A experiência da Educação Permanente em Saúde no município de Registro, São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Daiane Mayara
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-23012020-133236/
Resumo: Com a criação do Sistema Único de Saúde, as mudanças sociais e os novos perfis epidemiológicos, foi necessário ocorrer uma reformulação no processo de trabalho dos profissionais da área, uma vez que os serviços públicos de saúde deveriam possibilitar o acesso universal e desenvolver uma atenção integral ao usuário e, não mais, uma atuação centrada na doença, no especialismo, e na atuação uniprofissional. Nesse pressuposto, os profissionais da saúde necessitam de constante atualização e a Educação Permanente em Saúde (EPS) é considerada uma importante ferramenta que pode auxiliar na transformação das práticas profissionais, pois viabiliza a construção de conhecimentos por meio da aprendizagem significativa, buscando uma formação integral e contínua, a partir de temas que surgem das necessidades identificadas no próprio ambiente de trabalho. O objetivo do estudo foi conhecer o processo de planejamento e organização da EPS no município de Registro- SP, detectar as potencialidades e limitações trazidas pelos participantes do estudo e trazer novas propostas de acordo com a regulamentação vigente da EPS, resultando em seu produto educacional. Para isso, foi realizado um estudo de campo de base qualitativa, segundo proposta de Deslandes (1997) para a avaliação de programas e serviços. Para essa avaliação efetuou-se um levantamento sobre o material relacionado à EPS no município, complementado por entrevistas individuais, conduzidas por um questionário estruturado e desenvolvido com base na cartilha do Ministério da Saúde sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), com o responsável pela EPS, seis profissionais, entre médicos, enfermeiros e dentistas, atuantes na Estratégia Saúde da Família em cada um dos três distritos municipal e também com dois profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, independentemente da categoria. Coordenadores dos três distritos de saúde foram convidados a participar de um Grupo Focal para exporem suas percepções. Os resultados evidenciaram que, à exceção dos coordenadores de distrito e do responsável pela EPS, demais entrevistados não conheciam a PNEPS e careciam de mais discussões conceituais sobre o tema. No olhar dos colaboradores da EPS, os profissionais das unidades de saúde participavam do processo de elaboração da EPS, e eram consideradas a realidade, necessidade e as expectativas locais e da equipe para sua formulação. Contudo, esses profissionais não se reconheciam participantes desse processo, ainda que considerassem ser importante essa participação junto aos organizadores. Percebeu-se certa confusão entre os termos Educação Permanente e Educação Continuada pelos participantes, o que pode ter dificultado o reconhecimento dessa participação. A EPS no município ainda se apresenta em processo de implantação, observou-se que muito se alcançou, porém, muito ainda há que ser feito com o objetivo de aproveitar melhor essa ferramenta, como por exemplo, a elaboração de um plano municipal de EPS e de mecanismos de avaliação e monitoramento das ações já realizadas. Apontaram como sugestões a criação de um núcleo de EPS, o que poderia aumentar a rede de profissionais envolvidos com o desenvolvimento das ações. Assim, percebeu-se o interesse e possibilidade de que o processo de implantação da EPS no município continue e seja valorizado.
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Nesse pressuposto, os profissionais da saúde necessitam de constante atualização e a Educação Permanente em Saúde (EPS) é considerada uma importante ferramenta que pode auxiliar na transformação das práticas profissionais, pois viabiliza a construção de conhecimentos por meio da aprendizagem significativa, buscando uma formação integral e contínua, a partir de temas que surgem das necessidades identificadas no próprio ambiente de trabalho. O objetivo do estudo foi conhecer o processo de planejamento e organização da EPS no município de Registro- SP, detectar as potencialidades e limitações trazidas pelos participantes do estudo e trazer novas propostas de acordo com a regulamentação vigente da EPS, resultando em seu produto educacional. Para isso, foi realizado um estudo de campo de base qualitativa, segundo proposta de Deslandes (1997) para a avaliação de programas e serviços. Para essa avaliação efetuou-se um levantamento sobre o material relacionado à EPS no município, complementado por entrevistas individuais, conduzidas por um questionário estruturado e desenvolvido com base na cartilha do Ministério da Saúde sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), com o responsável pela EPS, seis profissionais, entre médicos, enfermeiros e dentistas, atuantes na Estratégia Saúde da Família em cada um dos três distritos municipal e também com dois profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, independentemente da categoria. Coordenadores dos três distritos de saúde foram convidados a participar de um Grupo Focal para exporem suas percepções. Os resultados evidenciaram que, à exceção dos coordenadores de distrito e do responsável pela EPS, demais entrevistados não conheciam a PNEPS e careciam de mais discussões conceituais sobre o tema. No olhar dos colaboradores da EPS, os profissionais das unidades de saúde participavam do processo de elaboração da EPS, e eram consideradas a realidade, necessidade e as expectativas locais e da equipe para sua formulação. Contudo, esses profissionais não se reconheciam participantes desse processo, ainda que considerassem ser importante essa participação junto aos organizadores. Percebeu-se certa confusão entre os termos Educação Permanente e Educação Continuada pelos participantes, o que pode ter dificultado o reconhecimento dessa participação. A EPS no município ainda se apresenta em processo de implantação, observou-se que muito se alcançou, porém, muito ainda há que ser feito com o objetivo de aproveitar melhor essa ferramenta, como por exemplo, a elaboração de um plano municipal de EPS e de mecanismos de avaliação e monitoramento das ações já realizadas. Apontaram como sugestões a criação de um núcleo de EPS, o que poderia aumentar a rede de profissionais envolvidos com o desenvolvimento das ações. Assim, percebeu-se o interesse e possibilidade de que o processo de implantação da EPS no município continue e seja valorizado.With the creation of the Unified Health System, social changes and new epidemiological profiles, it was necessary to reformulate the work process of professionals of area, since public health services should enable universal access and develop comprehensive care. to the user and no longer an action centered on disease, specialism, and uniprofessional performance. In this assumption, health professionals need constant updating and Permanent Health Education (PHE) is considered an important tool that can help in the transformation of professional practices, as it enables the construction of knowledge through meaningful learning, seeking a comprehensive education and training. based on themes that arise from the needs identified in the work environment itself. The objective of the study was to learn about the planning and organization process of EPS in the municipality of Registro-SP, detect the potentialities and limitations brought by the study participants and bring new proposals in accordance with the current regulations of EPS resulting in its educational product. For this, a qualitative field study was carried out, according to the proposal of Deslandes (1997) for the evaluation of programs and services. For this evaluation, a survey was conducted on EPS-related material in the municipality, complemented by individual interviews, conducted by a structured questionnaire developed on the basis of the Ministry of Health\'s booklet on the National Policy on Permanent Education in Health (PNEPS). the head of the EPS, with six professionals, including doctors, nurses and dentists, working in the Family Health Strategy in each of the three municipal districts and also with two professionals from the Family Health Support Center, regardless of category. Coordinators from the three health districts were invited to participate in a Focus Group to share their perceptions. The results showed that, except for the district coordinators and the responsible for the EPS, other interviewees did not know about PNEPS and needed more conceptual discussions about the subject. In the eyes of the employees of the EPS, the health unit professionals participated in the process of elaborating the EPS, and were considered the reality, need and local and team expectations for its formulation. However, these professionals did not recognize themselves as participants in this process, even though they considered this participation with the organizers to be important. There was some confusion between the terms Permanent Education and Continuing Education by the participants, which may have made it difficult to recognize this participation. The EPS in the municipality is still in the process of implementation, it was observed that much has been achieved, but much remains to be done in order to make better use of this tool, such as the elaboration of a municipal EPS plan, and mechanisms for evaluation and monitoring of actions already taken. They pointed as suggestions the creation of a nucleus of EPS, which could increase the network of professionals involved with the development of the actions. Thus, it was perceived the interest and possibility that the process of implementation of EPS in the municipality continues and be valued.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJunqueira, Simone RennóAlves, Daiane Mayara2019-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-23012020-133236/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-09-15T20:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-23012020-133236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-09-15T20:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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