Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-28102017-073627/ |
Resumo: | É natural considerar o erro como algo que deve ser evitado, um indicador de mau desempenho. Desde pequenas, as crianças são habituadas a buscar os acertos, de forma que, quando o raciocínio está errado, elas devem refazê-lo. Tal resultado é cobrado em casa pela família e na escola pelos educadores. Porém, o erro é o mais antigo elemento no processo de aprendizagem, e, além de ser um indicador de desempenho, o erro também mostra aquilo que o aluno sabe ou pensa ter compreendido. É possível notar que alguns alunos do Ensino Médio mantêm erros e dúvidas que deveriam ter sido sanados ao longo do Ensino Fundamental. Neste trabalho, será analisado o porquê de essas dúvidas ainda se apresentarem, pois a análise desses erros pode auxiliar tanto o aluno como o professor. O aluno, com uma devolutiva do que foi feito para tentar aprimorar o seu saber e o professor, levando-o a elaborar novas estratégias didáticas e planos de ensino que melhor se adaptem ao seu público alvo. |
id |
USP_560445c0657504025b3705ad1454fd7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-28102017-073627 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino MédioUnderstanding some mistakes from Secondary School that students hold until the end of High SchoolAnálise de erroAvaliaçãoErroErrorError analysisEvaluationÉ natural considerar o erro como algo que deve ser evitado, um indicador de mau desempenho. Desde pequenas, as crianças são habituadas a buscar os acertos, de forma que, quando o raciocínio está errado, elas devem refazê-lo. Tal resultado é cobrado em casa pela família e na escola pelos educadores. Porém, o erro é o mais antigo elemento no processo de aprendizagem, e, além de ser um indicador de desempenho, o erro também mostra aquilo que o aluno sabe ou pensa ter compreendido. É possível notar que alguns alunos do Ensino Médio mantêm erros e dúvidas que deveriam ter sido sanados ao longo do Ensino Fundamental. Neste trabalho, será analisado o porquê de essas dúvidas ainda se apresentarem, pois a análise desses erros pode auxiliar tanto o aluno como o professor. O aluno, com uma devolutiva do que foi feito para tentar aprimorar o seu saber e o professor, levando-o a elaborar novas estratégias didáticas e planos de ensino que melhor se adaptem ao seu público alvo.It is expected to consider the error as something that must be avoided, a non-satisfactory performance indicator. Since childhood, the human being is used to seek the right answers, so that, when the reasoning is wrong, he/she should remake it. Such outcome is charged at home by the family and at school by the teachers. However, the error is the oldest element in the learning process and, in addition to being a performance indicator, the error also shows something that the student knows or thinks he/she has understood. It is possible to notice that some high school students make some mistakes or has some doubts that were supposed to be clarified during the elementary school. In this paper, it will be analyzed the reason why these doubts are still present, because the analysis of these errors can help both students and teachers. The students, with a feedback of what has been done to try to improve their knowledge and the teacher, leading him to design new teaching strategies and lesson plans to best suit his/her target audience.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPValério, Barbara CorominasOzores, Ana Luiza Festa2016-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-28102017-073627/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-12T11:14:03Zoai:teses.usp.br:tde-28102017-073627Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-12T11:14:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio Understanding some mistakes from Secondary School that students hold until the end of High School |
title |
Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio |
spellingShingle |
Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio Ozores, Ana Luiza Festa Análise de erro Avaliação Erro Error Error analysis Evaluation |
title_short |
Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio |
title_full |
Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio |
title_fullStr |
Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio |
title_sort |
Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio |
author |
Ozores, Ana Luiza Festa |
author_facet |
Ozores, Ana Luiza Festa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valério, Barbara Corominas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ozores, Ana Luiza Festa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de erro Avaliação Erro Error Error analysis Evaluation |
topic |
Análise de erro Avaliação Erro Error Error analysis Evaluation |
description |
É natural considerar o erro como algo que deve ser evitado, um indicador de mau desempenho. Desde pequenas, as crianças são habituadas a buscar os acertos, de forma que, quando o raciocínio está errado, elas devem refazê-lo. Tal resultado é cobrado em casa pela família e na escola pelos educadores. Porém, o erro é o mais antigo elemento no processo de aprendizagem, e, além de ser um indicador de desempenho, o erro também mostra aquilo que o aluno sabe ou pensa ter compreendido. É possível notar que alguns alunos do Ensino Médio mantêm erros e dúvidas que deveriam ter sido sanados ao longo do Ensino Fundamental. Neste trabalho, será analisado o porquê de essas dúvidas ainda se apresentarem, pois a análise desses erros pode auxiliar tanto o aluno como o professor. O aluno, com uma devolutiva do que foi feito para tentar aprimorar o seu saber e o professor, levando-o a elaborar novas estratégias didáticas e planos de ensino que melhor se adaptem ao seu público alvo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-28102017-073627/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-28102017-073627/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257444633280512 |