Proposta do mark flow graph estendido para a modelagem e controle de sistemas integrados de manufatura.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-21052024-075030/ |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de extensão ao MFG no sentido de aperfeiçoar seu poder de modelagem de sistemas integrados de manufatura. Neste contexto, propõe-se o MFG estendido como ferramenta de modelagem baseada em marcas individuais e regras adicionais para o controle do disparo das transições, obtendo-se assim uma ferramenta de nível mais alto mas que resguarda as propriedades das redes condição-evento para a realização do controle. No sentido de orientar, de forma sistemática, a utilização desta ferramenta no processo de modelagem de sistemas complexos de elevado grau de flexibilidade, e proposta a metodologia E-MFG/PFS que se baseia na estruturação e hierarquização do processo de modelagem em vários níveis de abstração (inclusive os atributos das marcas), resultando em uma extensão a metodologia MFG/PFS. Para mostrar o poder de modelagem desta ferramenta, aplica-se a metodologia E-MFG/PFS para a modelagem e controle de um sistema de manufatura composto por várias estações de trabalho, com elevada flexibilidade operacional, integradas por um sistema de transporte baseado em VATs. Para controlar o fluxo de VATs de forma eficiente, aplica-se uma técnica de controle que evita que o sistema entre em estado de \"deadlock\" em virtude de problemas de gerenciamento do fluxo de materiais característicos do sistema. |
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Proposta do mark flow graph estendido para a modelagem e controle de sistemas integrados de manufatura.Untitled in englishEngenharia mecânicaManufacturingManufaturaMechanical engineeringEste trabalho apresenta uma proposta de extensão ao MFG no sentido de aperfeiçoar seu poder de modelagem de sistemas integrados de manufatura. Neste contexto, propõe-se o MFG estendido como ferramenta de modelagem baseada em marcas individuais e regras adicionais para o controle do disparo das transições, obtendo-se assim uma ferramenta de nível mais alto mas que resguarda as propriedades das redes condição-evento para a realização do controle. No sentido de orientar, de forma sistemática, a utilização desta ferramenta no processo de modelagem de sistemas complexos de elevado grau de flexibilidade, e proposta a metodologia E-MFG/PFS que se baseia na estruturação e hierarquização do processo de modelagem em vários níveis de abstração (inclusive os atributos das marcas), resultando em uma extensão a metodologia MFG/PFS. Para mostrar o poder de modelagem desta ferramenta, aplica-se a metodologia E-MFG/PFS para a modelagem e controle de um sistema de manufatura composto por várias estações de trabalho, com elevada flexibilidade operacional, integradas por um sistema de transporte baseado em VATs. Para controlar o fluxo de VATs de forma eficiente, aplica-se uma técnica de controle que evita que o sistema entre em estado de \"deadlock\" em virtude de problemas de gerenciamento do fluxo de materiais característicos do sistema.This work proposes a Extended MFG to improve its modelling power of Integrated Manufacturing Systems. The Extended MFG is a modelling technique based on individual marks (tokens) and additional rules to control the transition firing. The aim is a enhanced tool that maintain the condition-event net properties to realize the system control. In this context, the utilization of this tool for modelling process of complex systems with great level of flexibility is proposed by this E-MFG/PFS methodology, based on the structuration and hierarquization of the process modelling according to several abstraction levels (including the marksattributes), arising in an extended MFG/PFS methodology. To illustrate the powerfull of this modelling tool, the E-MFG/PFS methodology is applied to realize the modelling and control process of the manufacturing system composed by several work-stations, with great operational flexibility, integrated by an AGV transport system. To control the AGVs flow in an efficient way, is applied a theoretical approach for avoiding the deadlock caused by management problems with the materials flow of the system.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMiyagi, Paulo EigiSantos Filho, Diolino José dos1993-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-21052024-075030/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-23T19:42:02Zoai:teses.usp.br:tde-21052024-075030Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-23T19:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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