A cor como espelho da sociedade e da cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carla Patrícia de Araujo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-19082013-111907/
Resumo: Com base em um referencial teórico que incluiu a história da arte e do design, a semiótica e estu-dos da cor na cultura, esta tese defende a ideia de cor como linguagem e construção cultural, observando seu uso em diferentes sistemas de significação, no design e, especialmente, no design de embalagens. O trabalho parte da evolução da linguagem visual da embalagem, observada en-tre o final do século XIX e o início do século XXI, expondo as mudanças ocorridas no design como expressão dos diferentes momentos da sociedade e da cultura visual ocidental, e resgatando a importância histórica das cores para a comunicação. Num segundo momento revisam-se funda-mentos da semiótica, transpondo-os para a abordagem da cor como signo e para a investigação da linguagem cromática como um sistema. Para explicitar os princípios estruturais dessa lingua-gem, os significados atribuídos às cores e aos atributos cromáticos são revisados por meio de pesquisa bibliográfica. Através de estudo empírico, esta tese examina a linguagem cromática do design de embalagens contemporâneo, a partir de um corpus de embalagens de alimentos co-mercializados no Brasil. Os resultados mostraram que o sistema de significados da cor no design de embalagens se apoia tanto nos campos associativos gerados pelos atributos de matiz, clarida-de e saturação das cores, quanto nas oposições cromáticas e semânticas que tais características criam. A abordagem do estudo foi além da análise estrutural, envolvendo simultaneamente aspec-tos sintáticos, semânticos e pragmáticos da cor, buscando explicitar sua utilização como instru-mento para a difusão de ideias e valores. Foi observado que as cores assumem funções visuais, icônicas, indiciais e simbólicas na comunicação da embalagem. No nível simbólico, os sentidos mais frequentes assumidos pelas cores corresponderam a diferentes discursos que orientam as práticas alimentares contemporâneas. A pesquisa mostrou que o design dialoga com outros sis-temas de significação e resgata, difunde e reelabora o simbolismo das cores para construir ima-gens de qualidade, pureza, bem-estar, saúde, ecologia e feminilidade, entre outras, refletindo concepções ideológicas e culturais que têm lugar na vida contemporânea.
id USP_50f847ec43d2919781f0899a19ae0230
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19082013-111907
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A cor como espelho da sociedade e da culturaColor as a mirror of society and culture: a study on the chromatic system of food packagingColor (symbology culture)Cor (simbologia cultura)Design (de-sign gráfico design e cultura)Design (graphic design - design and culture)Design (society history)Design e sociedadeEmbalagens (comunicação visual história)Packaging (visual communication)SemióticaSemioticsCom base em um referencial teórico que incluiu a história da arte e do design, a semiótica e estu-dos da cor na cultura, esta tese defende a ideia de cor como linguagem e construção cultural, observando seu uso em diferentes sistemas de significação, no design e, especialmente, no design de embalagens. O trabalho parte da evolução da linguagem visual da embalagem, observada en-tre o final do século XIX e o início do século XXI, expondo as mudanças ocorridas no design como expressão dos diferentes momentos da sociedade e da cultura visual ocidental, e resgatando a importância histórica das cores para a comunicação. Num segundo momento revisam-se funda-mentos da semiótica, transpondo-os para a abordagem da cor como signo e para a investigação da linguagem cromática como um sistema. Para explicitar os princípios estruturais dessa lingua-gem, os significados atribuídos às cores e aos atributos cromáticos são revisados por meio de pesquisa bibliográfica. Através de estudo empírico, esta tese examina a linguagem cromática do design de embalagens contemporâneo, a partir de um corpus de embalagens de alimentos co-mercializados no Brasil. Os resultados mostraram que o sistema de significados da cor no design de embalagens se apoia tanto nos campos associativos gerados pelos atributos de matiz, clarida-de e saturação das cores, quanto nas oposições cromáticas e semânticas que tais características criam. A abordagem do estudo foi além da análise estrutural, envolvendo simultaneamente aspec-tos sintáticos, semânticos e pragmáticos da cor, buscando explicitar sua utilização como instru-mento para a difusão de ideias e valores. Foi observado que as cores assumem funções visuais, icônicas, indiciais e simbólicas na comunicação da embalagem. No nível simbólico, os sentidos mais frequentes assumidos pelas cores corresponderam a diferentes discursos que orientam as práticas alimentares contemporâneas. A pesquisa mostrou que o design dialoga com outros sis-temas de significação e resgata, difunde e reelabora o simbolismo das cores para construir ima-gens de qualidade, pureza, bem-estar, saúde, ecologia e feminilidade, entre outras, refletindo concepções ideológicas e culturais que têm lugar na vida contemporânea.Based on a theoretical referential which included art and design history, semiotics and cultural studies of color, this thesis supports the idea of color as language and cultural construction, observing its use in different systems of signification, in design and, particularly, in packaging design. The work starts from the evolution of visual language of packaging, observed between late 19th century and early 21st century, showing the changes occurred in design as an expression of the different moments of western society and visual culture, and bringing back the historical importance of colors in communication. Secondly, the work reviews the fundamentals of semiotics, transposing them to the approach of the color as a sign, and to the investigation of color language as a system. In order to explain the structural principles of this language, the meanings of colors and chromatic attributes are reviewed through bibliographical research. Through an empirical study, this thesis examines the chromatic language of contemporary packaging design, from a corpus of food packaging commercialized in Brazil. The results showed that the system of significations of color in packaging design leans both on the associative fields generated by the attributes of color -- hue, brightness and saturation -- and on the chromatic and semantic oppositions that such characteristics create. The study approach went beyond the structural analysis, involving simultaneously syntactic, semantic and pragmatic aspects of color, trying to explain its use as a tool for the diffusion of ideas and values. It was observed that the colors assume visual, iconic, indexical and symbolic functions in the packaging communication. In the symbolic level, the most frequent senses assumed by the colors corresponded to different discourses which guide the contemporary food practices. The research showed that design communicates with other systems of signification and rescues, spreads out and reconstructs the color symbolism to construct images of quality, pureness, welfare, health, ecology and femininity, among others, reflecting ideological and cultural conceptions which have their place in contemporary life.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMinami, IssaoPereira, Carla Patrícia de Araujo2012-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-19082013-111907/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-19082013-111907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A cor como espelho da sociedade e da cultura
Color as a mirror of society and culture: a study on the chromatic system of food packaging
title A cor como espelho da sociedade e da cultura
spellingShingle A cor como espelho da sociedade e da cultura
Pereira, Carla Patrícia de Araujo
Color (symbology culture)
Cor (simbologia cultura)
Design (de-sign gráfico design e cultura)
Design (graphic design - design and culture)
Design (society history)
Design e sociedade
Embalagens (comunicação visual história)
Packaging (visual communication)
Semiótica
Semiotics
title_short A cor como espelho da sociedade e da cultura
title_full A cor como espelho da sociedade e da cultura
title_fullStr A cor como espelho da sociedade e da cultura
title_full_unstemmed A cor como espelho da sociedade e da cultura
title_sort A cor como espelho da sociedade e da cultura
author Pereira, Carla Patrícia de Araujo
author_facet Pereira, Carla Patrícia de Araujo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Minami, Issao
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Carla Patrícia de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Color (symbology culture)
Cor (simbologia cultura)
Design (de-sign gráfico design e cultura)
Design (graphic design - design and culture)
Design (society history)
Design e sociedade
Embalagens (comunicação visual história)
Packaging (visual communication)
Semiótica
Semiotics
topic Color (symbology culture)
Cor (simbologia cultura)
Design (de-sign gráfico design e cultura)
Design (graphic design - design and culture)
Design (society history)
Design e sociedade
Embalagens (comunicação visual história)
Packaging (visual communication)
Semiótica
Semiotics
description Com base em um referencial teórico que incluiu a história da arte e do design, a semiótica e estu-dos da cor na cultura, esta tese defende a ideia de cor como linguagem e construção cultural, observando seu uso em diferentes sistemas de significação, no design e, especialmente, no design de embalagens. O trabalho parte da evolução da linguagem visual da embalagem, observada en-tre o final do século XIX e o início do século XXI, expondo as mudanças ocorridas no design como expressão dos diferentes momentos da sociedade e da cultura visual ocidental, e resgatando a importância histórica das cores para a comunicação. Num segundo momento revisam-se funda-mentos da semiótica, transpondo-os para a abordagem da cor como signo e para a investigação da linguagem cromática como um sistema. Para explicitar os princípios estruturais dessa lingua-gem, os significados atribuídos às cores e aos atributos cromáticos são revisados por meio de pesquisa bibliográfica. Através de estudo empírico, esta tese examina a linguagem cromática do design de embalagens contemporâneo, a partir de um corpus de embalagens de alimentos co-mercializados no Brasil. Os resultados mostraram que o sistema de significados da cor no design de embalagens se apoia tanto nos campos associativos gerados pelos atributos de matiz, clarida-de e saturação das cores, quanto nas oposições cromáticas e semânticas que tais características criam. A abordagem do estudo foi além da análise estrutural, envolvendo simultaneamente aspec-tos sintáticos, semânticos e pragmáticos da cor, buscando explicitar sua utilização como instru-mento para a difusão de ideias e valores. Foi observado que as cores assumem funções visuais, icônicas, indiciais e simbólicas na comunicação da embalagem. No nível simbólico, os sentidos mais frequentes assumidos pelas cores corresponderam a diferentes discursos que orientam as práticas alimentares contemporâneas. A pesquisa mostrou que o design dialoga com outros sis-temas de significação e resgata, difunde e reelabora o simbolismo das cores para construir ima-gens de qualidade, pureza, bem-estar, saúde, ecologia e feminilidade, entre outras, refletindo concepções ideológicas e culturais que têm lugar na vida contemporânea.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-19082013-111907/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-19082013-111907/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257175780491264