material analisado a uma constelação mais abrangente do pensamento psicanalítico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-11062021-172144/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-11062021-172144/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256865820377088