E-care e comunicação em saúde: sistemática integrando dramaturgia, computação gráfica 3D e documentário interativo para promover o aprendizado contextualizado de saúde nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Diogo Julien
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-09082017-132845/
Resumo: Para alcançar diferentes círculos sociais aumentando a qualidade e os resultados na educação em saúde, é preciso identificar os arquétipos culturais para adequar as evidências científicas que comporão o núcleo central do conteúdo educacional. Essa pesquisa de doutorado desenvolveu um modelo e a produção de uma série audiovisual mesclando conteúdos científicos e estórias de ficção para produzir vídeos flexíveis que possibilitou entretenimento com educação formal, promoção de saúde e redução de riscos e agravos para adolescentes sobre Sexualidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Saúde Oral e Saúde Nutricional. Os conteúdos científicos foram integrados a roteiros de ficção e dramaturgia baseados em situações reais (aprendizado vivencial), documentários interativos (debates com diferentes olhares), depoimentos de especialistas (consolidação do conhecimento), e unidades de conhecimento (computação gráfica 3D do corpo humano com narração). Os vídeos foram transmitidos por canal de televisão e utilizados integralmente em plataforma educacional para realização de curso de difusão à distância em nível nacional para promoção de saúde nas escolas com realização de 2 edições consecutivas
id USP_52fb2e966c4cf3124a926216e63bc57b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09082017-132845
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling E-care e comunicação em saúde: sistemática integrando dramaturgia, computação gráfica 3D e documentário interativo para promover o aprendizado contextualizado de saúde nas escolasE-care and communication in health: systematic integrating fiction stories, 3D computer graphics and interactive documentary to promote the contextualized education of health in schoolsAudiovisual communicationComunicação audiovisualCulturaCultureDramaDramaInteractive teleducationKnowledge unitsMultimediaMultimídiaTeleducação interativaTelehealthTelemedicinaTelemedicineTelessaúdeUnidades de conhecimentoPara alcançar diferentes círculos sociais aumentando a qualidade e os resultados na educação em saúde, é preciso identificar os arquétipos culturais para adequar as evidências científicas que comporão o núcleo central do conteúdo educacional. Essa pesquisa de doutorado desenvolveu um modelo e a produção de uma série audiovisual mesclando conteúdos científicos e estórias de ficção para produzir vídeos flexíveis que possibilitou entretenimento com educação formal, promoção de saúde e redução de riscos e agravos para adolescentes sobre Sexualidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Saúde Oral e Saúde Nutricional. Os conteúdos científicos foram integrados a roteiros de ficção e dramaturgia baseados em situações reais (aprendizado vivencial), documentários interativos (debates com diferentes olhares), depoimentos de especialistas (consolidação do conhecimento), e unidades de conhecimento (computação gráfica 3D do corpo humano com narração). Os vídeos foram transmitidos por canal de televisão e utilizados integralmente em plataforma educacional para realização de curso de difusão à distância em nível nacional para promoção de saúde nas escolas com realização de 2 edições consecutivasTo reach different social circles keeping the raise of quality and results in health education, it is necessary to identify cultural archetypes to adequate the communication of scientific evidences, which will represent the central core of educational content. The present PhD research has developed a video based model, and produced a TV Show integrating scientific guidelines and fiction screenplays to produce flexible entertainment videos, resulting in entertainment with formal education, health promotion, and reduction of hazards and risks among teenagers about sexuality, sexual transmitted infections, oral health, and nutritional health. The scientific contents were integrated to fiction screenplays inspired in real life facts (experimental learning process), interactive documentaries (debates with different points of view), specialists\' statements (knowledge consolidation), and knowledge units (3D computer graphics of the human body). The video units were broadcast in national television, and fully applied in an educational platform as a distancelearning course with national range to promote education in health in schools for two consecutive yearsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWen, Chao LungMiranda, Diogo Julien2017-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-09082017-132845/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-09082017-132845Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv E-care e comunicação em saúde: sistemática integrando dramaturgia, computação gráfica 3D e documentário interativo para promover o aprendizado contextualizado de saúde nas escolas
E-care and communication in health: systematic integrating fiction stories, 3D computer graphics and interactive documentary to promote the contextualized education of health in schools
title E-care e comunicação em saúde: sistemática integrando dramaturgia, computação gráfica 3D e documentário interativo para promover o aprendizado contextualizado de saúde nas escolas
spellingShingle E-care e comunicação em saúde: sistemática integrando dramaturgia, computação gráfica 3D e documentário interativo para promover o aprendizado contextualizado de saúde nas escolas
Miranda, Diogo Julien
Audiovisual communication
Comunicação audiovisual
Cultura
Culture
Drama
Drama
Interactive teleducation
Knowledge units
Multimedia
Multimídia
Teleducação interativa
Telehealth
Telemedicina
Telemedicine
Telessaúde
Unidades de conhecimento
title_short E-care e comunicação em saúde: sistemática integrando dramaturgia, computação gráfica 3D e documentário interativo para promover o aprendizado contextualizado de saúde nas escolas
title_full E-care e comunicação em saúde: sistemática integrando dramaturgia, computação gráfica 3D e documentário interativo para promover o aprendizado contextualizado de saúde nas escolas
title_fullStr E-care e comunicação em saúde: sistemática integrando dramaturgia, computação gráfica 3D e documentário interativo para promover o aprendizado contextualizado de saúde nas escolas
title_full_unstemmed E-care e comunicação em saúde: sistemática integrando dramaturgia, computação gráfica 3D e documentário interativo para promover o aprendizado contextualizado de saúde nas escolas
title_sort E-care e comunicação em saúde: sistemática integrando dramaturgia, computação gráfica 3D e documentário interativo para promover o aprendizado contextualizado de saúde nas escolas
author Miranda, Diogo Julien
author_facet Miranda, Diogo Julien
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wen, Chao Lung
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Diogo Julien
dc.subject.por.fl_str_mv Audiovisual communication
Comunicação audiovisual
Cultura
Culture
Drama
Drama
Interactive teleducation
Knowledge units
Multimedia
Multimídia
Teleducação interativa
Telehealth
Telemedicina
Telemedicine
Telessaúde
Unidades de conhecimento
topic Audiovisual communication
Comunicação audiovisual
Cultura
Culture
Drama
Drama
Interactive teleducation
Knowledge units
Multimedia
Multimídia
Teleducação interativa
Telehealth
Telemedicina
Telemedicine
Telessaúde
Unidades de conhecimento
description Para alcançar diferentes círculos sociais aumentando a qualidade e os resultados na educação em saúde, é preciso identificar os arquétipos culturais para adequar as evidências científicas que comporão o núcleo central do conteúdo educacional. Essa pesquisa de doutorado desenvolveu um modelo e a produção de uma série audiovisual mesclando conteúdos científicos e estórias de ficção para produzir vídeos flexíveis que possibilitou entretenimento com educação formal, promoção de saúde e redução de riscos e agravos para adolescentes sobre Sexualidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Saúde Oral e Saúde Nutricional. Os conteúdos científicos foram integrados a roteiros de ficção e dramaturgia baseados em situações reais (aprendizado vivencial), documentários interativos (debates com diferentes olhares), depoimentos de especialistas (consolidação do conhecimento), e unidades de conhecimento (computação gráfica 3D do corpo humano com narração). Os vídeos foram transmitidos por canal de televisão e utilizados integralmente em plataforma educacional para realização de curso de difusão à distância em nível nacional para promoção de saúde nas escolas com realização de 2 edições consecutivas
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-09082017-132845/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-09082017-132845/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256836996071424