Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-22082022-163537/ |
Resumo: | O ensino, associado à cultura e aos saberes culturalmente acumulados, constitui um dos grandes desafios da escola brasileira contemporânea, condição que se estende ao ensino de Química, sua significância e aplicabilidade no dia a dia do aluno. Este estudo objetiva analisar as experiências vivenciadas pelos alunos da terceira série do Ensino Médio, a partir das experiências vivenciadas na Feira de Ciências, organizada a partir dos costumes e da cultura da Comunidade Quilombola do Cedro, na cidade de Mineiros, em Goiás. Pesquisa qualitativa, centrada na valorização dos saberes culturais da Comunidade Quilombola do Cedro, desenvolvida no espaço escolar e nas discussões em sala de aula e visitas externas, envolvendo alunos, professores, coordenadores da área de Ciências da Natureza (Biologia e Química) e membros da Comunidade Quilombola do Cedro. As análises e discussões, realizadas à luz da literatura consultada, indicaram incorporação e contribuições do multiculturalismo para o ensino de química orgânica, valorizando os saberes quilombolas sobre plantas medicinais do cerrado, na perspectiva da Alfabetização Científica e das ideias basilares do ensino CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). |
id |
USP_51c59f324f57ec89b82f7a4cca85b4bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-22082022-163537 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciênciasQuilombola culture rescue on medicinal plants of the cerrado in Organic Chemistry teaching and at a science fairCultura QuilombolaEnsino de Química OrgânicaFeira de ciênciasMedicinal plantsOrganic Chemistry teachingPlantas medicinaisQuilombola cultureScience fairO ensino, associado à cultura e aos saberes culturalmente acumulados, constitui um dos grandes desafios da escola brasileira contemporânea, condição que se estende ao ensino de Química, sua significância e aplicabilidade no dia a dia do aluno. Este estudo objetiva analisar as experiências vivenciadas pelos alunos da terceira série do Ensino Médio, a partir das experiências vivenciadas na Feira de Ciências, organizada a partir dos costumes e da cultura da Comunidade Quilombola do Cedro, na cidade de Mineiros, em Goiás. Pesquisa qualitativa, centrada na valorização dos saberes culturais da Comunidade Quilombola do Cedro, desenvolvida no espaço escolar e nas discussões em sala de aula e visitas externas, envolvendo alunos, professores, coordenadores da área de Ciências da Natureza (Biologia e Química) e membros da Comunidade Quilombola do Cedro. As análises e discussões, realizadas à luz da literatura consultada, indicaram incorporação e contribuições do multiculturalismo para o ensino de química orgânica, valorizando os saberes quilombolas sobre plantas medicinais do cerrado, na perspectiva da Alfabetização Científica e das ideias basilares do ensino CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).Teaching, associated with culture and culturally accumulated knowledge, constitutes one of the great challenges of contemporary Brazilian schools, a condition that extends to the teaching of Chemistry, its significance and applicability in the student\'s daily life. This study aims to analyze the experiences of third grade high school students, based on experiences at the Science Fair, organized based on the customs and culture of the Quilombola do Cedro Community, in the city of Mineiros, in Goiás. Qualitative research, focused on valuing the cultural knowledge of the Quilombola do Cedro Community, developed in the school space and in classroom discussions and external visits, involving students, teachers, coordinators of the Natural Sciences area (Biology and Chemistry) and members of the Quilombola Community of Cedar. The analyzes and discussions, carried out in the light of the consulted literature, indicated the incorporation and contributions of multiculturalism to the teaching of organic chemistry, valuing quilombola knowledge about medicinal plants from the cerrado, from the perspective of Scientific Literacy and the basic ideas of CTSA teaching (Science, Technology, Society and Environment).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDegrève, Glaucia Maria da SilvaFlores, Niltônio Carrijo2022-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-22082022-163537/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-26T13:13:16Zoai:teses.usp.br:tde-22082022-163537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-26T13:13:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências Quilombola culture rescue on medicinal plants of the cerrado in Organic Chemistry teaching and at a science fair |
title |
Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências |
spellingShingle |
Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências Flores, Niltônio Carrijo Cultura Quilombola Ensino de Química Orgânica Feira de ciências Medicinal plants Organic Chemistry teaching Plantas medicinais Quilombola culture Science fair |
title_short |
Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências |
title_full |
Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências |
title_fullStr |
Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências |
title_full_unstemmed |
Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências |
title_sort |
Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências |
author |
Flores, Niltônio Carrijo |
author_facet |
Flores, Niltônio Carrijo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Degrève, Glaucia Maria da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Niltônio Carrijo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Quilombola Ensino de Química Orgânica Feira de ciências Medicinal plants Organic Chemistry teaching Plantas medicinais Quilombola culture Science fair |
topic |
Cultura Quilombola Ensino de Química Orgânica Feira de ciências Medicinal plants Organic Chemistry teaching Plantas medicinais Quilombola culture Science fair |
description |
O ensino, associado à cultura e aos saberes culturalmente acumulados, constitui um dos grandes desafios da escola brasileira contemporânea, condição que se estende ao ensino de Química, sua significância e aplicabilidade no dia a dia do aluno. Este estudo objetiva analisar as experiências vivenciadas pelos alunos da terceira série do Ensino Médio, a partir das experiências vivenciadas na Feira de Ciências, organizada a partir dos costumes e da cultura da Comunidade Quilombola do Cedro, na cidade de Mineiros, em Goiás. Pesquisa qualitativa, centrada na valorização dos saberes culturais da Comunidade Quilombola do Cedro, desenvolvida no espaço escolar e nas discussões em sala de aula e visitas externas, envolvendo alunos, professores, coordenadores da área de Ciências da Natureza (Biologia e Química) e membros da Comunidade Quilombola do Cedro. As análises e discussões, realizadas à luz da literatura consultada, indicaram incorporação e contribuições do multiculturalismo para o ensino de química orgânica, valorizando os saberes quilombolas sobre plantas medicinais do cerrado, na perspectiva da Alfabetização Científica e das ideias basilares do ensino CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-22082022-163537/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-22082022-163537/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090993769676800 |