O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Elisabeth Bueno de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-112023/
Resumo: A presente dissertação propõe uma nova perspectiva de construção do conhecimento musical a partir de um olhar mais amplo para a própria música, com o intuito de buscar soluções para os desafios da prática pedagógica contemporânea. A dificuldade de sustentação da música nas escolas como conhecimento e a distância entre a música ensinada na escola e a consumida fora dela nos levaram a discutir as metodologias e tendências presentes na escola atual, percorrendo a evolução do conceito de música e seu papel na educação desde a Grécia Antiga, quando era considerada matéria especulativa e relacionada à metafísica. As relações entre música e aluno mediadas pelo professor e centradas na experiência criativa e pessoal passam pela concepção de inteligência, de conhecimento e novamente pela concepção de música. Quando esta deixa de ser um mero produto ou objeto e torna-se um âmbito, possibilita a interação e o encontro, conforme o pensamento do filósofo Alfonso López Quintás. Assim, este trabalho apresenta concepções e conceitos que, esperamos, possam enriquecer a prática pedagógica, considerando as demandas contemporâneas e o papel formativo da educação musical.
id USP_569a08fd045ca72d6983e48e8bdff364
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17122009-112023
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino da músicaThe musical thought and the practice teaching: the demands of contemporary in music teachingantropologia filosóficacontemporaneidadecontemporary natureeducação musicalmusicmusic educationmúsicaphilosophical anthropologypractice teachingprática de ensinoA presente dissertação propõe uma nova perspectiva de construção do conhecimento musical a partir de um olhar mais amplo para a própria música, com o intuito de buscar soluções para os desafios da prática pedagógica contemporânea. A dificuldade de sustentação da música nas escolas como conhecimento e a distância entre a música ensinada na escola e a consumida fora dela nos levaram a discutir as metodologias e tendências presentes na escola atual, percorrendo a evolução do conceito de música e seu papel na educação desde a Grécia Antiga, quando era considerada matéria especulativa e relacionada à metafísica. As relações entre música e aluno mediadas pelo professor e centradas na experiência criativa e pessoal passam pela concepção de inteligência, de conhecimento e novamente pela concepção de música. Quando esta deixa de ser um mero produto ou objeto e torna-se um âmbito, possibilita a interação e o encontro, conforme o pensamento do filósofo Alfonso López Quintás. Assim, este trabalho apresenta concepções e conceitos que, esperamos, possam enriquecer a prática pedagógica, considerando as demandas contemporâneas e o papel formativo da educação musical.The present essay proposes a new perspective in developing musical knowledge from a wider view to music itself, aiming to search solutions to the challenge of a contemporary pedagogical practice. The difficulty of maintaining music as a source of knowledge and the gap between the music taught at school and the one available out of its premises led us to discuss methodologies and trends in present school system, ranging over the evolution of the concept of music and its role in education since ancient Greece., when it was considered a theoretical subject related to metaphysics. The connections between music and the student mediated by the teacher and centered in creative and personal experience go through the conception of intelligence, knowledge and, once more, the conception of music. When it stops being a mere product or object and becomes an ambit, a field of action, it enables the interaction and the meeting, according to the thought of the philosopher Alfonso López Quintás. Therefore, this essay introduces conceptions and concepts which we hope may enrich pedagogical practice, considering the contemporary demands and formative role of musical education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIavelberg, RosaCamargo, Elisabeth Bueno de2007-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-112023/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-17122009-112023Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino da música
The musical thought and the practice teaching: the demands of contemporary in music teaching
title O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino da música
spellingShingle O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino da música
Camargo, Elisabeth Bueno de
antropologia filosófica
contemporaneidade
contemporary nature
educação musical
music
music education
música
philosophical anthropology
practice teaching
prática de ensino
title_short O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino da música
title_full O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino da música
title_fullStr O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino da música
title_full_unstemmed O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino da música
title_sort O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino da música
author Camargo, Elisabeth Bueno de
author_facet Camargo, Elisabeth Bueno de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iavelberg, Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Elisabeth Bueno de
dc.subject.por.fl_str_mv antropologia filosófica
contemporaneidade
contemporary nature
educação musical
music
music education
música
philosophical anthropology
practice teaching
prática de ensino
topic antropologia filosófica
contemporaneidade
contemporary nature
educação musical
music
music education
música
philosophical anthropology
practice teaching
prática de ensino
description A presente dissertação propõe uma nova perspectiva de construção do conhecimento musical a partir de um olhar mais amplo para a própria música, com o intuito de buscar soluções para os desafios da prática pedagógica contemporânea. A dificuldade de sustentação da música nas escolas como conhecimento e a distância entre a música ensinada na escola e a consumida fora dela nos levaram a discutir as metodologias e tendências presentes na escola atual, percorrendo a evolução do conceito de música e seu papel na educação desde a Grécia Antiga, quando era considerada matéria especulativa e relacionada à metafísica. As relações entre música e aluno mediadas pelo professor e centradas na experiência criativa e pessoal passam pela concepção de inteligência, de conhecimento e novamente pela concepção de música. Quando esta deixa de ser um mero produto ou objeto e torna-se um âmbito, possibilita a interação e o encontro, conforme o pensamento do filósofo Alfonso López Quintás. Assim, este trabalho apresenta concepções e conceitos que, esperamos, possam enriquecer a prática pedagógica, considerando as demandas contemporâneas e o papel formativo da educação musical.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-112023/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-112023/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257055668207616