Padaria espiritual: cultura e política em Fortaleza no final do século XIX (1892-1898)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Filho, Cicero João da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-03032008-135623/
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar a formação dos mais significativos movimentos beletrítiscos acontecidos no Ceará, sobretudo, o movimento dos padeiros, surgido em 30 de maio de 1892. O sentido de toda um agitação literária no Ceará, daí um certo teor gregário resultando assim na formação de grupos ou rodas literárias se deve em grande parte pelo objetivo dos homens de letras de adentrar a imprensa jornalística ou a acomodação nas repartições públicas , haja vista as atividades letradas servirem como forma de ascensão sócio-economica. Diferente da Mocidade Cearense comprometida com os interesses econômicos dos emergentes setores urbanos e de estreita ligação com as tradicionais oligarquias rurais, o grupo dos padeiros, oriundo dos Novos do Ceará diferente do arsenal teórico científico pautado nas idéias positivas e evolutivas iria propor um novo projeto literário baseado nos valores e hábitos do \"tipo\" campestre, heróico e valente. O movimento literário e artístico dos artistas padeiros seria uma \"cousa nova\", fugindo, pois, das formalidades científicas e bacharelescas dos tantos outros movimentos acontecidos anteriormente. De forte caráter boêmio e pilhérico o movimento dos padeiros causou \"escândalo\" numa pacata e provinciana Fortaleza de então, acostumada à seca, à pilheria e ao aluá. Se contrapondo ao projeto literário da velha Mocidade comprometida com a estrutura burguesa de raiz européia, a Padaria Espiritual prometia falar a linguagem do universo de hábitos e valores do povo cearense em contraposição ao mundo liberal e burguês das classes médias e altas que experimentam o diaa- dia dos grandes centros urbanos com suas relações viciosas ou degenerativas, o que não acontecia com as relações nada formais do homem puro e ingênuo que reside no campo.Portanto, o movimento dos padeiros iria se contrapor de forma retórica à burguesia, classe responsável pela disseminação de um conjunto de normas e valores que carrearam todo um processo de significativas mudanças econômicas festejadas pelas idéias de \"civilização\" e de \"progresso\" em detrimento da cultura maior da população pobre e humilde desassistida das míninas condições de sobrevivência.
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Diferente da Mocidade Cearense comprometida com os interesses econômicos dos emergentes setores urbanos e de estreita ligação com as tradicionais oligarquias rurais, o grupo dos padeiros, oriundo dos Novos do Ceará diferente do arsenal teórico científico pautado nas idéias positivas e evolutivas iria propor um novo projeto literário baseado nos valores e hábitos do \"tipo\" campestre, heróico e valente. O movimento literário e artístico dos artistas padeiros seria uma \"cousa nova\", fugindo, pois, das formalidades científicas e bacharelescas dos tantos outros movimentos acontecidos anteriormente. De forte caráter boêmio e pilhérico o movimento dos padeiros causou \"escândalo\" numa pacata e provinciana Fortaleza de então, acostumada à seca, à pilheria e ao aluá. Se contrapondo ao projeto literário da velha Mocidade comprometida com a estrutura burguesa de raiz européia, a Padaria Espiritual prometia falar a linguagem do universo de hábitos e valores do povo cearense em contraposição ao mundo liberal e burguês das classes médias e altas que experimentam o diaa- dia dos grandes centros urbanos com suas relações viciosas ou degenerativas, o que não acontecia com as relações nada formais do homem puro e ingênuo que reside no campo.Portanto, o movimento dos padeiros iria se contrapor de forma retórica à burguesia, classe responsável pela disseminação de um conjunto de normas e valores que carrearam todo um processo de significativas mudanças econômicas festejadas pelas idéias de \"civilização\" e de \"progresso\" em detrimento da cultura maior da população pobre e humilde desassistida das míninas condições de sobrevivência.This study aimed at analyzing the origin of one of the most significant literary movements ever appeared in Ceará, namely that of the \"bakers\", started on May 30th, 1892. The literary frenzy in Ceará and the social nature of this movement, resulting in the formation of literary groups or circles, is due to a large extent to the the interest of those men of letters in entering the field of journalism or finding a public job, for the scholarly activities were seen at the time as a path to socio-economic growth. The \"bakers\" group differed from the Mocidade Cearense (Ceará Youth) movement, which was committed to promoting the emerging urban sectors economic interests and bore close links with the traditional agricultural oligarchies, making use of a scientific theoretical background based on positivist and evolutionist ideas. On the other hand, the members of the \"bakers\" movement, which derived from the Novos do Ceará (Ceará Youngsters) group, adopted a new literary project based on the values and habits of the heroic and brave countryside men. The literary and artistic movement of the \"bakers\" searched to find \"something new\", therefore moving away from the scientific and scholarly formalities which characterized many prior movements. Its strong bohemian and witty character caused outrage in the calm and provician Fortaleza of the time, used to no kore than droughts, humour and \"aluá\". In contrast with the literary project of the old Youth, which searched to preserve the european bourgeois structure of the State of Ceará, the Padaria Espiritual (Spiritual Bakery) promised to speak the language of the universe of habits and values of the people of Ceará, opposing the liberal and bourgeois world of the middle and upper classes that lived in the great urban centers and experience its vicious or degenerative relations, while the countryside man remained pure and innocent in his all but formal relations. Therefore, the \"bakers\" movement rhetorically opposed the bourgeoisie, responsible for the dissemination of a set of norms and values that started a process of significant economic changes linked to the ideas of \"civilization\" and \"progress\" and that were very well received, in detriment of the culture of the poor and humble population lacking the minimal survival conditions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEugênio, Marcos Francisco Napolitano deCosta Filho, Cicero João da2007-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-03032008-135623/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-03032008-135623Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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