Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ozores, Ana Luiza Festa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-28102017-073627/
Resumo: É natural considerar o erro como algo que deve ser evitado, um indicador de mau desempenho. Desde pequenas, as crianças são habituadas a buscar os acertos, de forma que, quando o raciocínio está errado, elas devem refazê-lo. Tal resultado é cobrado em casa pela família e na escola pelos educadores. Porém, o erro é o mais antigo elemento no processo de aprendizagem, e, além de ser um indicador de desempenho, o erro também mostra aquilo que o aluno sabe ou pensa ter compreendido. É possível notar que alguns alunos do Ensino Médio mantêm erros e dúvidas que deveriam ter sido sanados ao longo do Ensino Fundamental. Neste trabalho, será analisado o porquê de essas dúvidas ainda se apresentarem, pois a análise desses erros pode auxiliar tanto o aluno como o professor. O aluno, com uma devolutiva do que foi feito para tentar aprimorar o seu saber e o professor, levando-o a elaborar novas estratégias didáticas e planos de ensino que melhor se adaptem ao seu público alvo.
id USP_560445c0657504025b3705ad1454fd7f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28102017-073627
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino MédioUnderstanding some mistakes from Secondary School that students hold until the end of High SchoolAnálise de erroAvaliaçãoErroErrorError analysisEvaluationÉ natural considerar o erro como algo que deve ser evitado, um indicador de mau desempenho. Desde pequenas, as crianças são habituadas a buscar os acertos, de forma que, quando o raciocínio está errado, elas devem refazê-lo. Tal resultado é cobrado em casa pela família e na escola pelos educadores. Porém, o erro é o mais antigo elemento no processo de aprendizagem, e, além de ser um indicador de desempenho, o erro também mostra aquilo que o aluno sabe ou pensa ter compreendido. É possível notar que alguns alunos do Ensino Médio mantêm erros e dúvidas que deveriam ter sido sanados ao longo do Ensino Fundamental. Neste trabalho, será analisado o porquê de essas dúvidas ainda se apresentarem, pois a análise desses erros pode auxiliar tanto o aluno como o professor. O aluno, com uma devolutiva do que foi feito para tentar aprimorar o seu saber e o professor, levando-o a elaborar novas estratégias didáticas e planos de ensino que melhor se adaptem ao seu público alvo.It is expected to consider the error as something that must be avoided, a non-satisfactory performance indicator. Since childhood, the human being is used to seek the right answers, so that, when the reasoning is wrong, he/she should remake it. Such outcome is charged at home by the family and at school by the teachers. However, the error is the oldest element in the learning process and, in addition to being a performance indicator, the error also shows something that the student knows or thinks he/she has understood. It is possible to notice that some high school students make some mistakes or has some doubts that were supposed to be clarified during the elementary school. In this paper, it will be analyzed the reason why these doubts are still present, because the analysis of these errors can help both students and teachers. The students, with a feedback of what has been done to try to improve their knowledge and the teacher, leading him to design new teaching strategies and lesson plans to best suit his/her target audience.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPValério, Barbara CorominasOzores, Ana Luiza Festa2016-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-28102017-073627/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-12T11:14:03Zoai:teses.usp.br:tde-28102017-073627Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-12T11:14:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio
Understanding some mistakes from Secondary School that students hold until the end of High School
title Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio
spellingShingle Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio
Ozores, Ana Luiza Festa
Análise de erro
Avaliação
Erro
Error
Error analysis
Evaluation
title_short Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio
title_full Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio
title_fullStr Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio
title_full_unstemmed Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio
title_sort Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio
author Ozores, Ana Luiza Festa
author_facet Ozores, Ana Luiza Festa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valério, Barbara Corominas
dc.contributor.author.fl_str_mv Ozores, Ana Luiza Festa
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de erro
Avaliação
Erro
Error
Error analysis
Evaluation
topic Análise de erro
Avaliação
Erro
Error
Error analysis
Evaluation
description É natural considerar o erro como algo que deve ser evitado, um indicador de mau desempenho. Desde pequenas, as crianças são habituadas a buscar os acertos, de forma que, quando o raciocínio está errado, elas devem refazê-lo. Tal resultado é cobrado em casa pela família e na escola pelos educadores. Porém, o erro é o mais antigo elemento no processo de aprendizagem, e, além de ser um indicador de desempenho, o erro também mostra aquilo que o aluno sabe ou pensa ter compreendido. É possível notar que alguns alunos do Ensino Médio mantêm erros e dúvidas que deveriam ter sido sanados ao longo do Ensino Fundamental. Neste trabalho, será analisado o porquê de essas dúvidas ainda se apresentarem, pois a análise desses erros pode auxiliar tanto o aluno como o professor. O aluno, com uma devolutiva do que foi feito para tentar aprimorar o seu saber e o professor, levando-o a elaborar novas estratégias didáticas e planos de ensino que melhor se adaptem ao seu público alvo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-28102017-073627/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-28102017-073627/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257444633280512