Controlador de posição linear hidro-pneumático.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-19012024-101322/ |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre um dispositivo controlador de posição linear de acionamento hidro-pneumático e controlado com o emprego de duas válvulas direcionais convencionais do tipo On-Off. Desenvolveu-se um modelo matemático que em seguida foi transformado num diagrama em blocos para a sua simulação numérica, usando-se os recursos disponíveis no Simulink do MatLab. Com isso conseguiu-se levantar graficamente o comportamento da pressão pneumática dentro do regime transitório, assim como obter-se a resposta no tempo desse dispositivo, adotando-se uma posição de referência desejada, e observando-se o seu desempenho tanto em termo das oscilações existentes, quanto no que se refere ao seu tempo de acomodação. Os resultados obtidos com a simulação do modelo desenvolvido, demonstraram-se bastante satisfatórios, considerando-se o comportamento do gráfico gerado de acordo com as expectativas reais, assim como também os valores numéricos obtidos, foram muito convincentes quanto à sua veracidade com relação à uma aplicação real. O tipo de controlador eletrônico implementado foi muito bom, dadas as condições significativas de não linearidade entre as grandezas envolvidas no processo, e acima de tudo, a tradicional dificuldade no controle de sistemas algumas vezes citado na literatura competente pela expressão: controle do tipo \'bang-bang\'. Nessas condições acredita-se que esse dispositivo controlador de posição linear possa contribuir para o desenvolvimento de tecnologias de menor custo, com respeito aos sistemas tradicionais, que empregam válvulas direcionais do tipo servo ou proporcionais. |
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Controlador de posição linear hidro-pneumático.Untitled in englishControl SystemsMatlabMatlabSistemas de controleEste trabalho apresenta um estudo sobre um dispositivo controlador de posição linear de acionamento hidro-pneumático e controlado com o emprego de duas válvulas direcionais convencionais do tipo On-Off. Desenvolveu-se um modelo matemático que em seguida foi transformado num diagrama em blocos para a sua simulação numérica, usando-se os recursos disponíveis no Simulink do MatLab. Com isso conseguiu-se levantar graficamente o comportamento da pressão pneumática dentro do regime transitório, assim como obter-se a resposta no tempo desse dispositivo, adotando-se uma posição de referência desejada, e observando-se o seu desempenho tanto em termo das oscilações existentes, quanto no que se refere ao seu tempo de acomodação. Os resultados obtidos com a simulação do modelo desenvolvido, demonstraram-se bastante satisfatórios, considerando-se o comportamento do gráfico gerado de acordo com as expectativas reais, assim como também os valores numéricos obtidos, foram muito convincentes quanto à sua veracidade com relação à uma aplicação real. O tipo de controlador eletrônico implementado foi muito bom, dadas as condições significativas de não linearidade entre as grandezas envolvidas no processo, e acima de tudo, a tradicional dificuldade no controle de sistemas algumas vezes citado na literatura competente pela expressão: controle do tipo \'bang-bang\'. Nessas condições acredita-se que esse dispositivo controlador de posição linear possa contribuir para o desenvolvimento de tecnologias de menor custo, com respeito aos sistemas tradicionais, que empregam válvulas direcionais do tipo servo ou proporcionais.This work presents one study about a linear position controller operating by hydraulic and pneumatic fluids, and using electrical conventional directions valves normally denominates type On-Off. Developed a model using elements inside Simulink from MatLab software, and processing one numerical computation about this model. This results inform the evaluation about the pneumatic pressure into the air compartment, and the response time of this devise controlling the reference position like one reference, in terms the amplitude and also the accommodation time required for this equipment. The numerical and graphic results indicates good performance and the mathematical development of this model, too next of the comportment that can hope in a real application. The type of electronics controller was satisfactory, because several non-linearity finded in the mathematical equations, and de traditional difficulties normally comments in specific literature about Control Systems, when using valves designates On-Off, designates by a bang-bang controller. Probability this work has contributed for a development about new technologies with low cost using this type of directional valves, otherwise the use of the servo and proportional directional valves largement used for industrial equipment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPadovese, Linilson RodriguesJesus, Sidney Nogueira Pereira de2002-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-19012024-101322/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-19T12:19:02Zoai:teses.usp.br:tde-19012024-101322Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-19T12:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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