Por que os brasileiros não confiam em partidos políticos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzari, Eduardo Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-25112016-134150/
Resumo: Esta pesquisa visa fornecer uma explicação para o quadro de ampla desconfiança em partidos políticos no Brasil. Mobilizando modelos culturalistas e racionalistas para entender esse fenômeno, o trabalho se inicia com uma discussão teórica sobre o lugar da desconfiança numa democracia representativa, passando para o debate pormenorizado de como a literatura tentou tratar do objeto dessa dissertação, nacional e internacionalmente. Por sua vez, os capítulos empíricos, fundamentados sobre testes de qui-quadrado, análises de correspondência e regressões logísticas ordinais, revelam os efeitos assimétricos das principais variáveis elencadas pela literatura, em que seu efeito negativo sobre a desconfiança é maior do que seu efeito positivo sobre a confiança. Argumenta-se que o quadro ilustra a consolidação de uma cultura de desconfiança em partidos políticos no Brasil, com consequências e importância incertas atualmente para a compreensão da intrincada relação entre partidos políticos e sociedade civil.
id USP_50fcb08837293df897614fb520efdddf
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25112016-134150
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Por que os brasileiros não confiam em partidos políticos?Why Brazilians do not trust in Political Parties?BrasilBrazilDesconfiançaDistrustPartidos políticosPolitical partiesEsta pesquisa visa fornecer uma explicação para o quadro de ampla desconfiança em partidos políticos no Brasil. Mobilizando modelos culturalistas e racionalistas para entender esse fenômeno, o trabalho se inicia com uma discussão teórica sobre o lugar da desconfiança numa democracia representativa, passando para o debate pormenorizado de como a literatura tentou tratar do objeto dessa dissertação, nacional e internacionalmente. Por sua vez, os capítulos empíricos, fundamentados sobre testes de qui-quadrado, análises de correspondência e regressões logísticas ordinais, revelam os efeitos assimétricos das principais variáveis elencadas pela literatura, em que seu efeito negativo sobre a desconfiança é maior do que seu efeito positivo sobre a confiança. Argumenta-se que o quadro ilustra a consolidação de uma cultura de desconfiança em partidos políticos no Brasil, com consequências e importância incertas atualmente para a compreensão da intrincada relação entre partidos políticos e sociedade civil.This research aims to provide an explanation to the broad distrust in political parties in Brazil. Using culturalist and racionalist models to assess this phenomenon, this work starts with a theoretical discussion about the place that distrust has in a representative democracy, going through a detailed discussion on how the literature tried to study this dissertations object, nationally and internationally. The empirical chapters, grounded in chi-square tests, correspondence analysis, and ordinal logistic regressions, reveal asymmetric effects from the main variables brought out by the literature, where its negative effects on distrust are bigger than its positive effects on trust in political parties. It is argued that this scenario illustrates the consolidation of a culture of distrust in political parties in Brazil, with unknown consequences and importance for the comprehension of the intricate relation between political parties and civil society.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoises, Jose AlvaroLazzari, Eduardo Alves2016-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-25112016-134150/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:29Zoai:teses.usp.br:tde-25112016-134150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por que os brasileiros não confiam em partidos políticos?
Why Brazilians do not trust in Political Parties?
title Por que os brasileiros não confiam em partidos políticos?
spellingShingle Por que os brasileiros não confiam em partidos políticos?
Lazzari, Eduardo Alves
Brasil
Brazil
Desconfiança
Distrust
Partidos políticos
Political parties
title_short Por que os brasileiros não confiam em partidos políticos?
title_full Por que os brasileiros não confiam em partidos políticos?
title_fullStr Por que os brasileiros não confiam em partidos políticos?
title_full_unstemmed Por que os brasileiros não confiam em partidos políticos?
title_sort Por que os brasileiros não confiam em partidos políticos?
author Lazzari, Eduardo Alves
author_facet Lazzari, Eduardo Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moises, Jose Alvaro
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzari, Eduardo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil
Brazil
Desconfiança
Distrust
Partidos políticos
Political parties
topic Brasil
Brazil
Desconfiança
Distrust
Partidos políticos
Political parties
description Esta pesquisa visa fornecer uma explicação para o quadro de ampla desconfiança em partidos políticos no Brasil. Mobilizando modelos culturalistas e racionalistas para entender esse fenômeno, o trabalho se inicia com uma discussão teórica sobre o lugar da desconfiança numa democracia representativa, passando para o debate pormenorizado de como a literatura tentou tratar do objeto dessa dissertação, nacional e internacionalmente. Por sua vez, os capítulos empíricos, fundamentados sobre testes de qui-quadrado, análises de correspondência e regressões logísticas ordinais, revelam os efeitos assimétricos das principais variáveis elencadas pela literatura, em que seu efeito negativo sobre a desconfiança é maior do que seu efeito positivo sobre a confiança. Argumenta-se que o quadro ilustra a consolidação de uma cultura de desconfiança em partidos políticos no Brasil, com consequências e importância incertas atualmente para a compreensão da intrincada relação entre partidos políticos e sociedade civil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-25112016-134150/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-25112016-134150/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257346607153152