Engajamento disciplinar produtivo e o ensino por investigação: estudo de caso em aulas de física no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-29092015-144721/ |
Resumo: | A presente dissertação buscou analisar se, e como, o Ensino por Investigação pode promover o Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) entre alunos de uma turma da disciplina Física do terceiro de ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na periferia da cidade de São Paulo. Num primeiro momento e no âmbito escolar, o EDP pode ser entendido como um indicador do grau de envolvimento com os temas e práticas de uma disciplina. Para tratar o tema, realizamos revisão bibliográfica entre trabalhos da área de pesquisa em ensino de ciências e física sobre o envolvimento de estudantes nos processos de ensino e aprendizagem na educação formal. Também estudamos trabalhos relacionados ao Ensino por Investigação e o estabelecimento de interações discursivas em sala de aula. Estes estudos permitiram propor indicadores de engajamento, de engajamento disciplinar e de engajamento disciplinar produtivo que foram utilizados na análise de episódios ocorridos em sala de aula. Os dados analisados nesta pesquisa são constituídos por aulas gravadas integralmente em vídeo, além de todo material didático a eles disponibilizado durante a aplicação da de uma sequência de ensino investigativa que versava sobre o tema \"Dualidade onda-partícula\". Pela análise da fala dos alunos, durante as atividades, e pelas interações dos mesmos com o professor e entre si, pudemos observar que, em vários momentos das atividades propostas nas aulas, houve um engajamento da turma, ficando este bastante condicionado às ações do professor. |
id |
USP_569cc5a630d4137900d73325b9a2572f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-29092015-144721 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Engajamento disciplinar produtivo e o ensino por investigação: estudo de caso em aulas de física no ensino médioProductive Disciplinary Engagement and Teaching through Investigation: Physics class case study in high school.Disciplinary Productive EngagementEducation for ResearchEngajamento Disciplinar ProdutivoEnsino MédioEnsino por InvestigaçãoHigh SchoolInvestigative Teaching SequenceSequencia de Ensino InvestigativaA presente dissertação buscou analisar se, e como, o Ensino por Investigação pode promover o Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) entre alunos de uma turma da disciplina Física do terceiro de ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na periferia da cidade de São Paulo. Num primeiro momento e no âmbito escolar, o EDP pode ser entendido como um indicador do grau de envolvimento com os temas e práticas de uma disciplina. Para tratar o tema, realizamos revisão bibliográfica entre trabalhos da área de pesquisa em ensino de ciências e física sobre o envolvimento de estudantes nos processos de ensino e aprendizagem na educação formal. Também estudamos trabalhos relacionados ao Ensino por Investigação e o estabelecimento de interações discursivas em sala de aula. Estes estudos permitiram propor indicadores de engajamento, de engajamento disciplinar e de engajamento disciplinar produtivo que foram utilizados na análise de episódios ocorridos em sala de aula. Os dados analisados nesta pesquisa são constituídos por aulas gravadas integralmente em vídeo, além de todo material didático a eles disponibilizado durante a aplicação da de uma sequência de ensino investigativa que versava sobre o tema \"Dualidade onda-partícula\". Pela análise da fala dos alunos, durante as atividades, e pelas interações dos mesmos com o professor e entre si, pudemos observar que, em vários momentos das atividades propostas nas aulas, houve um engajamento da turma, ficando este bastante condicionado às ações do professor.This thesis aimed to assess whether, and how, Teaching through Investigation can promote the Disciplinary Productive Engagement (DPE) of a group of high school Physics class students, from a public school located in the suburbs of Sao Paulo. DPE can be understood as an indicator of the degree of involvement in a class with the themes and practices of a discipline. To address the research subject, we conducted a literature review of research in science education and physics, and the involvement of students in the teaching and learning processes in formal education. We also reviewed studies about Teaching through Investiagtion, and the establishment of discursive interactions in the classroom. These studies allowed proposing engagement indicators, disciplinary engagement and productive disciplinary engagement that were used in the analysis of episodes that occurred in the classroom. The data analyzed in this study consist of classes recorded entirely in video, plus all teaching materials available to them during the application of an Investigative Teaching Sequence; which was about the theme \"wave-particle duality.\" By analyzing the speech of the students during the activities, and the interactions with the teacher and each other, it was observed engagement of the class several times during the activities proposed. However, the engagement was conditioned by teacher\'s actions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRoberto, Lúcia Helena SasseronSouza, Tadeu Nunes de2015-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-29092015-144721/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-29092015-144721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Engajamento disciplinar produtivo e o ensino por investigação: estudo de caso em aulas de física no ensino médio Productive Disciplinary Engagement and Teaching through Investigation: Physics class case study in high school. |
title |
Engajamento disciplinar produtivo e o ensino por investigação: estudo de caso em aulas de física no ensino médio |
spellingShingle |
Engajamento disciplinar produtivo e o ensino por investigação: estudo de caso em aulas de física no ensino médio Souza, Tadeu Nunes de Disciplinary Productive Engagement Education for Research Engajamento Disciplinar Produtivo Ensino Médio Ensino por Investigação High School Investigative Teaching Sequence Sequencia de Ensino Investigativa |
title_short |
Engajamento disciplinar produtivo e o ensino por investigação: estudo de caso em aulas de física no ensino médio |
title_full |
Engajamento disciplinar produtivo e o ensino por investigação: estudo de caso em aulas de física no ensino médio |
title_fullStr |
Engajamento disciplinar produtivo e o ensino por investigação: estudo de caso em aulas de física no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Engajamento disciplinar produtivo e o ensino por investigação: estudo de caso em aulas de física no ensino médio |
title_sort |
Engajamento disciplinar produtivo e o ensino por investigação: estudo de caso em aulas de física no ensino médio |
author |
Souza, Tadeu Nunes de |
author_facet |
Souza, Tadeu Nunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Roberto, Lúcia Helena Sasseron |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Tadeu Nunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplinary Productive Engagement Education for Research Engajamento Disciplinar Produtivo Ensino Médio Ensino por Investigação High School Investigative Teaching Sequence Sequencia de Ensino Investigativa |
topic |
Disciplinary Productive Engagement Education for Research Engajamento Disciplinar Produtivo Ensino Médio Ensino por Investigação High School Investigative Teaching Sequence Sequencia de Ensino Investigativa |
description |
A presente dissertação buscou analisar se, e como, o Ensino por Investigação pode promover o Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) entre alunos de uma turma da disciplina Física do terceiro de ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na periferia da cidade de São Paulo. Num primeiro momento e no âmbito escolar, o EDP pode ser entendido como um indicador do grau de envolvimento com os temas e práticas de uma disciplina. Para tratar o tema, realizamos revisão bibliográfica entre trabalhos da área de pesquisa em ensino de ciências e física sobre o envolvimento de estudantes nos processos de ensino e aprendizagem na educação formal. Também estudamos trabalhos relacionados ao Ensino por Investigação e o estabelecimento de interações discursivas em sala de aula. Estes estudos permitiram propor indicadores de engajamento, de engajamento disciplinar e de engajamento disciplinar produtivo que foram utilizados na análise de episódios ocorridos em sala de aula. Os dados analisados nesta pesquisa são constituídos por aulas gravadas integralmente em vídeo, além de todo material didático a eles disponibilizado durante a aplicação da de uma sequência de ensino investigativa que versava sobre o tema \"Dualidade onda-partícula\". Pela análise da fala dos alunos, durante as atividades, e pelas interações dos mesmos com o professor e entre si, pudemos observar que, em vários momentos das atividades propostas nas aulas, houve um engajamento da turma, ficando este bastante condicionado às ações do professor. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-29092015-144721/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-29092015-144721/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257486248116224 |