Análise de componentes do processo de gestão ambulatorial em um modelo de Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e de hospital de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porcionato, João Marcelo Caetano José Floridi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-25082020-091017/
Resumo: A lógica de organização do Sistema Único de Saúde (SUS) pressupõe a constituição de uma rede de serviços organizada de forma regionalizada e hierarquizada, permitindo um conhecimento maior dos problemas de saúde da população de cada área. Os pacientes que não obtiverem resolução de seus casos na APS deverão ser referenciados para os serviços especializados ambulatoriais ou hospitalares, ou seja, a média e/ou alta complexidade. O objetivo deste estudo é analisar os perfis de gestão/atendimento de dois ambulatórios de atenção secundária no município de Catanduva. Trata-se de um estudo do tipo transversal, em que foram avaliados os elementos e perfis de gestão/atendimento dos serviços do Ambulatório do HospitalEscola Emílio Carlos (HEEC) e do AME Catanduva-SP durante o biênio 2017-2018. O AME apresenta uma taxa de alta ambulatorial de 36,17%, bem maior que do Hospital-Escola, que é de 3,22%. O Hospital-Escola Emílio Carlos (HEEC) tem maior número de profissionais no corpo clínico estudado, 29 médicos, contra 15 no AME. A carga horária total dos profissionais no AME é de 582 horas mensais, e no HEEC são 346 horas. Apesar de ter menor carga horária, o HEEC apresenta número de atendimentos superior ao AME. Foram 55.557 atendimentos no Hospital-Escola contra 33.851 no AME. Os dados mostram-se influenciados pelos modelos de gestão, no caso, pelos aspectos presentes em contrato. Os obstáculos em comum que os serviços enfrentam é a articulação regional. Atuar dentro de um colegiado de gestão regional é um desafio, além das barreiras políticas existentes.
id USP_55e30e297585f112810f91b4728343ee
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25082020-091017
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise de componentes do processo de gestão ambulatorial em um modelo de Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e de hospital de ensinoAnalysis of the management process in a Specialty Outpatient Clinics (AME) and teaching hospital modelAdministração de serviços de saúdeAmbulatory careAssistência ambulatorialContractsContratosGestão em saúdeHealth managementHealth services administrationHospitais universitáriosHospitals universityA lógica de organização do Sistema Único de Saúde (SUS) pressupõe a constituição de uma rede de serviços organizada de forma regionalizada e hierarquizada, permitindo um conhecimento maior dos problemas de saúde da população de cada área. Os pacientes que não obtiverem resolução de seus casos na APS deverão ser referenciados para os serviços especializados ambulatoriais ou hospitalares, ou seja, a média e/ou alta complexidade. O objetivo deste estudo é analisar os perfis de gestão/atendimento de dois ambulatórios de atenção secundária no município de Catanduva. Trata-se de um estudo do tipo transversal, em que foram avaliados os elementos e perfis de gestão/atendimento dos serviços do Ambulatório do HospitalEscola Emílio Carlos (HEEC) e do AME Catanduva-SP durante o biênio 2017-2018. O AME apresenta uma taxa de alta ambulatorial de 36,17%, bem maior que do Hospital-Escola, que é de 3,22%. O Hospital-Escola Emílio Carlos (HEEC) tem maior número de profissionais no corpo clínico estudado, 29 médicos, contra 15 no AME. A carga horária total dos profissionais no AME é de 582 horas mensais, e no HEEC são 346 horas. Apesar de ter menor carga horária, o HEEC apresenta número de atendimentos superior ao AME. Foram 55.557 atendimentos no Hospital-Escola contra 33.851 no AME. Os dados mostram-se influenciados pelos modelos de gestão, no caso, pelos aspectos presentes em contrato. Os obstáculos em comum que os serviços enfrentam é a articulação regional. Atuar dentro de um colegiado de gestão regional é um desafio, além das barreiras políticas existentes.The logic of organization of the Unified Health System (SUS) presupposes the constitution of a service network organized in a regionalized and hierarchical manner, allowing a greater knowledge of the health problems of the population of each area. Patients who do not obtain resolution of their cases in Primary Care should be referred to specialized outpatient or hospital services, the medium complexity.The aim of this study is to analyze the management/care profiles of two secondary care outpatient clinics in the municipality of Catanduva. This is a cross-sectional study, in which the elements and profiles of management / attendance of the services of the Ambulatory of Hospital-Escola Emílio Carlos (HEEC) and AME Catanduva-SP were evaluated during the 2017-2018 biennium. The AME has an outpatient discharge rate of 36.17%, much higher than of the College Hospital, which is 3.22%. The HospitalEscola Emilio Carlos (HEEC) has more professionals in the clinical staff studied, 29 doctors, compared to 15 in AME. The total workload of professionals in AME is 582 hours per month, and in HEEC is 346 hours. Despite having less workload, HEEC has more attendances than AME. There were 55,557 medical consultation at the College Hospital against 33,851 at the AME. The data are influenced by the management models, in this case, by the aspects present in the contract. The common obstacles that services face is regional articulation. Working within a regional management collegiate is a challenge, beyond existing political barriers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNunes, Altacilio AparecidoPorcionato, João Marcelo Caetano José Floridi2020-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-25082020-091017/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-05T16:35:03Zoai:teses.usp.br:tde-25082020-091017Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-05T16:35:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de componentes do processo de gestão ambulatorial em um modelo de Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e de hospital de ensino
Analysis of the management process in a Specialty Outpatient Clinics (AME) and teaching hospital model
title Análise de componentes do processo de gestão ambulatorial em um modelo de Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e de hospital de ensino
spellingShingle Análise de componentes do processo de gestão ambulatorial em um modelo de Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e de hospital de ensino
Porcionato, João Marcelo Caetano José Floridi
Administração de serviços de saúde
Ambulatory care
Assistência ambulatorial
Contracts
Contratos
Gestão em saúde
Health management
Health services administration
Hospitais universitários
Hospitals university
title_short Análise de componentes do processo de gestão ambulatorial em um modelo de Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e de hospital de ensino
title_full Análise de componentes do processo de gestão ambulatorial em um modelo de Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e de hospital de ensino
title_fullStr Análise de componentes do processo de gestão ambulatorial em um modelo de Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e de hospital de ensino
title_full_unstemmed Análise de componentes do processo de gestão ambulatorial em um modelo de Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e de hospital de ensino
title_sort Análise de componentes do processo de gestão ambulatorial em um modelo de Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e de hospital de ensino
author Porcionato, João Marcelo Caetano José Floridi
author_facet Porcionato, João Marcelo Caetano José Floridi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Altacilio Aparecido
dc.contributor.author.fl_str_mv Porcionato, João Marcelo Caetano José Floridi
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de serviços de saúde
Ambulatory care
Assistência ambulatorial
Contracts
Contratos
Gestão em saúde
Health management
Health services administration
Hospitais universitários
Hospitals university
topic Administração de serviços de saúde
Ambulatory care
Assistência ambulatorial
Contracts
Contratos
Gestão em saúde
Health management
Health services administration
Hospitais universitários
Hospitals university
description A lógica de organização do Sistema Único de Saúde (SUS) pressupõe a constituição de uma rede de serviços organizada de forma regionalizada e hierarquizada, permitindo um conhecimento maior dos problemas de saúde da população de cada área. Os pacientes que não obtiverem resolução de seus casos na APS deverão ser referenciados para os serviços especializados ambulatoriais ou hospitalares, ou seja, a média e/ou alta complexidade. O objetivo deste estudo é analisar os perfis de gestão/atendimento de dois ambulatórios de atenção secundária no município de Catanduva. Trata-se de um estudo do tipo transversal, em que foram avaliados os elementos e perfis de gestão/atendimento dos serviços do Ambulatório do HospitalEscola Emílio Carlos (HEEC) e do AME Catanduva-SP durante o biênio 2017-2018. O AME apresenta uma taxa de alta ambulatorial de 36,17%, bem maior que do Hospital-Escola, que é de 3,22%. O Hospital-Escola Emílio Carlos (HEEC) tem maior número de profissionais no corpo clínico estudado, 29 médicos, contra 15 no AME. A carga horária total dos profissionais no AME é de 582 horas mensais, e no HEEC são 346 horas. Apesar de ter menor carga horária, o HEEC apresenta número de atendimentos superior ao AME. Foram 55.557 atendimentos no Hospital-Escola contra 33.851 no AME. Os dados mostram-se influenciados pelos modelos de gestão, no caso, pelos aspectos presentes em contrato. Os obstáculos em comum que os serviços enfrentam é a articulação regional. Atuar dentro de um colegiado de gestão regional é um desafio, além das barreiras políticas existentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-25082020-091017/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-25082020-091017/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091074650537984