Transporte ferroviário de cargas: método de custeio e determinação de fretes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ravara, André
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-26092023-142622/
Resumo: As longas filas de caminhões nos portos brasileiros demonstram a ineficiência do sistema de transportes do Brasil. O país adotou e incentivou um modelo baseado quase que totalmente no modal rodoviário. A dependência de caminhões para escoamento da produção fica evidente quando analisada a matriz brasileira de transportes: cerca de 60% do total das mercadorias transportadas no país trafegam por rodovias, segundo o Ministério dos Transportes. Para um país de dimensões continentais como o Brasil, o transporte ferroviário se apresenta como alternativa potencial para corrigir as distorções da matriz de transportes. A recente privatização do setor ferroviário, através de concessão de contratos de longo prazo para exploração do transporte, reacende a discussão sobre a expansão do uso das ferrovias no Brasil. Como a característica básica do transporte ferroviário é a utilização intensiva de capital nos investimentos em vias férreas, vagões e locomotivas, torna-se fundamental o entendimento de sua estrutura de custos. Para o governo e as concessionárias das ferrovias, é importante que os contratos de concessão tenham equilíbrio econômico financeiro por longo prazo. Para os usuários, maiores prejudicados pelos gargalos logísticos atuais, é fundamental conhecer o mecanismo de custeio de operações ferroviárias para que haja transparência nas negociações de fretes. Esta transparência seria importante inclusive para que os usuários do transporte participem nos investimentos em ativos ferroviários, prática comum nos Estados Unidos e Europa. Poucas publicações no Brasil abordam o custeio ferroviário com profundidade. Contribuem para este fato a constatação que o transporte ferroviário é tradicionalmente monopolista e até poucos anos atrás dirigido apenas por empresas estatais. ) O objetivo deste trabalho é detalhar os diversos custos associados às operações ferroviárias e elaborar um método de custeio e determinação de fretes para o transporte ferroviário de cargas. Para tanto, é necessário descrever detalhadamente uma operação ferroviária típica e, através da análise de métodos de apropriação de custos existentes, desenvolver uma metodologia de custeio que melhor se adapte às peculiaridades do transporte ferroviário de cargas.
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A recente privatização do setor ferroviário, através de concessão de contratos de longo prazo para exploração do transporte, reacende a discussão sobre a expansão do uso das ferrovias no Brasil. Como a característica básica do transporte ferroviário é a utilização intensiva de capital nos investimentos em vias férreas, vagões e locomotivas, torna-se fundamental o entendimento de sua estrutura de custos. Para o governo e as concessionárias das ferrovias, é importante que os contratos de concessão tenham equilíbrio econômico financeiro por longo prazo. Para os usuários, maiores prejudicados pelos gargalos logísticos atuais, é fundamental conhecer o mecanismo de custeio de operações ferroviárias para que haja transparência nas negociações de fretes. Esta transparência seria importante inclusive para que os usuários do transporte participem nos investimentos em ativos ferroviários, prática comum nos Estados Unidos e Europa. Poucas publicações no Brasil abordam o custeio ferroviário com profundidade. Contribuem para este fato a constatação que o transporte ferroviário é tradicionalmente monopolista e até poucos anos atrás dirigido apenas por empresas estatais. ) O objetivo deste trabalho é detalhar os diversos custos associados às operações ferroviárias e elaborar um método de custeio e determinação de fretes para o transporte ferroviário de cargas. Para tanto, é necessário descrever detalhadamente uma operação ferroviária típica e, através da análise de métodos de apropriação de custos existentes, desenvolver uma metodologia de custeio que melhor se adapte às peculiaridades do transporte ferroviário de cargas.The long lines of trucks in brazilian ports describe the deficiencies of the country\'s transport system. Brazil adopted a transport system based on trucks whose dependence is evidenced by the transport distribution: about 60% of total transportation of brazilian goods are carried by trucks. Considering that Brazil is a large country, railroad transport is a potential solution to balance the transport distribution. The recent privatization of brazilian railroad system, by long terms contracts, is considered a basic step for increasing the use of railroads. The basic aspect of railroad transport is the intensive use of capital in iron tracks, cars and locomotives so is very important to detail its cost structure. For the government and concessionaires is important that concession contracts have economic balance in long term. For users that have the direct impact of high distribution costs is important to understand the railroad cost structure in order to balance the freight negotiation. This balance guarantees direct investments in cars and locomotives by users, a normal practice in Europe and United States. Railroad costs is a subject that is not covered in details by brazil\'s technical publications. This fact is caused mainly by two importants characteristics of brazilian railroad transport: the activity is monopolistic and totally controlled by government few years ago. The goal of this work is to detail the costs associated to the railroad operationsand to elaborate a method of cost accounting and determination of freights for the railroad transport of goods. To achieve that it is necessary to describe a typical railroad operation and, through the analysis of existing appropriation costs methods, to develop a cost methodology that consider the peculiarities of the railroad transport.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBotter, Rui CarlosRavara, André2005-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-26092023-142622/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-26T17:35:02Zoai:teses.usp.br:tde-26092023-142622Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-26T17:35:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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