O espaço da formação docente nos programas de pós-graduação em enfermagem: uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scorzoni, Marília Ferranti Marques
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-12062013-202530/
Resumo: A formação pedagógica para a docência universitária no âmbito da pós-graduação stricto sensu enfrenta desafios. Os espaços para tal formação mostram-se reduzidos na universidade. A prioridade dada à formação para a pesquisa reforça a necessidade de valorizar a docência, bem como sua formação no âmbito da pós-graduação. Discute-se centralmente a importância dos conhecimentos específicos, articulados com os pedagógicos de modo que estes tragam subsídios para o professor atender mais plenamente às necessidades formativas. O estudo objetivou então, fazer uma reflexão sobre a percepção do pós-graduando acerca da formação docente, considerando os novos paradigmas que se instalam no campo da educação e da saúde. Trata-se de revisão sistemática da literatura, cujo objetivo foi levantar dados sobre o processo de formação docente na pós-graduação em Enfermagem considerando a importância de sintetizar e categorizar os estudos primários, realizados no Brasil no período de 2000 a 2012, sobre o assunto em apreço. A amostra foi constituída por dez estudos dos quais indentificou-se as situações-limites através da fala dos pós-graduandos com relação à formação pedagógica para a docência no ensino superior. Nota-se que os espaços destinados ao ensino na pós-graduação são incipientes para atender a demanda da formação docente. Contudo muitos pós-graduandos identificaram como espaços para a formação pedagógica, a existência de algumas disciplinas que fundamentam as questões relativas ao ensino e aprendizagem, além da reflexão sobre paradigmas que identificam posturas e características docentes, entre outros aspectos, bem como o Programa de aperfeiçoamento de ensino (PAE), como uma oportunidade relevante de aproximação com as questões mais amplas que dizem respeito ao processo do ensino superior e seus desafios no século XXI.
id USP_5391fb2158e3f93db3eaf3808f632f91
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12062013-202530
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O espaço da formação docente nos programas de pós-graduação em enfermagem: uma revisão sistemática da literaturaThe space of teacher education and the training programs of nursing graduateDocente de enfermagemEducação de pós-graduação em enfermagemEnsino.Faculty of Nursing Practice.Faculty of NursingPostgraduate Nursing EducationA formação pedagógica para a docência universitária no âmbito da pós-graduação stricto sensu enfrenta desafios. Os espaços para tal formação mostram-se reduzidos na universidade. A prioridade dada à formação para a pesquisa reforça a necessidade de valorizar a docência, bem como sua formação no âmbito da pós-graduação. Discute-se centralmente a importância dos conhecimentos específicos, articulados com os pedagógicos de modo que estes tragam subsídios para o professor atender mais plenamente às necessidades formativas. O estudo objetivou então, fazer uma reflexão sobre a percepção do pós-graduando acerca da formação docente, considerando os novos paradigmas que se instalam no campo da educação e da saúde. Trata-se de revisão sistemática da literatura, cujo objetivo foi levantar dados sobre o processo de formação docente na pós-graduação em Enfermagem considerando a importância de sintetizar e categorizar os estudos primários, realizados no Brasil no período de 2000 a 2012, sobre o assunto em apreço. A amostra foi constituída por dez estudos dos quais indentificou-se as situações-limites através da fala dos pós-graduandos com relação à formação pedagógica para a docência no ensino superior. Nota-se que os espaços destinados ao ensino na pós-graduação são incipientes para atender a demanda da formação docente. Contudo muitos pós-graduandos identificaram como espaços para a formação pedagógica, a existência de algumas disciplinas que fundamentam as questões relativas ao ensino e aprendizagem, além da reflexão sobre paradigmas que identificam posturas e características docentes, entre outros aspectos, bem como o Programa de aperfeiçoamento de ensino (PAE), como uma oportunidade relevante de aproximação com as questões mais amplas que dizem respeito ao processo do ensino superior e seus desafios no século XXI.The pedagogical preparation for university teaching in the post-graduate programs faces challenges. Spaces for this development turned out to be very limited at university. The priority given to research training reinforces the need to enhance the professorship as part of their graduate program. It discusses the importance of expertise, articulated with the pedagogical knowledge so that it is beneficial for the teacher to more fully meet preparation needs. Then, the study aimed to reflect on the perception of the graduate student about teacher education, considering the new paradigms settled in education and health. This is a systematic review of the literature, whose goal was to collect data about the process of teacher education in graduate nursing, considering the importance of categorizing and synthesizing primary studies carried out in Brazil from 2000 to 2012, on the subject in appreciation. The sample consisted of ten studies which identified the limit situations through the speech of graduate students regarding pedagogical preparation for teaching in higher education. Note that the spaces for teaching in graduation are incipient to meet the demands of education. Yet, many graduate students identified as main spaces for exercising teaching knowledge, the existence of some courses concerning issues related to teaching and learning, and reflecting on paradigms that identify pedagogical postures and faculty characteristics, as well as Brazilian Improving Teaching Program, as a significant opportunity for rapprochement with the broader issues that concern the process of higher education and its challenges in XXI century.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBueno, Sonia Maria VillelaScorzoni, Marília Ferranti Marques2013-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-12062013-202530/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-12062013-202530Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O espaço da formação docente nos programas de pós-graduação em enfermagem: uma revisão sistemática da literatura
The space of teacher education and the training programs of nursing graduate
title O espaço da formação docente nos programas de pós-graduação em enfermagem: uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle O espaço da formação docente nos programas de pós-graduação em enfermagem: uma revisão sistemática da literatura
Scorzoni, Marília Ferranti Marques
Docente de enfermagem
Educação de pós-graduação em enfermagem
Ensino.
Faculty of Nursing Practice.
Faculty of Nursing
Postgraduate Nursing Education
title_short O espaço da formação docente nos programas de pós-graduação em enfermagem: uma revisão sistemática da literatura
title_full O espaço da formação docente nos programas de pós-graduação em enfermagem: uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr O espaço da formação docente nos programas de pós-graduação em enfermagem: uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed O espaço da formação docente nos programas de pós-graduação em enfermagem: uma revisão sistemática da literatura
title_sort O espaço da formação docente nos programas de pós-graduação em enfermagem: uma revisão sistemática da literatura
author Scorzoni, Marília Ferranti Marques
author_facet Scorzoni, Marília Ferranti Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno, Sonia Maria Villela
dc.contributor.author.fl_str_mv Scorzoni, Marília Ferranti Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Docente de enfermagem
Educação de pós-graduação em enfermagem
Ensino.
Faculty of Nursing Practice.
Faculty of Nursing
Postgraduate Nursing Education
topic Docente de enfermagem
Educação de pós-graduação em enfermagem
Ensino.
Faculty of Nursing Practice.
Faculty of Nursing
Postgraduate Nursing Education
description A formação pedagógica para a docência universitária no âmbito da pós-graduação stricto sensu enfrenta desafios. Os espaços para tal formação mostram-se reduzidos na universidade. A prioridade dada à formação para a pesquisa reforça a necessidade de valorizar a docência, bem como sua formação no âmbito da pós-graduação. Discute-se centralmente a importância dos conhecimentos específicos, articulados com os pedagógicos de modo que estes tragam subsídios para o professor atender mais plenamente às necessidades formativas. O estudo objetivou então, fazer uma reflexão sobre a percepção do pós-graduando acerca da formação docente, considerando os novos paradigmas que se instalam no campo da educação e da saúde. Trata-se de revisão sistemática da literatura, cujo objetivo foi levantar dados sobre o processo de formação docente na pós-graduação em Enfermagem considerando a importância de sintetizar e categorizar os estudos primários, realizados no Brasil no período de 2000 a 2012, sobre o assunto em apreço. A amostra foi constituída por dez estudos dos quais indentificou-se as situações-limites através da fala dos pós-graduandos com relação à formação pedagógica para a docência no ensino superior. Nota-se que os espaços destinados ao ensino na pós-graduação são incipientes para atender a demanda da formação docente. Contudo muitos pós-graduandos identificaram como espaços para a formação pedagógica, a existência de algumas disciplinas que fundamentam as questões relativas ao ensino e aprendizagem, além da reflexão sobre paradigmas que identificam posturas e características docentes, entre outros aspectos, bem como o Programa de aperfeiçoamento de ensino (PAE), como uma oportunidade relevante de aproximação com as questões mais amplas que dizem respeito ao processo do ensino superior e seus desafios no século XXI.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-12062013-202530/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-12062013-202530/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256896228032512