Avaliação do neurocomportamento de recém-nascidos pré-termos tardios e do papel dos profissionais de reabilitação nas unidades de terapia intensiva neonatal canadenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nery, Pâmela Borges
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17144/tde-10092015-091650/
Resumo: Nas últimas semanas gestacionais ocorrem importantes alterações na atividade cerebral, tornando-se relevante monitorar o desenvolvimento neurológico de recém-nascidos pré-termos tardios (RNPT-T). Além disso, com os avanços nas unidades de terapia intensiva neonatais (UTIN) os profissionais de reabilitação, fisioterapeutas (FT), terapeutas ocupacionais (TO) e fonoaudiólogos (FG), são considerados integrantes fundamentais na equipe multidisciplinar. Objetivo: (1) avaliar o estado neurocomportamental de recém-nascidos (RNs) de 36 a 36 semanas e 6 dias de idade gestacional (IG) e de 37 a 37 semanas e 6 dias de IG; (2) examinar o papel atual dos profissionais de reabilitação (FT, TO e FG) nas UTINs canadenses e comparar com os dados de um survey de 15 anos atrás. Método: (1) Trata-se de um estudo de corte transversal. A amostra foi definida por conveniência e constitui-se de 20 RNs, sendo 8 RNPT-Ts e 12 recém-nascidos a termo (RNT), de ambos os sexos, internados no Alojamento Conjunto do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Foi realizada uma avaliação do desenvolvimento neurocomportamental através da Neurobehavioral Assessment Preterm Infant (NAPI), em que os bebês foram avaliados em uma sequência invariável nos sete domínios da escala: sinal do cachecol, desenvolvimento motor/vigor, ângulo poplíteo, alerta e orientação, irritabilidade, qualidade do choro e percentual adormecido. Foi realizada uma análise descritiva dos dados. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para a comparação dos escores entre os RNPT-T e RNT e comparação entre o gênero e o teste-t de Student para duas amostras independentes foi utilizado para a comparação do grupo de RNPT-T com três estudos nacionais envolvendo o NAPI. (2) Trata-se de um survey do tipo entrevista, via telefone no qual foi conduzido em todas as UTINs canadenses que integram a Canadian Neonatal Network. Um total de 42 questionários foi completado proveniente de 31 instituições de saúde canadenses. Foram realizadas uma análise descritiva das variáveis e a comparação dos dados com o survey realizado há 15 anos.O teste Exato de Fisher foi utilizado para investigar a relação entre a disponibilidade do profissional de reabilitação e o tipo de intervenção por ele conduzida. Em ambos os estudos foi adotado o valor de p 0,05. Resultados: (1) Não houve diferença significativa entre os escores do NAPI comparados entre os grupos RNPT-T e RNT. Houve diferença significativa entre o grupo de RNPT-T com os outros três estudos, em todos os domínios da escala NAPI. (2) Pelo menos um profissional de reabilitação oferece serviço em hospitais pediátrico, adulto e geral. Os profissionais participam de grupos para promover a educação do processo do cuidado, principalmente para os membros da equipe multidisciplinar das unidades e para os pais e familiares dos RNs. Além disso, estão envolvidos com discussão de caso, processo de tomada de decisão, planejamento da alta hospitalar e referenciam RNs para outros serviços. Em relação às intervenções, splinting e amamentação, foram identificadas como sendo atividades realizadas mais por TO, sendo que fisioterapia respiratória e exercícios que englobam amplitude de movimento são realizados mais por FT. Conclusão: (1) Não há diferenças entre o grupo RNPT-T e RNT em relação ao desenvolvimento neurocomportamental na amostra estudada. Os RNPT-Ts demonstram-se mais acordados e ativos durante a avaliação, entretanto, com baixo estado de alerta e orientação, sugerindo que atenção em fatores ambientais e ações no cuidado do RNPT-T na unidade de alojamento conjunto devem ser investigadas. (2) Ao longo da última década, as mudanças no papel dos profissionais de reabilitação evidenciaram maior participação com a equipe multidisciplinar, colaboração nas discussões e planejamento das atividades nas unidades, educação continuada e maior tempo despendido no cuidado com os RNs nas UTINs.
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Objetivo: (1) avaliar o estado neurocomportamental de recém-nascidos (RNs) de 36 a 36 semanas e 6 dias de idade gestacional (IG) e de 37 a 37 semanas e 6 dias de IG; (2) examinar o papel atual dos profissionais de reabilitação (FT, TO e FG) nas UTINs canadenses e comparar com os dados de um survey de 15 anos atrás. Método: (1) Trata-se de um estudo de corte transversal. A amostra foi definida por conveniência e constitui-se de 20 RNs, sendo 8 RNPT-Ts e 12 recém-nascidos a termo (RNT), de ambos os sexos, internados no Alojamento Conjunto do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Foi realizada uma avaliação do desenvolvimento neurocomportamental através da Neurobehavioral Assessment Preterm Infant (NAPI), em que os bebês foram avaliados em uma sequência invariável nos sete domínios da escala: sinal do cachecol, desenvolvimento motor/vigor, ângulo poplíteo, alerta e orientação, irritabilidade, qualidade do choro e percentual adormecido. Foi realizada uma análise descritiva dos dados. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para a comparação dos escores entre os RNPT-T e RNT e comparação entre o gênero e o teste-t de Student para duas amostras independentes foi utilizado para a comparação do grupo de RNPT-T com três estudos nacionais envolvendo o NAPI. (2) Trata-se de um survey do tipo entrevista, via telefone no qual foi conduzido em todas as UTINs canadenses que integram a Canadian Neonatal Network. Um total de 42 questionários foi completado proveniente de 31 instituições de saúde canadenses. Foram realizadas uma análise descritiva das variáveis e a comparação dos dados com o survey realizado há 15 anos.O teste Exato de Fisher foi utilizado para investigar a relação entre a disponibilidade do profissional de reabilitação e o tipo de intervenção por ele conduzida. Em ambos os estudos foi adotado o valor de p 0,05. Resultados: (1) Não houve diferença significativa entre os escores do NAPI comparados entre os grupos RNPT-T e RNT. Houve diferença significativa entre o grupo de RNPT-T com os outros três estudos, em todos os domínios da escala NAPI. (2) Pelo menos um profissional de reabilitação oferece serviço em hospitais pediátrico, adulto e geral. Os profissionais participam de grupos para promover a educação do processo do cuidado, principalmente para os membros da equipe multidisciplinar das unidades e para os pais e familiares dos RNs. Além disso, estão envolvidos com discussão de caso, processo de tomada de decisão, planejamento da alta hospitalar e referenciam RNs para outros serviços. Em relação às intervenções, splinting e amamentação, foram identificadas como sendo atividades realizadas mais por TO, sendo que fisioterapia respiratória e exercícios que englobam amplitude de movimento são realizados mais por FT. Conclusão: (1) Não há diferenças entre o grupo RNPT-T e RNT em relação ao desenvolvimento neurocomportamental na amostra estudada. Os RNPT-Ts demonstram-se mais acordados e ativos durante a avaliação, entretanto, com baixo estado de alerta e orientação, sugerindo que atenção em fatores ambientais e ações no cuidado do RNPT-T na unidade de alojamento conjunto devem ser investigadas. (2) Ao longo da última década, as mudanças no papel dos profissionais de reabilitação evidenciaram maior participação com a equipe multidisciplinar, colaboração nas discussões e planejamento das atividades nas unidades, educação continuada e maior tempo despendido no cuidado com os RNs nas UTINs.Neonatal neurobehavioral examinations describe newborns behavioral repertoire and observable responses to environmental stimulus and in the neonatal intensive care unit (NICU), rehabilitation specialists are considered an integral part of the multidisciplinary team. New approaches to rehabilitation practice have evolved to promote child health and developmental outcomes. Aim: This study aimed (1) to evaluate the neurobehavioral of healthy late preterm (LP) and full-term infants (FTI) using Neonatal Neurobehavioral Assessment Preterm Infant (NAPI). (2) To describe the current roles in the NICU of the occupational therapist (OT), physical therapist (PT) and speech language pathologist (SLP) in Canadian NICU and compared to these roles documented 15 years ago. Method: (1) In this cross-sectional study, 20 babies were assessed. Eight infants born with 36 weeks gestational age (GA) and 6 days late preterm group (LPG) 12 infants born with 37 weeks GA and 6 days the full-term infants (FTI) in a tertiary health care institution of São Paulo state, Brazil were assessed 24 hour after birth, using NAPI. The infants were assessed in seven clusters of NAPI: scarf sign, motor development and vigor, popliteal angle, alertness and orientation, irritability, cry quality and percent asleep ratings. A descriptive analysis was conducted and Mann-Whitney test was used for comparison between groups and Students t test for two independent sample was conducted for comparison with three Brazilian studies. (2) In total, 42 questionnaires were completed from rehabilitation departments in 31 Canadian health care institutions. A descriptive analysis was conducted and The Fisher Exact Test was conducted to investigate the relationship between availability of rehabilitation specialist and type of intervention. In both studies the p value was 0,05. Results: (1) There was no statistical difference between LPG and FTI groups. The infants of LPG group were more awake during the NAPI exam, although with lower alertness and orientation score. (2) Results demonstrate that all have some rehabilitation coverage and they provide service in pediatric, general and adult hospitals. All therapists provide education to staff and to families. Typically therapists are involved with case discussion, decision-making, referrals to other services and discharge planning. Splinting and feeding were most often carried out by OT whereas chest physiotherapy and range of motion (ROM) were predominantly accomplished by PT. Conclusion: (1) The comparison between LPG and FTI showed no statistical difference. New strategies in terms of care must be stimulated in the unit of data collect to promote best practice in late preterm infants. (2) Changes to the role of rehabilitation specialists over the last decade were perceived as participation with the NICU team, education and training, collaboration and discussion and modifications/interventions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCamelo Junior, Jose SimonNery, Pâmela Borges2015-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17144/tde-10092015-091650/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-10092015-091650Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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