Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feola, Liliane Soares de Siqueira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-11092019-093850/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo oferecer ao professor de matemática subsídios que permitam desenvolver atividades pedagógicas relacionadas aos conceitos básicos de divisibilidade de números inteiros. Para tanto, optou-se por desenvolvê-las de modo a possibilitar ao aluno a compreensão das ideias matemáticas envolvidas na detecção de erros de digitação em códigos numéricos utilizados nos códigos de barras e também no RG, CPF e ISBN. Vale ressaltar que tais atividades foram inspiradas nas metodologias de Resolução de Problemas e Atividades Investigativas embora, em alguns momentos, fizeram-se necessárias determinadas adaptações de acordo com o conteúdo. Assim, munidos desses elementos, os professores poderão dar aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades e competências da teoria elementar de números, aprimorar seus conhecimentos relacionados a situações do cotidiano e explicitar relações entre matemática e tecnologia. Este trabalho busca, também, despertar o interesse do aluno, que fica motivado ao perceber a aplicabilidade, no cotidiano, dos conceitos matemáticos aqui tratados.
id USP_53cc7f71277714ae1ab76c86cb4e7a76
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11092019-093850
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidadeElementary topics of coding theory as a motivation for teaching divisibilityBar codeCódigo de barrasCódigo de identificaçãoDivisibilidadeDivisibilityIdentification codeEste trabalho tem como objetivo oferecer ao professor de matemática subsídios que permitam desenvolver atividades pedagógicas relacionadas aos conceitos básicos de divisibilidade de números inteiros. Para tanto, optou-se por desenvolvê-las de modo a possibilitar ao aluno a compreensão das ideias matemáticas envolvidas na detecção de erros de digitação em códigos numéricos utilizados nos códigos de barras e também no RG, CPF e ISBN. Vale ressaltar que tais atividades foram inspiradas nas metodologias de Resolução de Problemas e Atividades Investigativas embora, em alguns momentos, fizeram-se necessárias determinadas adaptações de acordo com o conteúdo. Assim, munidos desses elementos, os professores poderão dar aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades e competências da teoria elementar de números, aprimorar seus conhecimentos relacionados a situações do cotidiano e explicitar relações entre matemática e tecnologia. Este trabalho busca, também, despertar o interesse do aluno, que fica motivado ao perceber a aplicabilidade, no cotidiano, dos conceitos matemáticos aqui tratados.The main objective of the work is to develop educational activities related to the basic concepts of divisibility of integral numbers, providing tools to math school teachers. The way those concepts were presented, creates the proper environment for the student to understand the mathematic logic behind the detection of typing errors in numerical codes, like for example: barcodes, RG, CPF and ISBN. It is noteworthy that the methodology used was inspired by problem solving and investigative activities although, adjustments were made in order to comply with the content. Thus, it is expected that teachers will be able to provide opportunities to their students to develop skills and competences on the domain of elementary number theory, improve their knowledge on daily situations and explain the relationship between mathematics and technology. This work also seeks to arouse the interest of the students, who get motivated when they realize the applicability in daily life of the mathematical concepts covered here.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMilies, Francisco Cesar PolcinoFeola, Liliane Soares de Siqueira2016-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-11092019-093850/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T21:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-11092019-093850Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T21:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade
Elementary topics of coding theory as a motivation for teaching divisibility
title Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade
spellingShingle Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade
Feola, Liliane Soares de Siqueira
Bar code
Código de barras
Código de identificação
Divisibilidade
Divisibility
Identification code
title_short Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade
title_full Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade
title_fullStr Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade
title_full_unstemmed Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade
title_sort Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade
author Feola, Liliane Soares de Siqueira
author_facet Feola, Liliane Soares de Siqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Milies, Francisco Cesar Polcino
dc.contributor.author.fl_str_mv Feola, Liliane Soares de Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Bar code
Código de barras
Código de identificação
Divisibilidade
Divisibility
Identification code
topic Bar code
Código de barras
Código de identificação
Divisibilidade
Divisibility
Identification code
description Este trabalho tem como objetivo oferecer ao professor de matemática subsídios que permitam desenvolver atividades pedagógicas relacionadas aos conceitos básicos de divisibilidade de números inteiros. Para tanto, optou-se por desenvolvê-las de modo a possibilitar ao aluno a compreensão das ideias matemáticas envolvidas na detecção de erros de digitação em códigos numéricos utilizados nos códigos de barras e também no RG, CPF e ISBN. Vale ressaltar que tais atividades foram inspiradas nas metodologias de Resolução de Problemas e Atividades Investigativas embora, em alguns momentos, fizeram-se necessárias determinadas adaptações de acordo com o conteúdo. Assim, munidos desses elementos, os professores poderão dar aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades e competências da teoria elementar de números, aprimorar seus conhecimentos relacionados a situações do cotidiano e explicitar relações entre matemática e tecnologia. Este trabalho busca, também, despertar o interesse do aluno, que fica motivado ao perceber a aplicabilidade, no cotidiano, dos conceitos matemáticos aqui tratados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-11092019-093850/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-11092019-093850/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090626905440256