\"Orgulho de jamais aconselhar\": a epistolografia de Mário de Andrade e seu projeto pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Antonio de Moraes
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.8.2002.tde-15062023-111304
Resumo: A epistolografia do escritor Mário de Andrade (1893-1945), reconhecida atualmente por seu expressivo volume e importante potencial histórico e biográfico, deve ser interpretada como a prática de um projeto pedagógico inserido no ideário modernista. Esta tese pretende demonstrar aspectos da escrita epistolar mariodeandradiana, sublinhando as perspectivas didáticas e discernindo um plano de sedução intelectual nas cartas endereçadas aos jovens artistas e pesquisadores. Reflete sobre a formulação de uma \"áspera pedagogia\", ou seja, a exigência de uma atitude de permanente desenvolvimento do interlocutor. A tese se detém, principalmente, nos diálogos epistolares do autor de Macunaíma com o grupo de moços de São Paulo
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis \"Orgulho de jamais aconselhar\": a epistolografia de Mário de Andrade e seu projeto pedagógico Not available 2002-08-08Luiz Dagobert de Aguirra RoncariMarisa Philbert LajoloTherezinha Apparecida Porto Ancona LopezAntonio Dimas de MoraesJoão Cezar de Castro RochaMarcos Antonio de MoraesUniversidade de São PauloLiteratura BrasileiraUSPBR Brazilian Modernistn Correspondence Correspondência Epistolografia Epistolography Mário de Andrade Mário de Andrade Modernismo Brasileiro Pedagogia Pedagogy A epistolografia do escritor Mário de Andrade (1893-1945), reconhecida atualmente por seu expressivo volume e importante potencial histórico e biográfico, deve ser interpretada como a prática de um projeto pedagógico inserido no ideário modernista. Esta tese pretende demonstrar aspectos da escrita epistolar mariodeandradiana, sublinhando as perspectivas didáticas e discernindo um plano de sedução intelectual nas cartas endereçadas aos jovens artistas e pesquisadores. Reflete sobre a formulação de uma \"áspera pedagogia\", ou seja, a exigência de uma atitude de permanente desenvolvimento do interlocutor. A tese se detém, principalmente, nos diálogos epistolares do autor de Macunaíma com o grupo de moços de São Paulo The epistolography of Mário de Andrade (1893-1945), acknowledged nowadays for its significant volume and important historical and biographical potential, must be interpreted as the practice of a pedagogical project amongst the modernist ideology. This thesis aims at demonstrating aspects of the epistolographic \"mariodeandradiana\" writings, highlighting pedagogical perspectives and envisioning a plan of intellectual enticement in the letters addressed to young artists and researchers. It analyzes the making of a \"harsh pedagogy\", or rather, the demand of an attitude of constant development of the addressees. Mainly, the thesis focus on the correspondence between the author of Macunaíma and some youths of São Paulo https://doi.org/10.11606/T.8.2002.tde-15062023-111304info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:01:50Zoai:teses.usp.br:tde-15062023-111304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:42:23.261012Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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