Estudo da percepção ambiental na represa do Lobo: subsídios à educação e ao planejamento ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Jair
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-11102016-165412/
Resumo: A represa do Lobo (Broa), está situada nos municípios de Brotas e Itirapina, estado de São Paulo e inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) do Corumbataí, Botucatu, Tejupá. O reservatório desempenha importante papel no meio científico devido à realização de inúmeros trabalhos de pesquisa tornando-o um referencial no estudo de ecossistemas aquáticos. Contudo, a trajetória de ocupação da área de entorno resultou como principal conseqüência, o uso recreacional do meio hidrológico, desencadeando vários problemas ambientais, porém tornando àqueles relacionados à qualidade dos recursos hídricos os mais relevantes. O objetivo principal da pesquisa é realizar um estudo da percepção ambiental da população que interage com a represa do Lobo e seu entorno, na perspectiva de contribuir com informações que possam subsidiar programas e estratégias de educação e planejamento ambiental, visando a sustentabilidade sócio-ambiental. Considerando como atores dessas ações os indivíduos que ali interagem, representados principalmente pelos moradores locais e pelos turistas, conhecer a percepção ambiental é de fundamental importância para melhor compreender a interação homem-ambiente, uma vez que se revelam aí suas expectativas, julgamentos, valores e condutas, pois as ações do indivíduo ou do grupo são reflexos das suas necessidades, interesses, anseios, influenciados pela herança cultural que recebem decorrentes do meio em que estão inseridos. Conhecendo as particularidades desse processo, é possível atuar na prevenção e controle dos conflitos ambientais, através de subsídios que contribuam para o desenvolvimento da educação e do planejamento do ambiente, possibilitando que as decisões sejam tomadas com base nos anseios locais e em critérios que visem a sustentabilidade. Através da utilização de técnicas de pesquisa social, empregando entrevistas padronizadas, foi possível apurar as percepções dos usuários a respeito dos problemas ambientais ocorrentes na represa, os significados, usos, responsabilidades, qualidade ambiental e aspectos topofílicos e topofóbicos. Através da análise desses elementos e com base na literatura sobre o assunto, foram delineadas algumas proposições sobre intervenções no âmbito da educação ambiental. As conclusões geradas revelam que os usuários percebem os principais problemas da represa e atribuem ao poder público a maior parcela de responsável em promover mudanças para prevenir e remediar a degradação que ocorre na represa. A qualidade ambiental em geral é percebida como negativa e poucos elementos são considerados com qualidade positiva. Em contraposição a esse cenário crítico, a educação ambiental é percebida como um instrumental potencial capaz de prevenir e conter os problemas ambientais da represa.
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spelling Estudo da percepção ambiental na represa do Lobo: subsídios à educação e ao planejamento ambientalStudy of environmental perception in Lobo reservoir: subsidies to education for environmental planningEducação ambientalEnvironmental educationEnvironmental perceptionEnvironmental planningLobo reservoir (Broa)Percepção ambientalPlanejamento ambientalRecursos hídricosRepresa do Lobo (Broa)Water resourcesA represa do Lobo (Broa), está situada nos municípios de Brotas e Itirapina, estado de São Paulo e inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) do Corumbataí, Botucatu, Tejupá. O reservatório desempenha importante papel no meio científico devido à realização de inúmeros trabalhos de pesquisa tornando-o um referencial no estudo de ecossistemas aquáticos. Contudo, a trajetória de ocupação da área de entorno resultou como principal conseqüência, o uso recreacional do meio hidrológico, desencadeando vários problemas ambientais, porém tornando àqueles relacionados à qualidade dos recursos hídricos os mais relevantes. O objetivo principal da pesquisa é realizar um estudo da percepção ambiental da população que interage com a represa do Lobo e seu entorno, na perspectiva de contribuir com informações que possam subsidiar programas e estratégias de educação e planejamento ambiental, visando a sustentabilidade sócio-ambiental. Considerando como atores dessas ações os indivíduos que ali interagem, representados principalmente pelos moradores locais e pelos turistas, conhecer a percepção ambiental é de fundamental importância para melhor compreender a interação homem-ambiente, uma vez que se revelam aí suas expectativas, julgamentos, valores e condutas, pois as ações do indivíduo ou do grupo são reflexos das suas necessidades, interesses, anseios, influenciados pela herança cultural que recebem decorrentes do meio em que estão inseridos. Conhecendo as particularidades desse processo, é possível atuar na prevenção e controle dos conflitos ambientais, através de subsídios que contribuam para o desenvolvimento da educação e do planejamento do ambiente, possibilitando que as decisões sejam tomadas com base nos anseios locais e em critérios que visem a sustentabilidade. Através da utilização de técnicas de pesquisa social, empregando entrevistas padronizadas, foi possível apurar as percepções dos usuários a respeito dos problemas ambientais ocorrentes na represa, os significados, usos, responsabilidades, qualidade ambiental e aspectos topofílicos e topofóbicos. Através da análise desses elementos e com base na literatura sobre o assunto, foram delineadas algumas proposições sobre intervenções no âmbito da educação ambiental. As conclusões geradas revelam que os usuários percebem os principais problemas da represa e atribuem ao poder público a maior parcela de responsável em promover mudanças para prevenir e remediar a degradação que ocorre na represa. A qualidade ambiental em geral é percebida como negativa e poucos elementos são considerados com qualidade positiva. Em contraposição a esse cenário crítico, a educação ambiental é percebida como um instrumental potencial capaz de prevenir e conter os problemas ambientais da represa.The Lobo reservoir (Broa) is located between the cities of Brotas and Itirapina (São Paulo state, Brazil). It is inserted in Corumbataí, Botucatu and Tejupa environmental protected areas. Many scientific researches took place in the reservoir, what makes it a reference for aquatic ecosystems studies. However, the occupation of reservoir surroundings, mainly for recreation uses, led to many environmental problems, especially those related to water quality. The aim of this research was to study the environmental perceptions of the populations that interact with the Lobo reservoir environment. It was expected to contribute for education programs and strategies by the generation of information, as well as for environmental planning and, at last, for social and environmental sustainability. Dwellers and tourists, both reservoir usuaries, mainly represented this investigation target population. It is essentially important to know people, judgments, expectations, values and behaviors that are contained on environmental perception. The reason for this is that human actions; individually or on groups; reflect their necessities, interests, cultural inheritance and desires due to the reality were they were inserted. Knowing details of man-environment interaction process makes possible the development of education and environmental planning linked to local realities. So, it is possible to prevent and to control environmental conflicts. The survey technique employed to find outreservoir usuaries; perceptions was standardized interviews. Thus, the variables related to reservoir environmental problems, its meanings, its uses, responsabilities attribution, environmental quality, as well as topophilia aspects were detected. The analysis of those elements and the related literature propitiate some propositions of interventions on environmental education field. The conclusions reveal that reservoir usuaries perceive the main environmental problems. They accredit most of responsability related to the prevention of reservoir deterioration, as well as its repairment, to public administration. Environmental quality is perceived as negative, and few elements are considered as positive. To oppose this critical scenario, environmental education is perceived as an abble instrument to prevent and contain reservoir environmental problems.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMatheus, Carlos EduardoSchmitt, Jair2005-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-11102016-165412/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:47Zoai:teses.usp.br:tde-11102016-165412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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