Trocas: a arte na rua e a rua na arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ana Maria Pimentel
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-26092018-165348/
Resumo: Esta pesquisa investiga as possibilidades de inserção da arte no espaço das cidades, tendo como objeto um conjunto de \"ações de rua\" realizadas por mim entre 1998 e 2005. Essas ações consistem em inserções em espaços públicos de maneira a promover ofertas diferenciadas, que envolvem, em sua maioria, trocas. Trocas de sonhos por sonhos, de maçãs por desejos e de palavras por palavras. E ofertas de uma outra identidade, de uma escuta silenciosa e de verbos no imperativo proferidos em um carro de som. Tais ações suscitaram as reflexões presentes neste texto, em que as analiso, correlacionando-as a trabalhos realizados por outros artistas e coletivos de artistas, além de confrontá-las com algumas idéias do filósofo Jacques Rancière e do artista Daniel Buren. Quatro temas orientam minhas análises. O primeiro é o da participação do artista no mundo, que aqui é analisada como uma dupla possibilidade: a de ver essa participação como elemento transformador de consciências (como desejava Hélio Oiticica em 1967) e a de vislumbrá-la sob a ótica de Rancière, que diz temer que essa participação, na contemporaneidade, venha reduzir \"o poder artístico de provocação às tarefas éticas de testemunho sobre um mundo comum e de assistência aos mais desfavorecidos.\"O segundo tema é o da história e constituição do comércio informal nas ruas de São Paulo, já que minhas ações estão baseadas em estratégias e procedimentos típicos desse tipo de comércio, comum em grandes cidades. O terceiro tema remete à noção de troca, que está na base do comércio e do capital. E o último, ao conceito de heterotopia proposto por Foucault, do qual me aproprio para analisar alguns procedimentos de meu trabalho.
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