Vilanova Artigas: uma poética traduzida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18131/tde-21092022-162231/ |
Resumo: | A partir do juízo estético sobre a obra do arquiteto Vilanova Artigas, formulamos hipóteses sobre seu sentido, a despeito da dúvida que paira sobre se as obras de arquitetura moderna prestam-se a uma contemplação desinteressada. Tais hipóteses conduziram à reconstituição historiográfica do percurso do arquiteto através de distintas fases, Formação, Ambições Manifestas e um Impasse, O Momento Brasília e A Poética Traduzida, os quatro capítulos deste trabalho, respectivamente. Desde o início de sua carreira, Artigas buscou uma arquitetura que resolvesse as exigências de seu senso de missão cívica, de excelência técnica e de um intenso empenho autoral. Após libertar-se da influência inicial de Wright, Artigas torna-se um dos mais brilhantes nomes da arquitetura moderna brasileira, bem como líder da luta por regulamentação profissional e por um sistema de ·planejamento urbano e territorial no Brasil. Sua participação em movimentos e polêmicas culturais na arquitetura e nas artes, sua militância no PCB, o puseram de frente a uma encruzilhada da arquitetura moderna brasileira, questionada criticamente tanto na perspectiva do nacional-popular como do funcionalismo estrito propugnado pela vanguarda concretista no Brasil, em sintonia com Max Bill e Walter Gropius. Tais críticas levaram Oscar Niemeyer à célebre auto-crítica e à adoção de novos procedimentos a partir de Braslília. A reorientação de Artigas conduziu à sua obra madura, a \"arquitetura paulista\", cujos procedimentos, métodos e formas típicos, nos propuséramos a esclarecer. |
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