Ferrovia, trabalho e habitação: Vilas Operárias de Campinas (1883-1919)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guazzelli, Bárbara Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-19012015-104005/
Resumo: O espaço habitacional sofreu profundas alterações com a industrialização brasileira na segunda metade do século XIX e início do século XX. Preocupações com questões sanitárias, aliadas à adoção de novas tecnologias e à disseminação de novos conceitos como conforto e funcionalidade, levaram à transformação de antigos padrões urbanísticos e arquitetônicos então vigentes. Como consequência, novos modelos de habitação e de tipologias urbanas se desenvolveram. Nesse contexto, foram construídos conjuntos de moradias para trabalhadores de empreendimentos ferroviários que atuaram como um dos principais agentes de popularização de novos modelos habitacionais no estado de São Paulo. É neste panorama de desenvolvimento de novos modos de se pensar a cidade e a habitação que se situa o presente estudo de vilas ferroviárias. Este trabalho elege como recorte específico a implantação de vilas ferroviárias na Campinas industrial do final do século XIX à primeira metade do século XX, identificando o momento em que empresas e particulares investiram nesse tipo de equipamento. Como objetos de estudo serão analisadas a Vila da Venda Grande (1883), as Vilas Manoel Dias e Manoel Freire (1908-1930), a Vila da Ponte Preta (1919) e a Vila Rizza (primeiro quartel do século XX), considerando sua história e conformação espacial, além de inserção no tecido urbano. Espera-se contribuir para a história da habitação, do trabalho ferroviário e da cidade de Campinas.
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