Recomendações aos alunos universitários que exercem a psicanálise: artifícios para se permanecer não-todo na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Beethoven Hortencio Rodrigues da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19082013-095349/
Resumo: Esta tese nasce da inquietude sofrida pelo aluno no ensino da psicanálise na universidade que precisa enfrentar em sua formação a lógica curricular que impera na academia. O objetivo principal desta tese é atribuir e analisar o lugar do aluno no ensino da psicanálise na universidade, extraindo recomendações indispensáveis ao seu percurso. Para tanto, formulou-se um caminho metodológico não muito usual. Em primeiro plano, a experiência como aluno através de diário de campo das aulas do doutorado. Em seguida, fomentou-se uma discussão sobre o ensino da psicanálise na universidade, em um grupo de estudos com alunos da universidade. A análise do material se deteve sobre os pontos em que o discurso derrapa, pontos em que algo que era afirmado como o verdadeiro se destitui. O arremate final é a construção da ficção sobre Descartes para discutir o lugar do aluno nesse ensino. As discussões teóricas e sobre os grupos permitiram a indicação de que pelo discurso da histérica é possível habitar a universidade sem se paralisar ou entrar em uma busca incessante em relação ao saber. Mas habitar sempre esse mesmo discurso também é atroz, não permite o movimento que é necessário em relação ao não querer saber
id USP_4f55fb71af6100f535feab458492d8ec
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19082013-095349
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Recomendações aos alunos universitários que exercem a psicanálise: artifícios para se permanecer não-todo na universidadeRecommendations for university students in the psychoanalysis: artifices to it remain not-all in the universityDiscoursesDiscursosJacques Lacan (1901-1981)Jacques Lacan (1901-1981)PsicanálisePsychoanalysisSigmund Freud (1856-1939)Sigmund Freud (1856-1939)UniversidadeUniversityEsta tese nasce da inquietude sofrida pelo aluno no ensino da psicanálise na universidade que precisa enfrentar em sua formação a lógica curricular que impera na academia. O objetivo principal desta tese é atribuir e analisar o lugar do aluno no ensino da psicanálise na universidade, extraindo recomendações indispensáveis ao seu percurso. Para tanto, formulou-se um caminho metodológico não muito usual. Em primeiro plano, a experiência como aluno através de diário de campo das aulas do doutorado. Em seguida, fomentou-se uma discussão sobre o ensino da psicanálise na universidade, em um grupo de estudos com alunos da universidade. A análise do material se deteve sobre os pontos em que o discurso derrapa, pontos em que algo que era afirmado como o verdadeiro se destitui. O arremate final é a construção da ficção sobre Descartes para discutir o lugar do aluno nesse ensino. As discussões teóricas e sobre os grupos permitiram a indicação de que pelo discurso da histérica é possível habitar a universidade sem se paralisar ou entrar em uma busca incessante em relação ao saber. Mas habitar sempre esse mesmo discurso também é atroz, não permite o movimento que é necessário em relação ao não querer saberThis thesis was born from the uneasiness in psychoanalysis teaching suffered by the student that has to deal with the structure of the psychology course. The main objective of this thesis is to assign and to analyze the students place at psychoanalysis teaching in the university, giving essential recommendations to its route. Therefore, an unusual methodological approach was formulated. It started with the experience of writing a journal about the doctorate classes; then a discussion on the teaching of psychoanalysis in the university was put forward, in a study group with university students. The analysis of the material stood over the points where the speech fails, points at which something previously affirmed as true turned false. The finish line is the construction of fiction about Descartes to discuss the student\'s place in education. Theoretical and groups discussions allowed the indication that through the hysterical discourse it is possible to inhabit the university without being paralyzed or led into a never-ending quest for knowledge. But always inhabiting that same discourse is also atrocious; it does not allow the movement that is required with regard to the not wanting to knowBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKupfer, Maria Cristina MachadoCosta, Beethoven Hortencio Rodrigues da2013-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19082013-095349/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-19082013-095349Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Recomendações aos alunos universitários que exercem a psicanálise: artifícios para se permanecer não-todo na universidade
Recommendations for university students in the psychoanalysis: artifices to it remain not-all in the university
title Recomendações aos alunos universitários que exercem a psicanálise: artifícios para se permanecer não-todo na universidade
spellingShingle Recomendações aos alunos universitários que exercem a psicanálise: artifícios para se permanecer não-todo na universidade
Costa, Beethoven Hortencio Rodrigues da
Discourses
Discursos
Jacques Lacan (1901-1981)
Jacques Lacan (1901-1981)
Psicanálise
Psychoanalysis
Sigmund Freud (1856-1939)
Sigmund Freud (1856-1939)
Universidade
University
title_short Recomendações aos alunos universitários que exercem a psicanálise: artifícios para se permanecer não-todo na universidade
title_full Recomendações aos alunos universitários que exercem a psicanálise: artifícios para se permanecer não-todo na universidade
title_fullStr Recomendações aos alunos universitários que exercem a psicanálise: artifícios para se permanecer não-todo na universidade
title_full_unstemmed Recomendações aos alunos universitários que exercem a psicanálise: artifícios para se permanecer não-todo na universidade
title_sort Recomendações aos alunos universitários que exercem a psicanálise: artifícios para se permanecer não-todo na universidade
author Costa, Beethoven Hortencio Rodrigues da
author_facet Costa, Beethoven Hortencio Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kupfer, Maria Cristina Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Beethoven Hortencio Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Discourses
Discursos
Jacques Lacan (1901-1981)
Jacques Lacan (1901-1981)
Psicanálise
Psychoanalysis
Sigmund Freud (1856-1939)
Sigmund Freud (1856-1939)
Universidade
University
topic Discourses
Discursos
Jacques Lacan (1901-1981)
Jacques Lacan (1901-1981)
Psicanálise
Psychoanalysis
Sigmund Freud (1856-1939)
Sigmund Freud (1856-1939)
Universidade
University
description Esta tese nasce da inquietude sofrida pelo aluno no ensino da psicanálise na universidade que precisa enfrentar em sua formação a lógica curricular que impera na academia. O objetivo principal desta tese é atribuir e analisar o lugar do aluno no ensino da psicanálise na universidade, extraindo recomendações indispensáveis ao seu percurso. Para tanto, formulou-se um caminho metodológico não muito usual. Em primeiro plano, a experiência como aluno através de diário de campo das aulas do doutorado. Em seguida, fomentou-se uma discussão sobre o ensino da psicanálise na universidade, em um grupo de estudos com alunos da universidade. A análise do material se deteve sobre os pontos em que o discurso derrapa, pontos em que algo que era afirmado como o verdadeiro se destitui. O arremate final é a construção da ficção sobre Descartes para discutir o lugar do aluno nesse ensino. As discussões teóricas e sobre os grupos permitiram a indicação de que pelo discurso da histérica é possível habitar a universidade sem se paralisar ou entrar em uma busca incessante em relação ao saber. Mas habitar sempre esse mesmo discurso também é atroz, não permite o movimento que é necessário em relação ao não querer saber
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19082013-095349/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19082013-095349/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257175774199808