Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo, Vânia Cristina
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-09102024-134642/
Resumo: O presente estudo analisa a avaliação enquanto instrumento de intervenção educativa no cotidiano de uma equipe odontológica. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa em duas etapas junto a um serviço de saúde. Na primeira etapa, com a finalidade de formar um diagnóstico da realidade local, foi feita uma avaliação de 20 unidades prestadoras de serviço odontológico, englobando aspectos referentes à estrutura, processo e resultados. Com este objetivo, foram triangulados os dados colhidos através da análise documental, entrevistas e observações pessoais. A segunda etapa foi desenvolvida junto à equipe técnica coordenadora deste serviço, sendo utilizadas a técnica de observação para registrar as atividades cotidianas dos participantes e, na culminação deste processo, foi utilizada a técnica de grupo focal como estratégia para criar novos momentos de reflexão individual e coletiva. O uso combinado de técnicas quantitativas e qualitativas enriqueceu o estudo, trazendo novos aspectos e propiciando reflexões que, de outra forma, se tornariam inviáveis. Os resultados deste estudo mostram que é perfeitamente viável o desenvolvimento de um processo avaliativo de forma participativa em um serviço odontológico. Sendo que este processo se revelou um momento privilegiado nos processos educativos da equipe de trabalho e na busca de alternativas para a prestação de serviços.
id USP_530a059b16a4f667993af8dc1075dc74
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09102024-134642
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalhoAssessment in dentistry: an instrument in the educational process of the work teamDental EquipmentEducação em OdontologiaEducation, DentalEquipamentos OdontológicosHealth Services ResearchPesquisa sobre Serviços de SaúdeO presente estudo analisa a avaliação enquanto instrumento de intervenção educativa no cotidiano de uma equipe odontológica. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa em duas etapas junto a um serviço de saúde. Na primeira etapa, com a finalidade de formar um diagnóstico da realidade local, foi feita uma avaliação de 20 unidades prestadoras de serviço odontológico, englobando aspectos referentes à estrutura, processo e resultados. Com este objetivo, foram triangulados os dados colhidos através da análise documental, entrevistas e observações pessoais. A segunda etapa foi desenvolvida junto à equipe técnica coordenadora deste serviço, sendo utilizadas a técnica de observação para registrar as atividades cotidianas dos participantes e, na culminação deste processo, foi utilizada a técnica de grupo focal como estratégia para criar novos momentos de reflexão individual e coletiva. O uso combinado de técnicas quantitativas e qualitativas enriqueceu o estudo, trazendo novos aspectos e propiciando reflexões que, de outra forma, se tornariam inviáveis. Os resultados deste estudo mostram que é perfeitamente viável o desenvolvimento de um processo avaliativo de forma participativa em um serviço odontológico. Sendo que este processo se revelou um momento privilegiado nos processos educativos da equipe de trabalho e na busca de alternativas para a prestação de serviços.The present study analyses the evaluation as a tool for educational intervention in the daily work of a dentistry crew. A research was developed in two parts with this purpose. In the first part 20 units of dentistry service were evaluated as a way to make a diagnostic of the local reality, including structure, process and outcome aspects. With this aim, the data collected through documental analisys, interviews and observations were triangulated. The second part was led with the technical coordination crew of that service. For this part, a observation technique was used to register the daily activities of the participants and focal groups were conducted to create new opportunities of individual and colective reflections. The decision of integrating quantitative and qualitative methods enriched this study, bringing new aspects and turning this into a different kind of evaluation study in dentistry. The results of this research indicate the viability of a participative evaluation process in the dentistry service. This evaluation process has shown to be an important tool for the educative process of the working crew.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPViegas, Yvette RanzaniMarcelo, Vânia Cristina1997-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-09102024-134642/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-17T17:18:06Zoai:teses.usp.br:tde-09102024-134642Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-17T17:18:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho
Assessment in dentistry: an instrument in the educational process of the work team
title Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho
spellingShingle Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho
Marcelo, Vânia Cristina
Dental Equipment
Educação em Odontologia
Education, Dental
Equipamentos Odontológicos
Health Services Research
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
title_short Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho
title_full Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho
title_fullStr Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho
title_full_unstemmed Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho
title_sort Avaliação em odontologia: um instrumento no processo educativo da equipe de trabalho
author Marcelo, Vânia Cristina
author_facet Marcelo, Vânia Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viegas, Yvette Ranzani
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo, Vânia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Dental Equipment
Educação em Odontologia
Education, Dental
Equipamentos Odontológicos
Health Services Research
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
topic Dental Equipment
Educação em Odontologia
Education, Dental
Equipamentos Odontológicos
Health Services Research
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
description O presente estudo analisa a avaliação enquanto instrumento de intervenção educativa no cotidiano de uma equipe odontológica. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa em duas etapas junto a um serviço de saúde. Na primeira etapa, com a finalidade de formar um diagnóstico da realidade local, foi feita uma avaliação de 20 unidades prestadoras de serviço odontológico, englobando aspectos referentes à estrutura, processo e resultados. Com este objetivo, foram triangulados os dados colhidos através da análise documental, entrevistas e observações pessoais. A segunda etapa foi desenvolvida junto à equipe técnica coordenadora deste serviço, sendo utilizadas a técnica de observação para registrar as atividades cotidianas dos participantes e, na culminação deste processo, foi utilizada a técnica de grupo focal como estratégia para criar novos momentos de reflexão individual e coletiva. O uso combinado de técnicas quantitativas e qualitativas enriqueceu o estudo, trazendo novos aspectos e propiciando reflexões que, de outra forma, se tornariam inviáveis. Os resultados deste estudo mostram que é perfeitamente viável o desenvolvimento de um processo avaliativo de forma participativa em um serviço odontológico. Sendo que este processo se revelou um momento privilegiado nos processos educativos da equipe de trabalho e na busca de alternativas para a prestação de serviços.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-09102024-134642/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-09102024-134642/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256499004375040