Participação infantil, imaginação e infância: contribuições para a divulgação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sato, Marcelo Kei
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-16062020-145213/
Resumo: Esse trabalho investiga os modos de participação de crianças em ações educativas e de Divulgação Científica (DC) na coprodução de mídias \"rádio\" e \"audiovisual\", dentro do contexto do projeto \"Reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias, SC\" realizado em parceria com o Instituto Espaço Silvestre, as Secretarias de Educação dos Municípios de Passos Maia e Ponte Serrada e três escolas municipais da região. Por meio das abordagens teórico-metodológicas da DC enquanto cultura (Estudos Culturais) e com foco em ações participatórias, buscou-se localizar nos dados obtidos os diferentes modos de Participação Infantil nas ações de coprodução de mídias. Foram coletados e analisados os registros audiovisuais das ações, o caderno de campo do pesquisador e as mídias coproduzidas com e pelas crianças participantes (dez episódios de radionovela e dois audiovisuais). Como resultados das análises emergiram quatro modos principais de Participação Infantil nas ações de DC de coprodução de mídias: (1) contextualizada, (2) simbólica, (3) técnica/estética e (4) identitária. Apesar de não ser a intenção dessa pesquisa esgotar todo e qualquer modo de participação das crianças em ações participatórias de DC, considera-se que essa pesquisa constitui um importante passo, ainda que inicial, para a sistematização de um diálogo entre as áreas de pesquisas e práticas de DC participatórias e os estudos da infância.
id USP_5311424be4c0515795f1e9e45fd2f788
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16062020-145213
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Participação infantil, imaginação e infância: contribuições para a divulgação científicaChildren participation, imagination and Childhood: contributions to the Science CommunicationChildhoodChildren ParticipationCoprodução de mídiasDivulgação CientíficaInfânciaMedia co-productionMídias participatóriasParticipação InfantilParticipatory MediaScience CommunicationEsse trabalho investiga os modos de participação de crianças em ações educativas e de Divulgação Científica (DC) na coprodução de mídias \"rádio\" e \"audiovisual\", dentro do contexto do projeto \"Reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias, SC\" realizado em parceria com o Instituto Espaço Silvestre, as Secretarias de Educação dos Municípios de Passos Maia e Ponte Serrada e três escolas municipais da região. Por meio das abordagens teórico-metodológicas da DC enquanto cultura (Estudos Culturais) e com foco em ações participatórias, buscou-se localizar nos dados obtidos os diferentes modos de Participação Infantil nas ações de coprodução de mídias. Foram coletados e analisados os registros audiovisuais das ações, o caderno de campo do pesquisador e as mídias coproduzidas com e pelas crianças participantes (dez episódios de radionovela e dois audiovisuais). Como resultados das análises emergiram quatro modos principais de Participação Infantil nas ações de DC de coprodução de mídias: (1) contextualizada, (2) simbólica, (3) técnica/estética e (4) identitária. Apesar de não ser a intenção dessa pesquisa esgotar todo e qualquer modo de participação das crianças em ações participatórias de DC, considera-se que essa pesquisa constitui um importante passo, ainda que inicial, para a sistematização de um diálogo entre as áreas de pesquisas e práticas de DC participatórias e os estudos da infância.This research investigates the ways in which children participate in educational and Science Communication actions in the co-production of \"radio\" and \"audiovisual\" media, within the context of the project \"Reintroduction of vinaceous-breasted amazon in the Araucaria\'s Nacional Park, SC\" in partnership with the Espaço Silvestre Institute, the Education Departments of the Municipalities of Passos Maia and Ponte Serrada and three schools in the region. Through the theoretical and methodological approaches of Science Communication as a culture (Cultural Studies) and focusing on participatory actions, the objective was to locate in the data obtained the different modes of child participation in media co-production actions. The audiovisual records of the actions, the researcher\'s field notebook and the media co-produced with and by the participating children (ten episodes of radio stories and two audiovisuals) were collected and analyzed. As a result of the analysis, four main modes of child participation emerged in the actions analyzed: (1) contextualized, (2) symbolic, (3) technical/aesthetical and (4) identitary. Although it is not the intention of this research to exhaust any and every mode of participation of children in participatory actions of Science Communication, it is considered that this research constitutes an important, although initial, step in systematizing a dialogue between research and practice in Participatory Science Communication and childhood studies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBizerra, Alessandra FernandesSato, Marcelo Kei2019-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-16062020-145213/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-06-25T01:31:07Zoai:teses.usp.br:tde-16062020-145213Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-06-25T01:31:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação infantil, imaginação e infância: contribuições para a divulgação científica
Children participation, imagination and Childhood: contributions to the Science Communication
title Participação infantil, imaginação e infância: contribuições para a divulgação científica
spellingShingle Participação infantil, imaginação e infância: contribuições para a divulgação científica
Sato, Marcelo Kei
Childhood
Children Participation
Coprodução de mídias
Divulgação Científica
Infância
Media co-production
Mídias participatórias
Participação Infantil
Participatory Media
Science Communication
title_short Participação infantil, imaginação e infância: contribuições para a divulgação científica
title_full Participação infantil, imaginação e infância: contribuições para a divulgação científica
title_fullStr Participação infantil, imaginação e infância: contribuições para a divulgação científica
title_full_unstemmed Participação infantil, imaginação e infância: contribuições para a divulgação científica
title_sort Participação infantil, imaginação e infância: contribuições para a divulgação científica
author Sato, Marcelo Kei
author_facet Sato, Marcelo Kei
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bizerra, Alessandra Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Sato, Marcelo Kei
dc.subject.por.fl_str_mv Childhood
Children Participation
Coprodução de mídias
Divulgação Científica
Infância
Media co-production
Mídias participatórias
Participação Infantil
Participatory Media
Science Communication
topic Childhood
Children Participation
Coprodução de mídias
Divulgação Científica
Infância
Media co-production
Mídias participatórias
Participação Infantil
Participatory Media
Science Communication
description Esse trabalho investiga os modos de participação de crianças em ações educativas e de Divulgação Científica (DC) na coprodução de mídias \"rádio\" e \"audiovisual\", dentro do contexto do projeto \"Reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias, SC\" realizado em parceria com o Instituto Espaço Silvestre, as Secretarias de Educação dos Municípios de Passos Maia e Ponte Serrada e três escolas municipais da região. Por meio das abordagens teórico-metodológicas da DC enquanto cultura (Estudos Culturais) e com foco em ações participatórias, buscou-se localizar nos dados obtidos os diferentes modos de Participação Infantil nas ações de coprodução de mídias. Foram coletados e analisados os registros audiovisuais das ações, o caderno de campo do pesquisador e as mídias coproduzidas com e pelas crianças participantes (dez episódios de radionovela e dois audiovisuais). Como resultados das análises emergiram quatro modos principais de Participação Infantil nas ações de DC de coprodução de mídias: (1) contextualizada, (2) simbólica, (3) técnica/estética e (4) identitária. Apesar de não ser a intenção dessa pesquisa esgotar todo e qualquer modo de participação das crianças em ações participatórias de DC, considera-se que essa pesquisa constitui um importante passo, ainda que inicial, para a sistematização de um diálogo entre as áreas de pesquisas e práticas de DC participatórias e os estudos da infância.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-16062020-145213/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-16062020-145213/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257072905748480