Sobre a influência do \"não-epistêmico\" na prática científica de Arthur S. Eddington (1882-1944): o caso da expedição do eclipse solar de 29 de maio de 1919
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-12092022-113101/ |
Resumo: | O presente trabalho divide-se em duas vertentes. Naquilo que chamamos de vertente histórica, elencamos e buscamos compreender a influência de aspectos não-epistêmicos na prática científica do astrônomo inglês Arthur S. Eddington (1882-1944) e no estabelecimento da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Este levantamento é feito a partir do estudo da biografia do astrônomo, analisando de que forma seus trabalhos e atitudes contribuíram para esta teoria. Eddington, um já afamado cientista devido aos seus trabalhos em astrofísica estelar, acabou ganhando ainda mais notoriedade por conta de seu papel de liderança na expedição do eclipse solar de 29 de maio de 1919. Esta expedição foi a responsável por coletar as primeiras evidências experimentais do desvio gravitacional da luz, proposto pela teoria em questão. Nossa pesquisa orbita o citado episódio histórico, buscando entender como questões sociais, políticas, valores religiosos, dilemas éticos e morais, ou seja, questões que fogem do domínio epistêmico da ciência, influenciam no fazer científico. Na chamada vertente educacional, desenvolvemos narrativas histórico-didáticas nas quais a personagem e o recorte histórico em estudo, são utilizados para orientar discussões de aspectos da chamada Natureza da Ciência, além de identificar e caracterizar concepções de ciências de professores em formação. |
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Sobre a influência do \"não-epistêmico\" na prática científica de Arthur S. Eddington (1882-1944): o caso da expedição do eclipse solar de 29 de maio de 1919On the Influence of the Non - Epistemic on Arthur S. Eddingtons Scientific Practice: the case of May 29, 1919 solar eclipse expeditionArthur EddingtonArthur EddingtonEnsino de FísicaGeneral Relativity TheoryHistória e Filosofia da Ciência,Historical NarrativesHistory and Philosophy of ScienceNarrativas - HistóricasPhysics Teaching,Teoria da Relatividade GeralO presente trabalho divide-se em duas vertentes. Naquilo que chamamos de vertente histórica, elencamos e buscamos compreender a influência de aspectos não-epistêmicos na prática científica do astrônomo inglês Arthur S. Eddington (1882-1944) e no estabelecimento da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Este levantamento é feito a partir do estudo da biografia do astrônomo, analisando de que forma seus trabalhos e atitudes contribuíram para esta teoria. Eddington, um já afamado cientista devido aos seus trabalhos em astrofísica estelar, acabou ganhando ainda mais notoriedade por conta de seu papel de liderança na expedição do eclipse solar de 29 de maio de 1919. Esta expedição foi a responsável por coletar as primeiras evidências experimentais do desvio gravitacional da luz, proposto pela teoria em questão. Nossa pesquisa orbita o citado episódio histórico, buscando entender como questões sociais, políticas, valores religiosos, dilemas éticos e morais, ou seja, questões que fogem do domínio epistêmico da ciência, influenciam no fazer científico. Na chamada vertente educacional, desenvolvemos narrativas histórico-didáticas nas quais a personagem e o recorte histórico em estudo, são utilizados para orientar discussões de aspectos da chamada Natureza da Ciência, além de identificar e caracterizar concepções de ciências de professores em formação.This work is divided into two dimensions. In what we call the historical dimension, we list and seek to understand the influence of non-epistemic aspects in the scientific practice of the English astronomer Arthur S. Eddington (1882-1944) and in the establishment of Albert Einsteins General Theory of Relativity. This survey is based on the study of the astronomers biography, analyzing how his work and attitudes contributed to this theory. Eddington, an already renowned scientist due to his work in stellar astrophysics, ended up gaining even more notoriety due to his leading role in the expedition of the solar eclipse of May 29, 1919. This expedition was responsible for collecting the first experimental evidence of the gravitational deviation of light, proposed by the theory in question. Our research orbits the aforementioned historical episode, seeking to understand how social, political, religious values, ethical and moral dilemmas, that is, issues that fall outside the epistemic domain of science, influence scientific practice. In the so-called educational dimension, we developed didactic-historical narratives in which the character and the historical background under study are used to guide discussions of the so-called Nature of Science, in addition to identifying and characterizing conceptions of science of pre-service teachers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZanetic, JoaoDomingos, Fernando Luiz de Lima2022-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-12092022-113101/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-13T15:58:01Zoai:teses.usp.br:tde-12092022-113101Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-13T15:58:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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