Análise numérico-experimental do escoamento de fluidos refrigerantes em tubos capilares considerando o efeito do óleo lubrificante do compressor.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-23012024-123655/ |
Resumo: | Uma análise numérico-experimental foi desenvolvida com o objetivo de investigar os efeitos do óleo lubrificante sobre o desempenho de tubos capilares com os refrigerantes R-134a e R-600a. As equações governantes para o escoamento do fluido(continuidade, conservação da quantidade de movimento e da energia) são resolvidas usando um método de integração passo a passo. A simulação numérica considera o modelo de fases separadas para o escoamento bifásico do refrigerante no interior dotubo capilar. Os resultados mostraram que o modelo de fases separadas difere do modelo homogêneo principalmente na região de saída do tubo capilar e a presença de óleo causa um decréscimo na vazão mássica. A investigação experimental avaliou ainfluência do óleo lubrificante no desempenho dos tubos capilares, com os refrigerantes R-134a e R-600a (isobutano). Estudos iniciais acerca do escoamento metaestável foram realizados para refrigerante R-134a puro e para misturasrefrigerante-óleo. Os resultados experimentais mostraram redução na vazão mássica com a adição de óleo lubrificante quando comparado com refrigerante puro, para diferentes pressões de condensação e graus de subresfriamento. As vazões mássicasmedidas para o refrigerante R-600a (isobutano) foram em média 30% menores do que as vazões medidas para o refrigerante R-134a |
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