Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Niltônio Carrijo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-22082022-163537/
Resumo: O ensino, associado à cultura e aos saberes culturalmente acumulados, constitui um dos grandes desafios da escola brasileira contemporânea, condição que se estende ao ensino de Química, sua significância e aplicabilidade no dia a dia do aluno. Este estudo objetiva analisar as experiências vivenciadas pelos alunos da terceira série do Ensino Médio, a partir das experiências vivenciadas na Feira de Ciências, organizada a partir dos costumes e da cultura da Comunidade Quilombola do Cedro, na cidade de Mineiros, em Goiás. Pesquisa qualitativa, centrada na valorização dos saberes culturais da Comunidade Quilombola do Cedro, desenvolvida no espaço escolar e nas discussões em sala de aula e visitas externas, envolvendo alunos, professores, coordenadores da área de Ciências da Natureza (Biologia e Química) e membros da Comunidade Quilombola do Cedro. As análises e discussões, realizadas à luz da literatura consultada, indicaram incorporação e contribuições do multiculturalismo para o ensino de química orgânica, valorizando os saberes quilombolas sobre plantas medicinais do cerrado, na perspectiva da Alfabetização Científica e das ideias basilares do ensino CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).
id USP_51c59f324f57ec89b82f7a4cca85b4bf
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22082022-163537
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciênciasQuilombola culture rescue on medicinal plants of the cerrado in Organic Chemistry teaching and at a science fairCultura QuilombolaEnsino de Química OrgânicaFeira de ciênciasMedicinal plantsOrganic Chemistry teachingPlantas medicinaisQuilombola cultureScience fairO ensino, associado à cultura e aos saberes culturalmente acumulados, constitui um dos grandes desafios da escola brasileira contemporânea, condição que se estende ao ensino de Química, sua significância e aplicabilidade no dia a dia do aluno. Este estudo objetiva analisar as experiências vivenciadas pelos alunos da terceira série do Ensino Médio, a partir das experiências vivenciadas na Feira de Ciências, organizada a partir dos costumes e da cultura da Comunidade Quilombola do Cedro, na cidade de Mineiros, em Goiás. Pesquisa qualitativa, centrada na valorização dos saberes culturais da Comunidade Quilombola do Cedro, desenvolvida no espaço escolar e nas discussões em sala de aula e visitas externas, envolvendo alunos, professores, coordenadores da área de Ciências da Natureza (Biologia e Química) e membros da Comunidade Quilombola do Cedro. As análises e discussões, realizadas à luz da literatura consultada, indicaram incorporação e contribuições do multiculturalismo para o ensino de química orgânica, valorizando os saberes quilombolas sobre plantas medicinais do cerrado, na perspectiva da Alfabetização Científica e das ideias basilares do ensino CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).Teaching, associated with culture and culturally accumulated knowledge, constitutes one of the great challenges of contemporary Brazilian schools, a condition that extends to the teaching of Chemistry, its significance and applicability in the student\'s daily life. This study aims to analyze the experiences of third grade high school students, based on experiences at the Science Fair, organized based on the customs and culture of the Quilombola do Cedro Community, in the city of Mineiros, in Goiás. Qualitative research, focused on valuing the cultural knowledge of the Quilombola do Cedro Community, developed in the school space and in classroom discussions and external visits, involving students, teachers, coordinators of the Natural Sciences area (Biology and Chemistry) and members of the Quilombola Community of Cedar. The analyzes and discussions, carried out in the light of the consulted literature, indicated the incorporation and contributions of multiculturalism to the teaching of organic chemistry, valuing quilombola knowledge about medicinal plants from the cerrado, from the perspective of Scientific Literacy and the basic ideas of CTSA teaching (Science, Technology, Society and Environment).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDegrève, Glaucia Maria da SilvaFlores, Niltônio Carrijo2022-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-22082022-163537/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-26T13:13:16Zoai:teses.usp.br:tde-22082022-163537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-26T13:13:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências
Quilombola culture rescue on medicinal plants of the cerrado in Organic Chemistry teaching and at a science fair
title Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências
spellingShingle Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências
Flores, Niltônio Carrijo
Cultura Quilombola
Ensino de Química Orgânica
Feira de ciências
Medicinal plants
Organic Chemistry teaching
Plantas medicinais
Quilombola culture
Science fair
title_short Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências
title_full Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências
title_fullStr Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências
title_full_unstemmed Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências
title_sort Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências
author Flores, Niltônio Carrijo
author_facet Flores, Niltônio Carrijo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Degrève, Glaucia Maria da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Niltônio Carrijo
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Quilombola
Ensino de Química Orgânica
Feira de ciências
Medicinal plants
Organic Chemistry teaching
Plantas medicinais
Quilombola culture
Science fair
topic Cultura Quilombola
Ensino de Química Orgânica
Feira de ciências
Medicinal plants
Organic Chemistry teaching
Plantas medicinais
Quilombola culture
Science fair
description O ensino, associado à cultura e aos saberes culturalmente acumulados, constitui um dos grandes desafios da escola brasileira contemporânea, condição que se estende ao ensino de Química, sua significância e aplicabilidade no dia a dia do aluno. Este estudo objetiva analisar as experiências vivenciadas pelos alunos da terceira série do Ensino Médio, a partir das experiências vivenciadas na Feira de Ciências, organizada a partir dos costumes e da cultura da Comunidade Quilombola do Cedro, na cidade de Mineiros, em Goiás. Pesquisa qualitativa, centrada na valorização dos saberes culturais da Comunidade Quilombola do Cedro, desenvolvida no espaço escolar e nas discussões em sala de aula e visitas externas, envolvendo alunos, professores, coordenadores da área de Ciências da Natureza (Biologia e Química) e membros da Comunidade Quilombola do Cedro. As análises e discussões, realizadas à luz da literatura consultada, indicaram incorporação e contribuições do multiculturalismo para o ensino de química orgânica, valorizando os saberes quilombolas sobre plantas medicinais do cerrado, na perspectiva da Alfabetização Científica e das ideias basilares do ensino CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-22082022-163537/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-22082022-163537/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090993769676800