Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, José Antonio Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25042022-172259/
Resumo: Transformar o planejamento em prática de ensino é um processo não natural e requer mais que um preparo teórico-didático-pedagógico. Este trabalho buscou avançar no conhecimento de quais questões teóricas e práticas são importantes para ajudar os licenciandos a promoverem uma perspectiva contextualizada e significativa de ensino. Por isso, propomos a Construção do Repertório Didático Histórico-Investigativo, buscando que o desenvolvimento do planejamento pedagógico voltado à prática servisse como fonte de reflexão e crítica. A história da ciência foi o elemento integrador e contextualizador para discussões de aspectos da natureza da ciência, a partir de cenários didáticos investigativos que compuseram a sequência de ensino desenvolvida. O episódio histórico escolhido foi a história da eletricidade no século XVIII. Levamos em conta as dimensões observacional, conceitual e sociocultural da ciência, de acordo com a ciência integral de Allchin. Além disso, trabalhamos com a perspectiva de formação crítica e reflexiva de Brookfield. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com observação participante, aplicada no programa de formação de professores de física da Universidade Estadual da Paraíba. Nossa análise envolveu o reconhecimento e categorização dos elementos estruturais do repertório que indicassem a presença dos elementos teórico-didáticos desenvolvidos ao longo do processo de formação e que contribuíram no processo de planejamento e de intervenção pelas licenciandas.
id USP_5295575d77c7595741a7b1fec40a7276
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25042022-172259
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de FísicaDiscussing the construction of didactic repertory in a historical-investigative perspective: conditions for the practice in the initial training of physics teachers.Ensino InvestigativoFormação de professoresHistory of ScienceInitial teacher trainingMovimentos epistêmicos,Nature of science. Epistemic Movements,Natureza da CiênciaPedagogia CríticaTeaching PhysicsTransformar o planejamento em prática de ensino é um processo não natural e requer mais que um preparo teórico-didático-pedagógico. Este trabalho buscou avançar no conhecimento de quais questões teóricas e práticas são importantes para ajudar os licenciandos a promoverem uma perspectiva contextualizada e significativa de ensino. Por isso, propomos a Construção do Repertório Didático Histórico-Investigativo, buscando que o desenvolvimento do planejamento pedagógico voltado à prática servisse como fonte de reflexão e crítica. A história da ciência foi o elemento integrador e contextualizador para discussões de aspectos da natureza da ciência, a partir de cenários didáticos investigativos que compuseram a sequência de ensino desenvolvida. O episódio histórico escolhido foi a história da eletricidade no século XVIII. Levamos em conta as dimensões observacional, conceitual e sociocultural da ciência, de acordo com a ciência integral de Allchin. Além disso, trabalhamos com a perspectiva de formação crítica e reflexiva de Brookfield. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com observação participante, aplicada no programa de formação de professores de física da Universidade Estadual da Paraíba. Nossa análise envolveu o reconhecimento e categorização dos elementos estruturais do repertório que indicassem a presença dos elementos teórico-didáticos desenvolvidos ao longo do processo de formação e que contribuíram no processo de planejamento e de intervenção pelas licenciandas.Transforming the planning into teaching practice is an unnatural process and requires more than theoretical-didactic-pedagogical preparation. This work aimed to advance the knowledge of which theoretical and practical issues are essential to help pre-service teachers promote a contextualized and meaningful teaching perspective. Therefore, we propose the Construction of Historical-Investigative Didactic Repertory that seeks the development of teaching planning aimed at practice as a source of reflection and criticism. The history of science was an integrating and contextualizing element for discussions of aspects of nature of science, based on investigative didactic scenarios that made up the teaching sequence developed. The historical episode chosen was the history of electricity in the 18th century, particularly the discovery of the Leyden jar. We consider experimental, material, conceptual and sociocultural dimensions of science according to Allchins whole science. We also work with Brookfields perspective of critical and reflective training. This is qualitative research, characterized as a case study, with participant observation, applied in the physics teacher training program of the State University of Paraiba. Our analysis involved the recognition and categorization of structural elements of the repertoire that indicated the presence of theoretical-didactic elements developed throughout the training process and contributed to the pre-service teachers planning and intervention process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Cibelle CelestinoPinto, José Antonio Ferreira2022-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25042022-172259/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-27T22:33:50Zoai:teses.usp.br:tde-25042022-172259Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-27T22:33:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física
Discussing the construction of didactic repertory in a historical-investigative perspective: conditions for the practice in the initial training of physics teachers.
title Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física
spellingShingle Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física
Pinto, José Antonio Ferreira
Ensino Investigativo
Formação de professores
History of Science
Initial teacher training
Movimentos epistêmicos,
Nature of science. Epistemic Movements,
Natureza da Ciência
Pedagogia Crítica
Teaching Physics
title_short Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física
title_full Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física
title_fullStr Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física
title_full_unstemmed Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física
title_sort Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física
author Pinto, José Antonio Ferreira
author_facet Pinto, José Antonio Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Cibelle Celestino
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, José Antonio Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Investigativo
Formação de professores
History of Science
Initial teacher training
Movimentos epistêmicos,
Nature of science. Epistemic Movements,
Natureza da Ciência
Pedagogia Crítica
Teaching Physics
topic Ensino Investigativo
Formação de professores
History of Science
Initial teacher training
Movimentos epistêmicos,
Nature of science. Epistemic Movements,
Natureza da Ciência
Pedagogia Crítica
Teaching Physics
description Transformar o planejamento em prática de ensino é um processo não natural e requer mais que um preparo teórico-didático-pedagógico. Este trabalho buscou avançar no conhecimento de quais questões teóricas e práticas são importantes para ajudar os licenciandos a promoverem uma perspectiva contextualizada e significativa de ensino. Por isso, propomos a Construção do Repertório Didático Histórico-Investigativo, buscando que o desenvolvimento do planejamento pedagógico voltado à prática servisse como fonte de reflexão e crítica. A história da ciência foi o elemento integrador e contextualizador para discussões de aspectos da natureza da ciência, a partir de cenários didáticos investigativos que compuseram a sequência de ensino desenvolvida. O episódio histórico escolhido foi a história da eletricidade no século XVIII. Levamos em conta as dimensões observacional, conceitual e sociocultural da ciência, de acordo com a ciência integral de Allchin. Além disso, trabalhamos com a perspectiva de formação crítica e reflexiva de Brookfield. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com observação participante, aplicada no programa de formação de professores de física da Universidade Estadual da Paraíba. Nossa análise envolveu o reconhecimento e categorização dos elementos estruturais do repertório que indicassem a presença dos elementos teórico-didáticos desenvolvidos ao longo do processo de formação e que contribuíram no processo de planejamento e de intervenção pelas licenciandas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25042022-172259/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25042022-172259/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257327433940992