Comportamento suicida e fatores associados na população universitária das 27 capitais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Altavini, Camila Siebert
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-26082024-141013/
Resumo: O suicídio é uma das principais causas de morte entre jovens de 15-29 anos e a implementação de estratégias de prevenção são imperativos. Apesar da relação custo-benefício promissora, são poucas as evidências acerca de estratégias de prevenção primária. Dados recentes apontam para resultados mais otimistas quando estratégias de prevenção consideram especificidades da população-alvo. Pouco sabemos sobre os fatores associados ao suicídio entre jovens universitários, prejudicando o desenvolvimento de estratégias de prevenção para esta população. Nossos principais objetivos foram: Investigar as principais estratégias de prevenção primária do suicídio entre adultos e avaliar as evidências de seus efeitos; Analisar a prevalência de ideação suicida e fatores associados na população universitária; Identificar subgrupos na população universitária, conforme indicadores de ajustamento acadêmico e saúde mental, e analisar sua associação com ideação suicida e sintomas depressivos. Inicialmente foi realizada uma revisão de revisões sistemáticas. Utilizamos a busca em cinco bases para identificar artigos de avaliação de estratégias de prevenção do suicídio. Dois revisores extraíram os dados e avaliaram a qualidade metodológica dos estudos. Utilizando dados extraídos de uma pesquisa nacional com estudantes universitários, estimamos a prevalência de ideação suicida e sua associação com características sociodemográficas e acadêmicas. Por fim, realizamos uma análise de classes latentes, que possibilitou identificar subgrupos de estudantes a partir de características similares de saúde mental e ajustamento acadêmico. Potenciais associações das classes à ideação suicida e sintomas depressivos foram identificadas a partir de análise de regressão logística. Na revisão sistemática encontramos evidências de pequena magnitude de efeito das intervenções sobre os desfechos estudados. A maioria dos programas de prevenção multicomponentes com resultados promissores foram implementados direcionados a populações específicas. A restrição de meios foi a única intervenção que mostrou algum efeito na redução do suicídio quando aplicada individualmente. Além disso, a qualidade das comunicações midiáticas está inversamente relacionada com mudanças nas taxas de suicídio. A maioria das publicações revisadas apresentaram baixa qualidade metodológica. Podemos concluir, portanto, que programas de prevenção de suicídio podem obter melhores resultados quando consideram características específicas da população-alvo e combinam diferentes estratégias, incluindo restrição aos meios. Em relação aos estudantes universitários, encontramos uma prevalência de 5,9% de ideação suicida. As variáveis associadas a maiores chances de ideação suicida foram: sofrimento mental, abuso sexual e variáveis acadêmicas, como insatisfação com o curso e baixo desempenho acadêmico. Afiliação religiosa e presença de filhos foram inversamente associados ao desfecho. Resultados da análise de classes latentes indicaram a existência de quatro subgrupos de estudantes, havendo dois com maiores chances de apresentar ideação suicida e sintomas depressivos. Em relação aos estudantes universitários, observamos que o impacto da vida acadêmica na saúde mental dos estudantes deve ser acompanhado por serviços psicopedagógicos e de saúde das instituições de ensino. A detecção precoce de estudantes em sofrimento psíquico, é essencial para o encaminhamento adequado a serviços de apoio. A avaliação da relação entre vulnerabilidades relacionadas ao suicídio ainda é muito necessária para adaptar planos de prevenção adequados nas instituições de ensino
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Nossos principais objetivos foram: Investigar as principais estratégias de prevenção primária do suicídio entre adultos e avaliar as evidências de seus efeitos; Analisar a prevalência de ideação suicida e fatores associados na população universitária; Identificar subgrupos na população universitária, conforme indicadores de ajustamento acadêmico e saúde mental, e analisar sua associação com ideação suicida e sintomas depressivos. Inicialmente foi realizada uma revisão de revisões sistemáticas. Utilizamos a busca em cinco bases para identificar artigos de avaliação de estratégias de prevenção do suicídio. Dois revisores extraíram os dados e avaliaram a qualidade metodológica dos estudos. Utilizando dados extraídos de uma pesquisa nacional com estudantes universitários, estimamos a prevalência de ideação suicida e sua associação com características sociodemográficas e acadêmicas. Por fim, realizamos uma análise de classes latentes, que possibilitou identificar subgrupos de estudantes a partir de características similares de saúde mental e ajustamento acadêmico. Potenciais associações das classes à ideação suicida e sintomas depressivos foram identificadas a partir de análise de regressão logística. Na revisão sistemática encontramos evidências de pequena magnitude de efeito das intervenções sobre os desfechos estudados. A maioria dos programas de prevenção multicomponentes com resultados promissores foram implementados direcionados a populações específicas. A restrição de meios foi a única intervenção que mostrou algum efeito na redução do suicídio quando aplicada individualmente. Além disso, a qualidade das comunicações midiáticas está inversamente relacionada com mudanças nas taxas de suicídio. A maioria das publicações revisadas apresentaram baixa qualidade metodológica. Podemos concluir, portanto, que programas de prevenção de suicídio podem obter melhores resultados quando consideram características específicas da população-alvo e combinam diferentes estratégias, incluindo restrição aos meios. Em relação aos estudantes universitários, encontramos uma prevalência de 5,9% de ideação suicida. As variáveis associadas a maiores chances de ideação suicida foram: sofrimento mental, abuso sexual e variáveis acadêmicas, como insatisfação com o curso e baixo desempenho acadêmico. Afiliação religiosa e presença de filhos foram inversamente associados ao desfecho. Resultados da análise de classes latentes indicaram a existência de quatro subgrupos de estudantes, havendo dois com maiores chances de apresentar ideação suicida e sintomas depressivos. Em relação aos estudantes universitários, observamos que o impacto da vida acadêmica na saúde mental dos estudantes deve ser acompanhado por serviços psicopedagógicos e de saúde das instituições de ensino. A detecção precoce de estudantes em sofrimento psíquico, é essencial para o encaminhamento adequado a serviços de apoio. A avaliação da relação entre vulnerabilidades relacionadas ao suicídio ainda é muito necessária para adaptar planos de prevenção adequados nas instituições de ensinoSuicide is one of the leading causes of death among youth aged 15-29 years old, and the implementation of prevention strategies is imperative. Despite promising cost-benefit, primary prevention strategies have limited evidence of effect. Recent data point to optimistic results when prevention strategies account for specificities of the target population. Current knowledge about the factors associated with suicide among young university students is scarce, hindering the development of effective prevention strategies for this population. Our main purposes were: To investigate main strategies of primary suicide prevention among adults and to evaluate the evidence of effectiveness of such interventions; To analyze the prevalence of suicidal ideation and associated factors among Brazilian college students; To identify subgroups among Brazilian college students, according to indicators of academic adjustment and mental health, and analyze their association with suicidal ideation and depressive symptoms. First, we conducted systematic review. We searched on five databases to identify articles evaluating suicide prevention. Two reviewers extracted the data and assessed the methodological quality of included studies. Then, using a dataset from a national survey of university students, we estimated the prevalence of suicidal ideation and its association with sociodemographic and academic characteristics. Finally, we used a latent class analysis to identify subgroups of students, investigating for potential associations of the classes with suicidal ideation and depressive symptoms. In the systematic review, evidence of small magnitude effects on suiciderelated outcomes was detected. Most multicomponent prevention programs with promising results targeted specific populations. Means restriction was the only intervention that showed any effect on reducing suicide when applied individually. Evidence also indicated that quality of media reports is inversely related to changes in suicide rates. Most of the included articles were of low methodological quality. It is possible to conclude that multicomponent programs and means restriction strategies have a greater chance of reducing suicide rates, especially when targeting specific populations. However, there is insufficient evidence to recommend a widespread implementation of suicide primary prevention. After running multivariate logistic regression analyzes on a database of Brazilian university students, we found a prevalence of 5.9% of suicidal ideation. In the final regression model, the variables associated with greater chances of suicidal ideation were psychological distress, sexual abuse and academic variables, such as dissatisfaction with the course and low academic achievement. Religious affiliation and the having kids were inversely associated with the presence of suicidal ideation. Results from the latent class analysis indicated the existence of four subgroups of students with similar characteristics of mental health and academic adjustment. Two of them were more likely to present suicidal ideation and depressive symptoms. The impact of academic life on students\' mental health must be closely monitored by the universitys pedagogical and health services. Early identification of students in psychological distress is essential for appropriate referral to supportive services. Assessment of the relationship between suicide-related vulnerabilities is still very necessary to develop adequate prevention plans in educational settingsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPang, Wang YuanAltavini, Camila Siebert2024-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-26082024-141013/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-06T16:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-26082024-141013Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-06T16:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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