Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-09102024-134642/ |
Resumo: | O presente estudo analisa a avaliação enquanto instrumento de intervenção educativa no cotidiano de uma equipe odontológica. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa em duas etapas junto a um serviço de saúde. Na primeira etapa, com a finalidade de formar um diagnóstico da realidade local, foi feita uma avaliação de 20 unidades prestadoras de serviço odontológico, englobando aspectos referentes à estrutura, processo e resultados. Com este objetivo, foram triangulados os dados colhidos através da análise documental, entrevistas e observações pessoais. A segunda etapa foi desenvolvida junto à equipe técnica coordenadora deste serviço, sendo utilizadas a técnica de observação para registrar as atividades cotidianas dos participantes e, na culminação deste processo, foi utilizada a técnica de grupo focal como estratégia para criar novos momentos de reflexão individual e coletiva. O uso combinado de técnicas quantitativas e qualitativas enriqueceu o estudo, trazendo novos aspectos e propiciando reflexões que, de outra forma, se tornariam inviáveis. Os resultados deste estudo mostram que é perfeitamente viável o desenvolvimento de um processo avaliativo de forma participativa em um serviço odontológico. Sendo que este processo se revelou um momento privilegiado nos processos educativos da equipe de trabalho e na busca de alternativas para a prestação de serviços. |
id |
USP_530a059b16a4f667993af8dc1075dc74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-09102024-134642 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalhoAssessment in dentistry: an instrument in the educational process of the work teamDental EquipmentEducação em OdontologiaEducation, DentalEquipamentos OdontológicosHealth Services ResearchPesquisa sobre Serviços de SaúdeO presente estudo analisa a avaliação enquanto instrumento de intervenção educativa no cotidiano de uma equipe odontológica. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa em duas etapas junto a um serviço de saúde. Na primeira etapa, com a finalidade de formar um diagnóstico da realidade local, foi feita uma avaliação de 20 unidades prestadoras de serviço odontológico, englobando aspectos referentes à estrutura, processo e resultados. Com este objetivo, foram triangulados os dados colhidos através da análise documental, entrevistas e observações pessoais. A segunda etapa foi desenvolvida junto à equipe técnica coordenadora deste serviço, sendo utilizadas a técnica de observação para registrar as atividades cotidianas dos participantes e, na culminação deste processo, foi utilizada a técnica de grupo focal como estratégia para criar novos momentos de reflexão individual e coletiva. O uso combinado de técnicas quantitativas e qualitativas enriqueceu o estudo, trazendo novos aspectos e propiciando reflexões que, de outra forma, se tornariam inviáveis. Os resultados deste estudo mostram que é perfeitamente viável o desenvolvimento de um processo avaliativo de forma participativa em um serviço odontológico. Sendo que este processo se revelou um momento privilegiado nos processos educativos da equipe de trabalho e na busca de alternativas para a prestação de serviços.The present study analyses the evaluation as a tool for educational intervention in the daily work of a dentistry crew. A research was developed in two parts with this purpose. In the first part 20 units of dentistry service were evaluated as a way to make a diagnostic of the local reality, including structure, process and outcome aspects. With this aim, the data collected through documental analisys, interviews and observations were triangulated. The second part was led with the technical coordination crew of that service. For this part, a observation technique was used to register the daily activities of the participants and focal groups were conducted to create new opportunities of individual and colective reflections. The decision of integrating quantitative and qualitative methods enriched this study, bringing new aspects and turning this into a different kind of evaluation study in dentistry. The results of this research indicate the viability of a participative evaluation process in the dentistry service. This evaluation process has shown to be an important tool for the educative process of the working crew.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPViegas, Yvette RanzaniMarcelo, Vânia Cristina1997-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-09102024-134642/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-17T17:18:06Zoai:teses.usp.br:tde-09102024-134642Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-17T17:18:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho Assessment in dentistry: an instrument in the educational process of the work team |
title |
Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho |
spellingShingle |
Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho Marcelo, Vânia Cristina Dental Equipment Educação em Odontologia Education, Dental Equipamentos Odontológicos Health Services Research Pesquisa sobre Serviços de Saúde |
title_short |
Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho |
title_full |
Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho |
title_fullStr |
Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho |
title_full_unstemmed |
Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho |
title_sort |
Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho |
author |
Marcelo, Vânia Cristina |
author_facet |
Marcelo, Vânia Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viegas, Yvette Ranzani |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelo, Vânia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dental Equipment Educação em Odontologia Education, Dental Equipamentos Odontológicos Health Services Research Pesquisa sobre Serviços de Saúde |
topic |
Dental Equipment Educação em Odontologia Education, Dental Equipamentos Odontológicos Health Services Research Pesquisa sobre Serviços de Saúde |
description |
O presente estudo analisa a avaliação enquanto instrumento de intervenção educativa no cotidiano de uma equipe odontológica. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa em duas etapas junto a um serviço de saúde. Na primeira etapa, com a finalidade de formar um diagnóstico da realidade local, foi feita uma avaliação de 20 unidades prestadoras de serviço odontológico, englobando aspectos referentes à estrutura, processo e resultados. Com este objetivo, foram triangulados os dados colhidos através da análise documental, entrevistas e observações pessoais. A segunda etapa foi desenvolvida junto à equipe técnica coordenadora deste serviço, sendo utilizadas a técnica de observação para registrar as atividades cotidianas dos participantes e, na culminação deste processo, foi utilizada a técnica de grupo focal como estratégia para criar novos momentos de reflexão individual e coletiva. O uso combinado de técnicas quantitativas e qualitativas enriqueceu o estudo, trazendo novos aspectos e propiciando reflexões que, de outra forma, se tornariam inviáveis. Os resultados deste estudo mostram que é perfeitamente viável o desenvolvimento de um processo avaliativo de forma participativa em um serviço odontológico. Sendo que este processo se revelou um momento privilegiado nos processos educativos da equipe de trabalho e na busca de alternativas para a prestação de serviços. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-06-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-09102024-134642/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-09102024-134642/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256499004375040 |