Estudo sobre a influência do planejamento estratégico versus à prática da inovação no desempenho negocial de AGTECHs
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-26042021-134502/ |
Resumo: | O surgimento de empresas inovadoras no setor do agronegócio, as chamadas Agtechs, tem aumentado bastante, principalmente por ser um dos setores que mais crescem no Brasil. A inovação e a tecnologia geraram grandes impactos nos empreendimentos e tornou-se parte obrigatória no desenvolvimento de novos negócios, já que apenas copiar o que outros estão fazendo pode não gerar o sucesso esperado. Neste contexto, o planejamento estratégico ganhou novos formatos e modelos, com ferramentas ágeis que buscam aumentar a velocidade do lançamento de produtos inovadores. Apesar de toda a informação disponível sobre empreendedorismo e inovação, a proporção de startups que fecham antes mesmo do primeiro ano ainda é muito alta e a causa principal apontada pelos pesquisadores e entidades de apoio ao empreendedorismo é a falta de planejamento estratégico. Por outro lado, investidores apontam a falta de inovação como fator decisivo no sucesso de novos negócios. Para responder esta questão, o objetivo deste estudo é apresentar uma análise para medir se o método de planejamento usado pelas empresas nascentes do agronegócio é mais importante que a inovação ou vice-versa, para garantir o sucesso destes novos empreendimentos. Para tanto, foi realizado um estudo multicasos, em empresas nascentes do agronegócio, comparando a metodologia utilizada pelo empreendimento em seu planejamento estratégico com o proposto nas bibliografias estudadas, bem como foi identificado o tipo de inovação que esta desenvolveu e o resultado que obteve no mercado. A análise dos dados foi feita indutivamente, com foco no processo e seu significado. As etapas seguidas para desenvolvimento da dissertação foram: definição da estrutura conceitual; planejamento dos casos; condução do teste piloto; coleta dos dados; análise dos dados e geração do relatório. A condução do estudo de multicasos, contou com dados primários obtidos com 10 (dez) empresas nascentes; com palestras do Fórum Internacional Online de Empreendedorismo e Inovação no Agro - FINOVAGRO (2020) e do 4º Encontro Mundial da Rede Agroinncuba (2020), além da Comunicação Pessoal com os palestrantes destes painéis. Foram utilizados também dados secundários encontrados em publicações científicas, livros e periódicos. Após esta análise qualitativa, as informações foram analisadas no software estatístico Minitab17 para obter a correlação entre gestão e inovação em empresas nascentes de sucesso. Foi percebido, durante as análises, que as empresas com maiores indicadores de sucesso utilizam o planejamento estratégico como ferramenta de tomada de decisão no dia a dia do empreendimento, bem como as que possuem produtos e serviços com inovações disruptivas têm menos concorrentes diretos. As Agtechs com inovações disruptivas estudadas afirmaram que desenvolveram seus planejamentos estratégicos principalmente para atender critérios de investidores terceiros, enquanto as de inovações incrementais o fizeram por acreditar que seria importante para o desenvolvimento do negócio. Por fim, nos casos de inovação incremental básica ou avançada as startups que utilizaram planejamentos ágeis tiveram mais sucesso do que as que utilizaram de planejamentos convencionais. E o contrário aconteceu com as startups de inovação disruptiva, já que nestes casos tiveram sucesso as que utilizaram métodos convencionais de planejamento. |
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Estudo sobre a influência do planejamento estratégico versus à prática da inovação no desempenho negocial de AGTECHsStudy on the influence of the strategic planning versus the practice of innovation on the business performance of AGTECHsAgribusinessAgronegóciosInnovationInovaçãoPlanejamento estratégicoStrategic planningSuccessSucessoO surgimento de empresas inovadoras no setor do agronegócio, as chamadas Agtechs, tem aumentado bastante, principalmente por ser um dos setores que mais crescem no Brasil. A inovação e a tecnologia geraram grandes impactos nos empreendimentos e tornou-se parte obrigatória no desenvolvimento de novos negócios, já que apenas copiar o que outros estão fazendo pode não gerar o sucesso esperado. Neste contexto, o planejamento estratégico ganhou novos formatos e modelos, com ferramentas ágeis que buscam aumentar a velocidade do lançamento de produtos inovadores. Apesar de toda a informação disponível sobre empreendedorismo e inovação, a proporção de startups que fecham antes mesmo do primeiro ano ainda é muito alta e a causa principal apontada pelos pesquisadores e entidades de apoio ao empreendedorismo é a falta de planejamento estratégico. Por outro lado, investidores apontam a falta de inovação como fator decisivo no sucesso de novos negócios. Para responder esta questão, o objetivo deste estudo é apresentar uma análise para medir se o método de planejamento usado pelas empresas nascentes do agronegócio é mais importante que a inovação ou vice-versa, para garantir o sucesso destes novos empreendimentos. Para tanto, foi realizado um estudo multicasos, em empresas nascentes do agronegócio, comparando a metodologia utilizada pelo empreendimento em seu planejamento estratégico com o proposto nas bibliografias estudadas, bem como foi identificado o tipo de inovação que esta desenvolveu e o resultado que obteve no mercado. A análise dos dados foi feita indutivamente, com foco no processo e seu significado. As etapas seguidas para desenvolvimento da dissertação foram: definição da estrutura conceitual; planejamento dos casos; condução do teste piloto; coleta dos dados; análise dos dados e geração do relatório. A condução do estudo de multicasos, contou com dados primários obtidos com 10 (dez) empresas nascentes; com palestras do Fórum Internacional Online de Empreendedorismo e Inovação no Agro - FINOVAGRO (2020) e do 4º Encontro Mundial da Rede Agroinncuba (2020), além da Comunicação Pessoal com os palestrantes destes painéis. Foram utilizados também dados secundários encontrados em publicações científicas, livros e periódicos. Após esta análise qualitativa, as informações foram analisadas no software estatístico Minitab17 para obter a correlação entre gestão e inovação em empresas nascentes de sucesso. Foi percebido, durante as análises, que as empresas com maiores indicadores de sucesso utilizam o planejamento estratégico como ferramenta de tomada de decisão no dia a dia do empreendimento, bem como as que possuem produtos e serviços com inovações disruptivas têm menos concorrentes diretos. As Agtechs com inovações disruptivas estudadas afirmaram que desenvolveram seus planejamentos estratégicos principalmente para atender critérios de investidores terceiros, enquanto as de inovações incrementais o fizeram por acreditar que seria importante para o desenvolvimento do negócio. Por fim, nos casos de inovação incremental básica ou avançada as startups que utilizaram planejamentos ágeis tiveram mais sucesso do que as que utilizaram de planejamentos convencionais. E o contrário aconteceu com as startups de inovação disruptiva, já que nestes casos tiveram sucesso as que utilizaram métodos convencionais de planejamento.The appearance of innovative companies in the agribusiness sector, the so-called Agtechs, has increased significantly, mainly because it is one of the fastest growing sectors in Brazil. Innovation and technology have generated major impacts on enterprises and have become a mandatory part in the development of new businesses, since just copying what others are doing may not generate the expected success. In this context, strategic planning gained new formats and models, with agile tools that seek to increase the speed of launching innovative products. Despite all the information available on entrepreneurship and innovation, the proportion of startups that close even before the first year is still very high, and the main cause pointed out by researchers and entities supporting entrepreneurship is the lack of strategic planning. On the other hand, investors point to the lack of innovation as a decisive factor in the success of new businesses. To answer this question, the objective of this study is to present an analysis to measure whether the planning method used by the nascent agribusiness companies is more important than innovation or vice versa, to guarantee the success of these new ventures. To this end, a multi-case study was carried out in nascent agribusiness companies, comparing the methodology used by the enterprise in its strategic planning with that proposed in the studied bibliographies, as well as identifying the type of innovation it developed and the result it obtained in the market. Data analysis was performed inductively, focusing on the process and its meaning. The steps followed to develop the dissertation were: definition of the conceptual structure; case planning; conducting the pilot test; data collection; data analysis and report generation. The conduct of the multi-case study relied on primary data obtained from 10 (ten) nascent companies; with lectures from the International Online Forum of Entrepreneurship and Innovation in Agro - FINOVAGRO (2020) and the 4th World Meeting of the Agroinncuba Network (2020), in addition to Personal Communication with the speakers of these panels. Secondary data found in scientific publications, books and periodicals were also used. After this qualitative analysis, the information was analyzed using the Minitab17 statistical software to obtain the correlation between management and innovation in successful start-up companies. It was noticed during the analyzes that the companies with the highest success indicators use strategic planning as a decision-making tool in the day-to-day of the enterprise, as well as those that have products and services with radical innovations do not have direct competitors. Agtechs with radical and disruptive innovations studied stated that they developed their strategic plans mainly to meet the criteria of third-party investors, while those of incremental innovations did so because they believed it would be important for the development of the business. Finally, in cases of basic or advanced incremental innovation, startups that used agile planning were more successful than those that used traditional planning. And the opposite happened with startups of radical innovation or disruption, since in these cases those who used traditional planning methods were successful.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarrer, Celso da CostaSilva, Sandra Elisabeth Paiva da2021-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-26042021-134502/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-26T19:53:02Zoai:teses.usp.br:tde-26042021-134502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-26T19:53:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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