Desfusão cognitva na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): o processo de mudança clínica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assaz, Daniel Afonso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-24122021-113814/
Resumo: A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) tem progressivamente conquistado espaço entre pesquisadores e clínicos. Entretanto, a apresentação do tratamento terapêutico por meio do Modelo de Flexibilidade Psicológica, descrito por meio seis termos de nível intermediário (aceitação, desfusão cognitiva, contato com o momento presente, senso de self-como-contexto, valores e ação comprometida) traz consigo algumas dificuldades. De especial relevância é a falta de clareza do elo entre cada um desses conceitos e o processo de mudança clínica subjacente em termos de processos comportamentais básicos. Considerando que a existência desta relação é necessária para a utilidade pragmática de conceitos de nível intermediário, em termos de ensino e implementação em sessão, a clarificação do elo é essencial. O presente trabalho tem o objetivo de aumentar o valor pragmático do conceito de desfusão cognitiva ao (a) aumentar sua precisão por meio da clarificação do elo entre este termo intermediário e processos comportamentais básicos; e (b) facilitar sua implementação em sessão por meio de diretrizes de tomada de decisão clínica idiográfica, analítico-funcional momento-a-momento durante a interação terapeuta-cliente. Para isso, foram realizados quatro estudos. O primeiro consiste em uma pesquisa bibliográfica exploratória do conceito de desfusão cognitiva na literatura da ACT e uma análise conceitual crítica dos resultados obtidos com base no corpo de conhecimento da Análise do Comportamento, levando a uma nova proposta de conceituação do termo. A partir das implicações desta conceituação, foi realizado um estudo análogo experimental comparando diretamente os efeitos de dois exercícios para promover desfusão cognitiva sobre medidas de dor e fuga em uma tarefa de conflito aproximação-fuga (Estudo II). Também a partir das implicações do Estudo I, foi adotada a metodologia da Task analysis para descrever como terapeutas ACT promovem desfusão cognitiva em sessão. Para isso, foi inicialmente construído um modelo racional de como clínicos promovem desfusão cognitiva em sessão e um sistema de categorização das falas do terapeuta e do cliente em sessão para analisar quantitativamente o modelo (Estudo III). Na sequência, foi realizado um estudo clínico no qual sessões de terapia com o objetivo de promover desfusão cognitiva foram gravadas, transcritas, categorizadas e analisadas quantitativamente e qualitativamente, refinando o modelo teórico com base nos dados coletados (Estudo IV)
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spelling Desfusão cognitva na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): o processo de mudança clínicaCognitive defusion in acceptance and commitment therapy (ACT): the process of clinical changeAcceptance and commitment therapyClinical change processCognitive defusiondesfusão cognitivaMecanismos de mudança clínicaMechanisms of clinical changeMiddle-level termsProcesso de mudança clínicaTerapia de aceitação e compromissoTermos de nível intermediárioA Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) tem progressivamente conquistado espaço entre pesquisadores e clínicos. Entretanto, a apresentação do tratamento terapêutico por meio do Modelo de Flexibilidade Psicológica, descrito por meio seis termos de nível intermediário (aceitação, desfusão cognitiva, contato com o momento presente, senso de self-como-contexto, valores e ação comprometida) traz consigo algumas dificuldades. De especial relevância é a falta de clareza do elo entre cada um desses conceitos e o processo de mudança clínica subjacente em termos de processos comportamentais básicos. Considerando que a existência desta relação é necessária para a utilidade pragmática de conceitos de nível intermediário, em termos de ensino e implementação em sessão, a clarificação do elo é essencial. O presente trabalho tem o objetivo de aumentar o valor pragmático do conceito de desfusão cognitiva ao (a) aumentar sua precisão por meio da clarificação do elo entre este termo intermediário e processos comportamentais básicos; e (b) facilitar sua implementação em sessão por meio de diretrizes de tomada de decisão clínica idiográfica, analítico-funcional momento-a-momento durante a interação terapeuta-cliente. Para isso, foram realizados quatro estudos. O primeiro consiste em uma pesquisa bibliográfica exploratória do conceito de desfusão cognitiva na literatura da ACT e uma análise conceitual crítica dos resultados obtidos com base no corpo de conhecimento da Análise do Comportamento, levando a uma nova proposta de conceituação do termo. A partir das implicações desta conceituação, foi realizado um estudo análogo experimental comparando diretamente os efeitos de dois exercícios para promover desfusão cognitiva sobre medidas de dor e fuga em uma tarefa de conflito aproximação-fuga (Estudo II). Também a partir das implicações do Estudo I, foi adotada a metodologia da Task analysis para descrever como terapeutas ACT promovem desfusão cognitiva em sessão. Para isso, foi inicialmente construído um modelo racional de como clínicos promovem desfusão cognitiva em sessão e um sistema de categorização das falas do terapeuta e do cliente em sessão para analisar quantitativamente o modelo (Estudo III). Na sequência, foi realizado um estudo clínico no qual sessões de terapia com o objetivo de promover desfusão cognitiva foram gravadas, transcritas, categorizadas e analisadas quantitativamente e qualitativamente, refinando o modelo teórico com base nos dados coletados (Estudo IV)Acceptance and Commitment Therapy (ACT) has progressively acquired the interest of researchers and clinicians. However, some difficulties may arise when it is presented through the Psychological Flexibility Model, described through six middle-level terms (acceptance, cognitive defusion, contact with the present moment, self-as-context, values and committed action). Especially relevant is the lack of clarity surrounding the link between each of these concepts and the underlying process of clinical change in basic behavioral processes. Because such link is necessary for the pragmatic utility of middle-level terms, regarding both teaching and clinical practice, the clarification of the link is essential. The present thesis objective is to increase the pragmatic value of the term cognitive defusion by (a) increasing its precision through the clarification of the link between this middle-level term and basic behavioral processes; and (b) to aid the in-session implementation by creating guidelines to idiographic, functional-analytic moment-by-moment decision-making for the therapist during in-session client-therapist interaction. In order to do that, four studies were conducted. The first one consists of an exploratory literature review of the concept cognitive defusion in the ACT literature and a critical conceptual analysis of the results based on behavior analytic body of knowledge, which lead to a new conceptualization of the term. From the implications of this conceptualization, an experimental analog was done in which two exercises to promote cognitive defusion were directly compared and their results regarding dependent measures of pain and escape in an approach-escape conflict task (Study II). Another implication of Study I was the use of task analysis methodology to describe how ACT therapists promote cognitive defusion in session. In order to do so, first a rational model on how therapists promote cognitive defusion in session was constructed, as well as a categorization system of the therapists and the clients in-session speech in order to analyze the model quantitatively (Study III). Afterwards, a clinical study was done, in which therapy sessions to promote cognitive defusion were recorded, transcribed, categorized and analyzed quantitatively and qualitatively, refining the theoretical model based on the gathered data (Study IV)Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPClemente, Claudia Kami Bastos OshiroAssaz, Daniel Afonso2020-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-24122021-113814/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-01-03T18:16:02Zoai:teses.usp.br:tde-24122021-113814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-01-03T18:16:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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description A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) tem progressivamente conquistado espaço entre pesquisadores e clínicos. Entretanto, a apresentação do tratamento terapêutico por meio do Modelo de Flexibilidade Psicológica, descrito por meio seis termos de nível intermediário (aceitação, desfusão cognitiva, contato com o momento presente, senso de self-como-contexto, valores e ação comprometida) traz consigo algumas dificuldades. De especial relevância é a falta de clareza do elo entre cada um desses conceitos e o processo de mudança clínica subjacente em termos de processos comportamentais básicos. Considerando que a existência desta relação é necessária para a utilidade pragmática de conceitos de nível intermediário, em termos de ensino e implementação em sessão, a clarificação do elo é essencial. O presente trabalho tem o objetivo de aumentar o valor pragmático do conceito de desfusão cognitiva ao (a) aumentar sua precisão por meio da clarificação do elo entre este termo intermediário e processos comportamentais básicos; e (b) facilitar sua implementação em sessão por meio de diretrizes de tomada de decisão clínica idiográfica, analítico-funcional momento-a-momento durante a interação terapeuta-cliente. Para isso, foram realizados quatro estudos. O primeiro consiste em uma pesquisa bibliográfica exploratória do conceito de desfusão cognitiva na literatura da ACT e uma análise conceitual crítica dos resultados obtidos com base no corpo de conhecimento da Análise do Comportamento, levando a uma nova proposta de conceituação do termo. A partir das implicações desta conceituação, foi realizado um estudo análogo experimental comparando diretamente os efeitos de dois exercícios para promover desfusão cognitiva sobre medidas de dor e fuga em uma tarefa de conflito aproximação-fuga (Estudo II). Também a partir das implicações do Estudo I, foi adotada a metodologia da Task analysis para descrever como terapeutas ACT promovem desfusão cognitiva em sessão. Para isso, foi inicialmente construído um modelo racional de como clínicos promovem desfusão cognitiva em sessão e um sistema de categorização das falas do terapeuta e do cliente em sessão para analisar quantitativamente o modelo (Estudo III). Na sequência, foi realizado um estudo clínico no qual sessões de terapia com o objetivo de promover desfusão cognitiva foram gravadas, transcritas, categorizadas e analisadas quantitativamente e qualitativamente, refinando o modelo teórico com base nos dados coletados (Estudo IV)
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