Validação interna da ficha de acompanhamento do desenvolvimento infantil - Ministério da Saúde 2002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ione Donizeti
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-24022016-162148/
Resumo: O desenvolvimento infantil é um processo complexo que começa na concepção e se estende por longo período, envolvendo vários aspectos como crescimento físico, maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, a presença de fatores negativos que intervém no desenvolvimento infantil afeta cerca de 10% da população infantil mundial. Existem evidências suficientes de que quanto mais precoce for a identificação de possíveis problemas de atraso no desenvolvimento com consequente intervenção adequada, menor será o impacto desses problemas na vida futura da criança. Entretanto, para que seja realizada futura intervenção precoce, os profissionais de atenção básica necessitam de instrumentos que possam de maneira rápida, alertar sobre sinais que signifiquem possíveis problemas no desenvolvimento da criança. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi validar a Ficha de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil, proposta pelo Ministério da Saúde em 2002, em uso em muitos serviços de saúde no Brasil. Foi realizada a aplicação do instrumento em 269 crianças de 0 a 6 anos, no Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e realizado as análises estatísticas Análise AC1 e Alfa de Cronbach para verificar a validade e confiabilidade do instrumento.O instrumento apresentou boa validez e confiabilidade através das duas análises, necessitando revisão para o segundo, nono e décimo primeiro marco do desenvolvimento.Concluímos que o Instrumento Ficha de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil é um instrumento válido a ser recomendado para uso dos profissionais de Saúde Básica como instrumento de triagem para possíveis atrasos no desenvolvimento infantil de crianças de zero a seis anos
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