Forma e relações de revisão no primeiro movimento da sinfonia nº 2 de M. C. Guarnieri

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Felipe Defensor
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-06062022-150021/
Resumo: Esta dissertação consiste em uma análise do primeiro movimento da Sinfonia nº2 de M. C. Guarnieri a partir da conjugação de duas correntes da nova Formenlehre - a teoria das funções formais de W. E. Caplin (1998, 2013) e a Teoria da Sonata de J. Hepokoski e W. Darcy (2006) com o método analítico utilizado por Straus (1990) em Remaking the Past. A sonata tipo 3 foi o tipo formal de referência para a análise. Essa estrutura é apropriada por Guarnieri de maneira pós-tonal, por vezes se utilizando das estratégias de revisão musicais elaboradas por Straus (1990). Os elementos musicais da peça se relacionam por uma densa trama de conexões melódico-motívicas, que foi explicitada durante a Parte II de forma pormenorizada. As diversas projeções em diferentes níveis da estrutura musical (elaborações) das classes de intervalo 1 e 5 têm um papel proeminente nessa trama. Nessas elaborações, a relação revisionária de centralização é frequentemente aplicada sobre a classe de intervalo 1, assim como a relação revisionária de marginalização sobre a classe de intervalo 5, o que sugere um vínculo da peça com a tradição similar àqueles observados por Straus em seu estudo. Também foi observado que o aspecto rotacional da sonata é explorado de maneira peculiar por Guarnieri. Ao final da análise de cada tema ou seção foi elaborado um breve comentário analítico indicando possibilidades interpretativas consonantes com a segunda etapa do método da Teoria da Sonata, a da interpretação hermenêutica.
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spelling Forma e relações de revisão no primeiro movimento da sinfonia nº 2 de M. C. Guarnieri-Camargo GuarnieriCamargo GuarnieriForma musicalMusical formNeoclassicismNeoclassicismoRelações de revisãoRevisionary ratiosEsta dissertação consiste em uma análise do primeiro movimento da Sinfonia nº2 de M. C. Guarnieri a partir da conjugação de duas correntes da nova Formenlehre - a teoria das funções formais de W. E. Caplin (1998, 2013) e a Teoria da Sonata de J. Hepokoski e W. Darcy (2006) com o método analítico utilizado por Straus (1990) em Remaking the Past. A sonata tipo 3 foi o tipo formal de referência para a análise. Essa estrutura é apropriada por Guarnieri de maneira pós-tonal, por vezes se utilizando das estratégias de revisão musicais elaboradas por Straus (1990). Os elementos musicais da peça se relacionam por uma densa trama de conexões melódico-motívicas, que foi explicitada durante a Parte II de forma pormenorizada. As diversas projeções em diferentes níveis da estrutura musical (elaborações) das classes de intervalo 1 e 5 têm um papel proeminente nessa trama. Nessas elaborações, a relação revisionária de centralização é frequentemente aplicada sobre a classe de intervalo 1, assim como a relação revisionária de marginalização sobre a classe de intervalo 5, o que sugere um vínculo da peça com a tradição similar àqueles observados por Straus em seu estudo. Também foi observado que o aspecto rotacional da sonata é explorado de maneira peculiar por Guarnieri. Ao final da análise de cada tema ou seção foi elaborado um breve comentário analítico indicando possibilidades interpretativas consonantes com a segunda etapa do método da Teoria da Sonata, a da interpretação hermenêutica.This dissertation analyses the first movement of the Symphony nº 2 by M. C. Guarnieri by combining two trends from the new Formenlehre - W. E. Caplin\'s (1998, 2013) theory of formal functions and J. Hepokoski\'s and W. Darcy\'s (2006) Sonata Theory - with the analytical method employed by Straus (1990) in Remaking the Past (1990). The Sonata Type 3 was the referential formal type for the analysis. That structure is appropriated by Guarnieri in a post-tonal manner, making use, at times, of the musical revisionary ratios developed by Straus (1990). The work\'s musical elements are connected by a dense mesh of melodic-motivic relations, which was described in detailed fashion in Part II. The numerous projections (composing-out) of the pitch-classes 1 and 5 in different levels of the musical structure play a prominent role in that relational mesh. In those elaborations pitch-class 1 frequently undergoes the centralization revisionary ratio, while pitch-class 5 goes through the marginalization ratio. We also observed that the rotational aspect of the sonata is explored in a peculiar way by Guarnieri. After the analysis of each theme or section is a brief analytical commentary indicating hermeneutic interpretive possibilities, in line with the second stage of the Sonata Theory analytical method.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalles, Paulo de Tarso Camargo CambraiaMartins, Felipe Defensor2021-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-06062022-150021/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-06-06T18:50:19Zoai:teses.usp.br:tde-06062022-150021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-06-06T18:50:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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