Acidentalidade em algumas cidades do Estado de São Paulo: análise da evolução e ações associadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hirose, Fernando Hideki
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-27062017-091520/
Resumo: Neste trabalho é apresentado um estudo da evolução da acidentalidade viária em cinco municípios do Estado de São Paulo: Araraquara, Franca, Matão, Ribeirão Preto e São Carlos. O estudo tem como objetivo verificar se os fatores que influenciaram na alteração da tendência dos índices de acidentalidade estão relacionados a ações de Engenharia, Educação e Esforço Legal, e se a acidentalidade é proveniente de adaptações comportamentais dos usuários do sistema viário de cada município. Para que isso fosse possível, foi utilizada uma metodologia composta pelas seguintes etapas: (1) realização de entrevistas de grupo investigativas com as autoridades de cada município analisado, (2) elaboração e aplicação de um questionário junto aos usuários do sistema viário e (3) análise dos resultados obtidos para devidas considerações. Na primeira etapa foram realizadas entrevistas seguindo as técnicas de Grupos Focais com as autoridades competentes responsáveis pela gestão do trânsito nas áreas de engenharia, educação e esforço legal. A partir dos resultados obtidos na primeira etapa, foi elaborado e aplicado um questionário que visava identificar qual a sensibilidade da população frente às ações implementadas em cada um dos municípios analisados composto por questões ligadas à avaliação da qualidade do trânsito dos municípios do ponto de vista dos usuários do sistema e à avaliação da frequência de investimentos em engenharia, educação e esforço legal por parte das autoridades competentes. Por fim, com os dados obtidos através dos questionários, foi possível realizar uma investigação sobre os principais fatores que afetaram os índices de acidentalidade de cada município. Em alguns municípios foi possível observar que as ações implementadas foram percebidas pela população, ficando claro que houve adaptação comportamental dos usuários do sistema, fato que pode explicar a alteração da tendência dos índices de acidentalidade. Em outros, não foi possível chegar a conclusões por não ser possível identificar as causas da mudança da tendência dos índices de acidentalidade devido a dificuldades encontradas e sentidas de adesão e colaboração por parte das autoridades gestoras responsáveis pelo trânsito, ou por parte da população.
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Para que isso fosse possível, foi utilizada uma metodologia composta pelas seguintes etapas: (1) realização de entrevistas de grupo investigativas com as autoridades de cada município analisado, (2) elaboração e aplicação de um questionário junto aos usuários do sistema viário e (3) análise dos resultados obtidos para devidas considerações. Na primeira etapa foram realizadas entrevistas seguindo as técnicas de Grupos Focais com as autoridades competentes responsáveis pela gestão do trânsito nas áreas de engenharia, educação e esforço legal. A partir dos resultados obtidos na primeira etapa, foi elaborado e aplicado um questionário que visava identificar qual a sensibilidade da população frente às ações implementadas em cada um dos municípios analisados composto por questões ligadas à avaliação da qualidade do trânsito dos municípios do ponto de vista dos usuários do sistema e à avaliação da frequência de investimentos em engenharia, educação e esforço legal por parte das autoridades competentes. Por fim, com os dados obtidos através dos questionários, foi possível realizar uma investigação sobre os principais fatores que afetaram os índices de acidentalidade de cada município. Em alguns municípios foi possível observar que as ações implementadas foram percebidas pela população, ficando claro que houve adaptação comportamental dos usuários do sistema, fato que pode explicar a alteração da tendência dos índices de acidentalidade. Em outros, não foi possível chegar a conclusões por não ser possível identificar as causas da mudança da tendência dos índices de acidentalidade devido a dificuldades encontradas e sentidas de adesão e colaboração por parte das autoridades gestoras responsáveis pelo trânsito, ou por parte da população.This thesis presents a study of the evolution of road accidentality in five municipalities of the State of São Paulo: Araraquara, Franca, Matão, Ribeirão Preto and São Carlos. The study has as objective to verify if the factors that influenced the change in the tendency of accidentality indexes are related to engineering, education and enforcement actions and if the accidentality is coming from road users behavioral adaptations in each municipality. In the first step, group interviews were conducted following the Focus Groups techniques with the competent authorities responsible for the traffic management in the areas of engineering, education and enforcement. To make this possible, the following methodology was used: (1) carrying out investigative group interviews with authorities of each targeted municipality, (2) development and application of a questionnaire to road users and (3) analysis of the results obtained, and its proper considerations. From the results obtained in the first step, a questionnaire was prepared and applied to identify the sensitivity of the population to the actions implemented in each analyzed municipalities. This questionnaire resulted in road users evaluations regarding the quality of urban road transport and the frequency of investments in engineering, education and enforcement by the competent authorities. Finally, with the data obtained from the questionnaires, it was possible to conduct an investigation into the major factors affecting the accidentality rates of each municipality. In some municipalities it was observed that the implemented actions were perceived by the population, making it clear that there were road users behavioral adaptations, which may explain the change in the tendency of accidentality rates. In other municipalities, it was not possible to reach conclusions that could explain the causes of changes in the tendency of accidentality rates due to experienced difficulties in getting the cooperation from the administrative authorities responsible for traffic, or from the population.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerraz, Antonio Clovis PintoHirose, Fernando Hideki2016-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-27062017-091520/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-27062017-091520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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