Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25042022-172259/ |
Resumo: | Transformar o planejamento em prática de ensino é um processo não natural e requer mais que um preparo teórico-didático-pedagógico. Este trabalho buscou avançar no conhecimento de quais questões teóricas e práticas são importantes para ajudar os licenciandos a promoverem uma perspectiva contextualizada e significativa de ensino. Por isso, propomos a Construção do Repertório Didático Histórico-Investigativo, buscando que o desenvolvimento do planejamento pedagógico voltado à prática servisse como fonte de reflexão e crítica. A história da ciência foi o elemento integrador e contextualizador para discussões de aspectos da natureza da ciência, a partir de cenários didáticos investigativos que compuseram a sequência de ensino desenvolvida. O episódio histórico escolhido foi a história da eletricidade no século XVIII. Levamos em conta as dimensões observacional, conceitual e sociocultural da ciência, de acordo com a ciência integral de Allchin. Além disso, trabalhamos com a perspectiva de formação crítica e reflexiva de Brookfield. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com observação participante, aplicada no programa de formação de professores de física da Universidade Estadual da Paraíba. Nossa análise envolveu o reconhecimento e categorização dos elementos estruturais do repertório que indicassem a presença dos elementos teórico-didáticos desenvolvidos ao longo do processo de formação e que contribuíram no processo de planejamento e de intervenção pelas licenciandas. |
id |
USP_5295575d77c7595741a7b1fec40a7276 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25042022-172259 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de FísicaDiscussing the construction of didactic repertory in a historical-investigative perspective: conditions for the practice in the initial training of physics teachers.Ensino InvestigativoFormação de professoresHistory of ScienceInitial teacher trainingMovimentos epistêmicos,Nature of science. Epistemic Movements,Natureza da CiênciaPedagogia CríticaTeaching PhysicsTransformar o planejamento em prática de ensino é um processo não natural e requer mais que um preparo teórico-didático-pedagógico. Este trabalho buscou avançar no conhecimento de quais questões teóricas e práticas são importantes para ajudar os licenciandos a promoverem uma perspectiva contextualizada e significativa de ensino. Por isso, propomos a Construção do Repertório Didático Histórico-Investigativo, buscando que o desenvolvimento do planejamento pedagógico voltado à prática servisse como fonte de reflexão e crítica. A história da ciência foi o elemento integrador e contextualizador para discussões de aspectos da natureza da ciência, a partir de cenários didáticos investigativos que compuseram a sequência de ensino desenvolvida. O episódio histórico escolhido foi a história da eletricidade no século XVIII. Levamos em conta as dimensões observacional, conceitual e sociocultural da ciência, de acordo com a ciência integral de Allchin. Além disso, trabalhamos com a perspectiva de formação crítica e reflexiva de Brookfield. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com observação participante, aplicada no programa de formação de professores de física da Universidade Estadual da Paraíba. Nossa análise envolveu o reconhecimento e categorização dos elementos estruturais do repertório que indicassem a presença dos elementos teórico-didáticos desenvolvidos ao longo do processo de formação e que contribuíram no processo de planejamento e de intervenção pelas licenciandas.Transforming the planning into teaching practice is an unnatural process and requires more than theoretical-didactic-pedagogical preparation. This work aimed to advance the knowledge of which theoretical and practical issues are essential to help pre-service teachers promote a contextualized and meaningful teaching perspective. Therefore, we propose the Construction of Historical-Investigative Didactic Repertory that seeks the development of teaching planning aimed at practice as a source of reflection and criticism. The history of science was an integrating and contextualizing element for discussions of aspects of nature of science, based on investigative didactic scenarios that made up the teaching sequence developed. The historical episode chosen was the history of electricity in the 18th century, particularly the discovery of the Leyden jar. We consider experimental, material, conceptual and sociocultural dimensions of science according to Allchins whole science. We also work with Brookfields perspective of critical and reflective training. This is qualitative research, characterized as a case study, with participant observation, applied in the physics teacher training program of the State University of Paraiba. Our analysis involved the recognition and categorization of structural elements of the repertoire that indicated the presence of theoretical-didactic elements developed throughout the training process and contributed to the pre-service teachers planning and intervention process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Cibelle CelestinoPinto, José Antonio Ferreira2022-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25042022-172259/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-27T22:33:50Zoai:teses.usp.br:tde-25042022-172259Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-27T22:33:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física Discussing the construction of didactic repertory in a historical-investigative perspective: conditions for the practice in the initial training of physics teachers. |
title |
Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física |
spellingShingle |
Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física Pinto, José Antonio Ferreira Ensino Investigativo Formação de professores History of Science Initial teacher training Movimentos epistêmicos, Nature of science. Epistemic Movements, Natureza da Ciência Pedagogia Crítica Teaching Physics |
title_short |
Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física |
title_full |
Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física |
title_fullStr |
Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física |
title_full_unstemmed |
Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física |
title_sort |
Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física |
author |
Pinto, José Antonio Ferreira |
author_facet |
Pinto, José Antonio Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Cibelle Celestino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, José Antonio Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Investigativo Formação de professores History of Science Initial teacher training Movimentos epistêmicos, Nature of science. Epistemic Movements, Natureza da Ciência Pedagogia Crítica Teaching Physics |
topic |
Ensino Investigativo Formação de professores History of Science Initial teacher training Movimentos epistêmicos, Nature of science. Epistemic Movements, Natureza da Ciência Pedagogia Crítica Teaching Physics |
description |
Transformar o planejamento em prática de ensino é um processo não natural e requer mais que um preparo teórico-didático-pedagógico. Este trabalho buscou avançar no conhecimento de quais questões teóricas e práticas são importantes para ajudar os licenciandos a promoverem uma perspectiva contextualizada e significativa de ensino. Por isso, propomos a Construção do Repertório Didático Histórico-Investigativo, buscando que o desenvolvimento do planejamento pedagógico voltado à prática servisse como fonte de reflexão e crítica. A história da ciência foi o elemento integrador e contextualizador para discussões de aspectos da natureza da ciência, a partir de cenários didáticos investigativos que compuseram a sequência de ensino desenvolvida. O episódio histórico escolhido foi a história da eletricidade no século XVIII. Levamos em conta as dimensões observacional, conceitual e sociocultural da ciência, de acordo com a ciência integral de Allchin. Além disso, trabalhamos com a perspectiva de formação crítica e reflexiva de Brookfield. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com observação participante, aplicada no programa de formação de professores de física da Universidade Estadual da Paraíba. Nossa análise envolveu o reconhecimento e categorização dos elementos estruturais do repertório que indicassem a presença dos elementos teórico-didáticos desenvolvidos ao longo do processo de formação e que contribuíram no processo de planejamento e de intervenção pelas licenciandas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25042022-172259/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25042022-172259/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257327433940992 |