A figuração da elite em Azul e dura, de Beatriz Bracher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge Luis Teixeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-11122015-133624
Resumo: A presente dissertação consiste em uma tentativa de apreender a figuração da elite a partir do ponto de vista que organiza o romance Azul e dura, de Beatriz Bracher. Procuramos determinar a especificidade do olhar da narradora-protagonista em sua relação com o contexto histórico e social contemporâneo com o intuito de definir de que maneira esse olhar capta aspectos significativos da experiência histórica atual. A hipótese que orienta a análise é a de que o romance escrito a partir do ponto de vista de um representante da mais alta elite, e calcado em seu percurso de sofrimento psíquico-social, produz o efeito de cooptação do leitor. Tentamos investigar os limites da formalização que, ao não alcançar o distanciamento, convida o leitor a se colar ao ponto de vista da narradora marcado pelo sentimento de impotência social e pela acomodação ao estado de coisas vigente.
id USP_51a09f14a49b1fd270c13bb6f32c41b8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11122015-133624
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A figuração da elite em Azul e dura, de Beatriz Bracher The figuration of the elite in Azul e dura, by Beatriz Bracher 2015-08-24Edu Teruki OtsukaAna Paula Sá e Souza PachecoAntônio Marcos Vieira SanseverinoJorge Luis TeixeiraUniversidade de São PauloLetras (Teoria Literária e Literatura Comparada)USPBR Análise formal Beatriz Bracher Beatriz Bracher Dinâmica sócio-histórica Formal analysis Novel Representação da elite Representation of the elite Romance Sociohistorical dynamics A presente dissertação consiste em uma tentativa de apreender a figuração da elite a partir do ponto de vista que organiza o romance Azul e dura, de Beatriz Bracher. Procuramos determinar a especificidade do olhar da narradora-protagonista em sua relação com o contexto histórico e social contemporâneo com o intuito de definir de que maneira esse olhar capta aspectos significativos da experiência histórica atual. A hipótese que orienta a análise é a de que o romance escrito a partir do ponto de vista de um representante da mais alta elite, e calcado em seu percurso de sofrimento psíquico-social, produz o efeito de cooptação do leitor. Tentamos investigar os limites da formalização que, ao não alcançar o distanciamento, convida o leitor a se colar ao ponto de vista da narradora marcado pelo sentimento de impotência social e pela acomodação ao estado de coisas vigente. The dissertation that follows aims at analyzing the figuration of the elite from the point of view that organizes the novel Azul e dura, by Beatriz Bracher. We seek to determine the specificity of the perspective of the narrator, who is the protagonist of the narrative, in its relation to the social and economical contemporary context, in order to demonstrate how the point of view of the narrative grasps relevant aspects of the current historical experience. Our hypothesis is that the novel written from the perspective of a representative of our highest elite, and centered in her trajectory of social and psychic suffering, produces the effect of co-optation of the reader. We tried to investigate the limits of the formalization that, without achieving distancing effect, invites the reader to partake the narrators viewpoint characterized by the feeling of social impotence and conformism to the current state of things. https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-11122015-133624info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:44:44Zoai:teses.usp.br:tde-11122015-133624Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:31:30.189009Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A figuração da elite em Azul e dura, de Beatriz Bracher
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The figuration of the elite in Azul e dura, by Beatriz Bracher
title A figuração da elite em Azul e dura, de Beatriz Bracher
spellingShingle A figuração da elite em Azul e dura, de Beatriz Bracher
Jorge Luis Teixeira
title_short A figuração da elite em Azul e dura, de Beatriz Bracher
title_full A figuração da elite em Azul e dura, de Beatriz Bracher
title_fullStr A figuração da elite em Azul e dura, de Beatriz Bracher
title_full_unstemmed A figuração da elite em Azul e dura, de Beatriz Bracher
title_sort A figuração da elite em Azul e dura, de Beatriz Bracher
author Jorge Luis Teixeira
author_facet Jorge Luis Teixeira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Edu Teruki Otsuka
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Paula Sá e Souza Pacheco
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antônio Marcos Vieira Sanseverino
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge Luis Teixeira
contributor_str_mv Edu Teruki Otsuka
Ana Paula Sá e Souza Pacheco
Antônio Marcos Vieira Sanseverino
description A presente dissertação consiste em uma tentativa de apreender a figuração da elite a partir do ponto de vista que organiza o romance Azul e dura, de Beatriz Bracher. Procuramos determinar a especificidade do olhar da narradora-protagonista em sua relação com o contexto histórico e social contemporâneo com o intuito de definir de que maneira esse olhar capta aspectos significativos da experiência histórica atual. A hipótese que orienta a análise é a de que o romance escrito a partir do ponto de vista de um representante da mais alta elite, e calcado em seu percurso de sofrimento psíquico-social, produz o efeito de cooptação do leitor. Tentamos investigar os limites da formalização que, ao não alcançar o distanciamento, convida o leitor a se colar ao ponto de vista da narradora marcado pelo sentimento de impotência social e pela acomodação ao estado de coisas vigente.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-11122015-133624
url https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-11122015-133624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502668409896960