Ficção científica com a primeira infância: o papel da imaginação para aprender ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatiana Pereira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-25082022-111255/
Resumo: Este estudo tem o objetivo de investigar a relação das crianças com a imaginação e a ciência na fase final da primeira infância, delimitando como cenário interações estabelecidas com as narrativas de ficção científica. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo intervenção. Para a constituição dos dados realizou-se um estudo de caso em uma turma de uma escola municipal de educação infantil com 35 crianças de idade entre 5 e 6 anos, durante um semestre escolar. Para responder ao nosso objetivo buscamos compreender como a imaginação contribui para as discussões de temáticas da ciência com crianças na primeira infância, concretizadas por intervenções com base nas narrativas de ficção científica. Foram realizadas três intervenções centrais, projetadas e baseadas em adaptações de histórias de ficção científica, com duração aproximada de 90 minutos. Embora a imaginação seja um elemento vinculado com a brincadeira e, por vezes, mencionado na educação infantil, o trabalho com ela atrelado à educação científica produz alguns desafios e indagações. Tomando como princípio a concepção de imaginação da teoria histórico-cultural de Vygotsky, a compreensão da infância sob a perspectiva da Sociologia da Infância, e os estudos sobre a educação científica para a primeira infância, utilizamos três categorias com os núcleos temáticos: (1) interação entre os pares, (2) envolvimento com a imaginação e (3) relacionamento com a ciência. Este estudo compreendeu que as histórias de ficção científica se estabelecem como uma narrativa da ciência e permitem o envolvimento com a imaginação, uma vez que as crianças se expressam imaginativamente e demonstram ciclos completos da atividade criadora. Especificamente uma proposta interventiva com características de contação animada estão no nível de expressão e atuação das culturas de pares infantis, portanto, argumenta-se que a abordagem de temáticas científicas neste contexto permite o envolvimento das crianças na perspectiva da iniciação ao contato com processos de educação em ciência de forma anterior e partilhada às habilidades específicas do pensamento científico.
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Para responder ao nosso objetivo buscamos compreender como a imaginação contribui para as discussões de temáticas da ciência com crianças na primeira infância, concretizadas por intervenções com base nas narrativas de ficção científica. Foram realizadas três intervenções centrais, projetadas e baseadas em adaptações de histórias de ficção científica, com duração aproximada de 90 minutos. Embora a imaginação seja um elemento vinculado com a brincadeira e, por vezes, mencionado na educação infantil, o trabalho com ela atrelado à educação científica produz alguns desafios e indagações. Tomando como princípio a concepção de imaginação da teoria histórico-cultural de Vygotsky, a compreensão da infância sob a perspectiva da Sociologia da Infância, e os estudos sobre a educação científica para a primeira infância, utilizamos três categorias com os núcleos temáticos: (1) interação entre os pares, (2) envolvimento com a imaginação e (3) relacionamento com a ciência. Este estudo compreendeu que as histórias de ficção científica se estabelecem como uma narrativa da ciência e permitem o envolvimento com a imaginação, uma vez que as crianças se expressam imaginativamente e demonstram ciclos completos da atividade criadora. Especificamente uma proposta interventiva com características de contação animada estão no nível de expressão e atuação das culturas de pares infantis, portanto, argumenta-se que a abordagem de temáticas científicas neste contexto permite o envolvimento das crianças na perspectiva da iniciação ao contato com processos de educação em ciência de forma anterior e partilhada às habilidades específicas do pensamento científico.This study aims to investigate children\'s relationship with imagination and science in the last stage of early childhood, in a scenario of interactions established with science fiction narratives. The approach of the research is qualitative intervention. For the constitution of the data, a case study was carried out in a class of a public school of early childhood education with 35 children aged between 5 and 6 years, during a school semester. To respond to our purpose, we seek to understand how the imagination contributes to discussions of science topics with children in early childhood, materialized by interventions based on science fiction narratives. Three central interventions were accomplished, designed and based on adaptations of science fiction stories, lasting approximately 90 minutes. Although imagination is an element linked to play and is sometimes mentioned in early childhood education, working with it associated to scientific education produces some challenges and questions. Taking as a principle the conception of imagination from Vygotsky\'s cultural-historical theory, the understanding of childhood from the perspective of the Sociology of Childhood, and the studies on scientific education for early childhood, we use three categories with the thematic centers: (1) peer interaction, (2) engagement with imagination, and (3) relationship with science. This study found that science fiction stories establish themselves as a science narrative and allow imaginative engagement as children express themselves imaginatively and demonstrate complete cycles of creative activity. Specifically, an intervention proposal with animated storytelling characteristics is at the level of expression and performance of children\'s peer cultures, therefore, it is argued that the approach of scientific themes in this context allows the involvement of children in the perspective of initiation to contact with education processes in science in an earlier and shared way to the specific skills of scientific thinking.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPiassi, Luis Paulo de CarvalhoSilva, Tatiana Pereira da2022-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-25082022-111255/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-25T23:17:17Zoai:teses.usp.br:tde-25082022-111255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-25T23:17:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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